Buscar

Aula 1.o projeto de tcc

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aula 1. O PROJETO DE TCC – CONCEITO, ETAPAS E ESTRUTURA
DISCIPLINA: PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO VI
Objetivo desta aula
Ao final desta aula, o aluno será capaz de:
1. Identificar os objetivos e as características de um trabalho científico de caráter monográfico; 
2. distinguir a especificidade do TCC do Curso de Pedagogia da Estácio; 
3. analisar a proposta definida para o projeto de TCC: conceito, etapas e estrutura.
(p.3) Iniciaremos a primeira aula falando sobre o projeto monográfico. Fique atento aos conteúdos que serão apresentados!
Os professores são profissionais cuja principal atividade envolve a produção e disseminação de conhecimento. 
Sua atividade laboral é eminentemente uma atividade intelectual. Dessa forma, os professores, como intelectuais, precisam ultrapassar uma consciência ingênua da realidade e desenvolver uma consciência crítica. 
Entretanto, a crítica não é mera contestação aos fatos. Ela envolve um conjunto de processos intelectuais. 
Como vimos, muitos autores hoje no campo educacional consideram importante a iniciação científica dos alunos.
Eles defendem que é importante para os educadores em formação compreenderem os processos de produção de conhecimento científico tomá-los como instrumento de reflexão crítica e de ação na sua prática pedagógica.
(p.4) Embora sejam múltiplas as visões e práticas de pesquisa na formação docente, parece consensual que a experiência de pesquisa vivida pelos professores durante sua formação inicial ou continuada é uma das mais eficazes formas de qualificação docente.
(p.5) Pesquisas apontam que a experiência de pesquisa pode desestabilizar formas de ver e pensar a realidade, exigir maior autonomia intelectual, dar novo sentido à formação e prática de professores-formadores e professores-estudantes na busca de alternativas às problemáticas que vivenciam, apontando para outros horizontes possíveis na construção da identidade docente. (BORTOLINI, 2009)
Por isso, o trabalho monográfico passou a ter mais importância nos cursos de formação de professores, posto que deixa de ser visto como mero trabalho de conclusão de curso para ser considerado oportunidade de pesquisa e síntese dos conhecimentos e aprendizagens desenvolvidos ao longo do curso.
(p.6) O curso de Pedagogia da UNESA permite:
• A sistematização dos conhecimentos teóricos adquiridos;
• uma reflexão profunda sobre as questões práticas com as quais o aluno(a) se deparou;
• a possibilidade de articulá-los e poder ressignificar tanto a teoria como a prática a partir de um projeto de investigação e estudo;
• o desenvolvimento de habilidades cognitivas de investigação, análise e formação de conceitos que permitam o desenvolvimento de certa autonomia intelectual.
(p.7) A elaboração da monografia permite uma experiência ímpar de reflexão, momento em que a prática pode ser problematizada e analisada mais cuidadosamente à luz da teoria. 
Toda monografia é “um estudo sobre um tema específico... que obedece rigorosa metodologia. Investiga determinado assunto não só em profundidade mas também em todos os seus ângulos e aspectos...”.
(p.8) Dessa forma, as monografias são, em alguma medida, resultado de investigação científica. As monografias podem ter caráter apenas teórico ou teórico-empírico. Elas envolvem também um certo estilo textual e uma formatação própria, segundo as normas da ABNT.
(p.9) No curso de Pedagogia da UNESA, embora não seja obrigatório, defendemos que os alunos desenvolvam monografias teórico-empíricas.
As monografias teóricas já permitem o exercício de releitura das teorias/autores estudados, o aprofundamento da abordagem de temas/assuntos específicos e o desenvolvimento de elaboração própria, porém, as teórico-empíricas permitem uma aproximação mais criteriosa ao campo de trabalho, exigindo uma articulação entre a teoria e os dados empíricos, que muito frequentemente provoca uma rica e significativa reflexão sobre as questões relativas à prática pedagógica.
(p.10) Em nosso curso organizamos uma programação de estudos em PPE de modo que progressivamente você possa desenvolver a sua monografia sob nossa orientação.
