Buscar

Aula_06 Cultura Empreendedora

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Cultura Empreendedora
Prof. Alcebiades Dantas LÔBO Junior
Aula 6
OBJETIVO DESTA AULA
1. Identificando oportunidades no Universo das ponto.com
2
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA 
 
 Inovação tecnológica é a introdução no mercado de um produto ou de um processo produtivo tecnologicamente novo ou substancialmente aprimorado. 
3
Fonte: PINTEC – Pesquisa de Inovação Tecnológica
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA 
Conceito:
 
 A inovação tecnológica pode resultar de pesquisa e desenvolvimento (P&D) realizados no interior das empresas ou em laboratórios ou em centros de pesquisa, a partir de novas combinações de tecnologias existentes, da aplicação de tecnologias existentes em novos usos ou da utilização de novos conhecimentos adquiridos pela empresa. 
4
Atores
5
Empresas
Clientes
Fornecedores
Governo Federal
Governo Estadual
Bancos
Institutos de 
Pesquisa
Instituições
Financeiras
P&D
Incubadoras
Invenção
Universidade
Marketing
Produção
A inovação e a sobrevivência:
 
 
 “O estímulo à inovação é a chave para aumentar a competitividade e garantir a sobrevivência das empresas em um cenário globalizado. Quem não seguir essa rota dificilmente se manterá atuante em qualquer setor, principalmente os mais expostos à concorrência internacional.” 
6
Fonte: Hugo Borelli Resende, presidente da Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras (Anpei)
Impactos sociais e econômicos:
 A primeira geladeira da minha mãe, comprada em 1950, durou 21 anos antes de ser substituída. A obsolescência programada dos produtos objetiva dinamizar o processo de vendas, pela expectativa de novos avanços.
 A maneira de fabricar automóveis passou a ser baseada em módulos e não mais em peças.
7
Tipos de Modelos de Negócios
Modelo de subsistência – vender muito com baixo lucro na expectativa de girar o estoque muitas vezes. Ex.: supermercado.
Modelo de receitas – vender um produto barato e ter receitas continuadas de assinatura. Ex.: software tipo antivírus.
Modelo de crescimento – vender barato o produto e ganhar com o uso. Ex.: nas impressoras de computadores, o ganho está na tinta.
Modelo especulativo – preço alto no lançamento enquanto não tem concorrentes ou moda de marca em tempo de lançamento.
8
Modelo de negócios na web 
 
A falta de entendimento do poderoso canal de comunicação que é a internet e o seu crescimento exponencial provocaram uma caçada desenfreada ao ouro e à riqueza. Métricas diferentes das utilizadas na chamada “Velha Economia” foram criadas. Mas a maioria percebeu que custos, receitas e lucro ainda continuam sendo as principais métricas de um negócio, on-line ou tradicional. 
9
Modelo de negócios na web 
				
	Um modelo de negócio basicamente descreve como a empresa gerará receita e quais os custos e investimento necessários para tal. Tendo em vista o baixo custo de criar um site na Internet, o surgimento de inúmeros modelos de negócios se tornou inevitável. Não serão apresentados aqui todos os modelos, pois são muito diversificados. Foram selecionados apenas os mais observados na internet e que têm se consolidado nos últimos anos. 
10
Intermediação de Negócios
11
 
 Este modelo objetiva aproximar compradores e vendedores. As aproximações podem ser feitas principalmente entre empresas, conhecidas como business-to-business (B2B), entre empresas e consumidores finais, business-to-consumer (B2C), ou entre pessoas, consumer-to-consumer (C2C), a principal fonte de receita é a cobrança de parte do valor das transações efetuadas. 
Comercialização de propaganda
 Isso geralmente é feito pelos portais horizontais ou especializados. É uma extensão do modelo tradicional de propaganda e foi um dos primeiros modelos a se consolidar na internet. A mídia, no caso o site, geralmente é rica em conteúdo e serviços, tais como e-mail, horóscopo, notícias personalizadas, chats (bate-papo) etc. 
 
 As mensagens de propagandas são inseridas dentro do conteúdo e dos serviços, geralmente no formato de banners, pop-ups, anúncios em palavras-chave.
12
Mercado Virtual 
 
 Um dos modelos mais clássicos baseia-se na construção de revendas ou de empresas de varejo na web, que vendem produtos ou serviços. Vendas são efetuadas em processos automáticos e algumas vezes em leilão. Em alguns casos, essas empresas podem ter sido criadas exclusivamente no mundo virtual. 
13
Empresarial 
 
 São empresas existentes no mundo real que passam a expor e comercializar seus produtos na Web. Uma das grandes vantagens deste tipo de modelo é que um pequeno investimento pode reduzir custos ou aumentar vendas, gerando capital para novos investimentos. As empresas já possuem clientes ativos e bem definidos, o que não exige alto investimento em marketing. 
14
Comunidades 
 Nos últimos anos as comunidades têm