Assim, em PPE V você fez sua primeira aproximação com a bibliografia e definiu um tema de pesquisa.
em PPE VI elaborará seu projeto monográfico e iniciará a revisão teórica (1ª etapa).
em PPE VII você vai avançar na revisão da literatura e realizar o trabalho de campo (2ª etapa).
Em cada etapa, além dos estudos teóricos ou de campo, você vai elaborar o seu texto monográfico, de modo que em PPE VIII (3ª etapa) será necessário apenas fechar a análise e finalizar a redação do texto, para apresentá-lo à banca.
(p.11) Assim, antes de iniciarmos o desenvolvimento de nossas atividades na elaboração do projeto, é preciso que você tenha uma visão geral dos elementos que constitui o projeto monográfico.
“O projeto funciona como uma visão antecipada, um planejamento dos passos que serão dados pela pesquisa”. (MARCONI e LAKATOS)
(p.12) Atendendo a rigorosidade que a ciência pede, a pesquisa monográfica deve ser precedida de um planejamento cuidadoso. O planejamento materializa-se em um PROJETO MONOGRÁFICO. A elaboração do projeto permite definir a escolha do tema, delimitar o objeto/problema de estudo, prever os autores/teorias que devem fundamentar o trabalho, a metodologia a ser usada...
Ele leva o estudante a fazer alguns estudos e formulações preliminares sobre sua monografia, a organizar o seu estudo e disciplinar a sua atividade. Assim como em qualquer projeto de pesquisa (DESLANDES, 1994), o projeto monográfico envolve opções teórico-
-metodológicas e admite regras estabelecidas e reconhecidas pelo campo científico para a sua elaboração. Como em outros trabalhos, o projeto tem elementos de pré-texto, texto e pós-texto. Conheça-os mais detalhadamente nas telas a seguir.
(p.13) Veja agora, quais são os elementos do Pré-texto:
CAPA
Tem a finalidade de identificar o trabalho. Nela são indicados o nome da instituição e do curso, nome do autor, título do trabalho, cidade e ano em que foi finalizado. 
PÁGINA DE ROSTO
Contém informações mais detalhadas sobre o trabalho. Nela consta: nome do autor, título e subtítulo (se houver) do trabalho, texto de apresentação segundo modelo institucional em que consta a modalidade do trabalho e nome do orientador, local e ano de sua finalização.
RESUMO
Apresentação concisa dos pontos relevantes do projeto: tema, justificativa, objeto/objetivo, metodologia e principais referentes teóricos. Ao final, faz-se indicação de palavras-chave.
SUMÁRIO
Enumeração das divisões/seções do projeto, com indicação de páginas para a sua localização.
(p.14) Agora você conhecerá os elementos de Texto:
APRESENTAÇÃO DO TEMA
O texto do projeto deve ser iniciado com a apresentação do tema da pesquisa. Deve-se procurar contextualizar/situar o tema da pesquisa na realidade educacional e no campo de conhecimento onde se insere. A apresentação deve ser iniciada por um panorama geral e progressivamente focar o objeto de estudo. É importante mostrar diferentes ângulos da questão, pois é o confronto de diferentes perspectivas que vai permitir a sua problematização.
A Definição do problema
A problematização do tema deve levar à definição de um problema de estudo/investigação. A definição do problema deve ser iniciada com a exposição da inquietação, dúvida teórica ou da dificuldade prática que fomentou a busca pela compreensão do fenômeno e culminar com a formulação de uma pergunta central que irá orientar todo o estudo.
Questões norteadoras ou hipóteses 
Um pesquisador pode trabalhar tanto com questões como com hipóteses para orientar seu estudo. Quando faz opção por questões de estudo ele deve apresentar uma sequência de questões que problematizam, decompõem o objeto, demonstrando uma abordagem analítica e consistente do problema da pesquisa. Se optar por trabalhar com hipóteses deve fazer as formulações provisórias que irá testar e validar ou não a partir da pesquisa. De uma forma ou de outra, deve indicar as variáveis,os elementos, os processos, as relações que o pesquisador pretende tomar no estudo do fenômeno.
Justificativa
A Justificativa geralmente é iniciada por uma exposição de dados, situações, que demonstrem a gravidade e/ou a magnitude da problemática social onde se insere o tema/problema da pesquisa, seguida da defesa das contribuições que a compreensão do problema proposto tem a dar para o estado atual da ciência e para solução/ encaminhamento da problemática apresentada.
Objetivos
Uma decorrência da delimitação do objeto e da discriminação de questões de estudo, assim como da exposição de justificativa para o estudo é a definição de certos objetivos que o pesquisador/estudante tem com sua investigação. Deve-se lembrar de que, embora qualquer atividade acadêmica tenha finalidade educativa (esteja voltada para a formação profissional do estudante), os objetivos de uma pesquisa científica não estão restritos a essa experiência formativa. Toda a pesquisa científica e a monografia como tal tem finalidade social.
Assim, os objetivos devem estar voltados para a compreensão do objeto e as contribuições da pesquisa. De acordo com a abrangência dos objetivos, eles podem ser gerais ou específicos. No primeiro caso, indicam a compreensão mais ampla do problema e, no segundo, procuram descrever aspectos mais específicos que se supõem merecerem uma verificação científica. Devem ser iniciados por verbos no infinitivo como, por exemplo, analisar, investigar, descrever, pesquisar, verificar, identificar, etc.
ORGANIZAÇÃO DO ESTUDO 
Para poder amadurecer suas ideias acerca do seu objeto de estudo o estudante realiza uma pesquisa exploratória. Nesta pesquisa ele conversa com professores/pesquisadores experientes no campo temático de seu interesse buscando discutir e ter indicações sobre teorias e autores que possam ajudá-lo a dar mais consistência às suas reflexões e a precisar melhor os conceitos básicos envolvidos em seu estudo. Esse movimento envolve um levantamento e estudo de bibliografia, teorias, autores pertinentes, etc.
No projeto o estudante deve apresentar na forma de um texto preliminar uma relação de subtemas com as contribuições teóricas que serão referencias para a fundamentação de sua pesquisa.
Referências
Lista as fontes consultadas e citadas no texto do projeto, em ordem alfabética, por auto, segundo as normas da ABNT.
Acesse a Biblioteca Virtual e visualize este modelo de projeto monográfico na íntegra.
(p.15) Mais uma vez você pode estar pensando que é muita coisa, que você não vai dar conta...
Muitos elementos, coisas para pensar e definir.
Mas, lembre-se: você irá desenvolver o projeto em etapas...
Vamos acompanhar e orientá-lo ao longo de todo esse processo. Através dos fóruns temáticos você poderá dialogar com seus colegas e professor on-line acerca de suas dúvidas. 
Se você seguir as orientações e for realizando as tarefas indicadas em cada aula, terá tempo necessário para amadurecer as suas ideias e elaborar o seu projeto adequadamente. Nosso propósito com a aula de hoje era que você pudesse ter uma visão do todo, mas cada etapa será revista ao longo da disciplina.
(p.16) Agora, antes de avançar para a próxima aula, releia o seu MEMORIAL DESCRITIVO. Reveja suas motivações e inquietações acerca do tema de sua escolha. Essa revisão é importante, porque na aula 2 vamos ver as características textuais e formais dos itens “Apresentação do tema” e “Contextualização do problema” do projeto monográfico e você descobrirá como foi importante o esforço realizado no período passado.
Bom estudo! Até lá!
(p.17) O QUE VEM NA PRÓXIMA AULA
O tema e sua escolha: motivação/relevância/fontes de pesquisa; 
o papel da pesquisa exploratória na problematização do tema e focalização do objeto de estudo; 
critérios para definição de problemas de pesquisa; 
a elaboração do problema de pesquisa; 
características textuais e formais dos itens “Apresentação do tema” e “Contextualização do problema”.
SÍNTESE DA AULA
Nessa aula você:
Compreendeu o que é a metodologia de uma pesquisa, diferenciou a pesquisa teórica/empírica, pesquisas exploratórias/descritivas/ explicativas, conheceu e identificou alguns modelos de pesquisa de acordo com o delineamento metodológico; 
foi orientado a elaborar e redigir a metodologia da pesquisa, indicando os procedimentos e técnicas que serão adotados, bem como as fontes empíricas e documentais a serem utilizadas.
REGISTRO DE FREQUENCIA
Resposta: 1-2, 2-5.

Outros materiais

Outros materiais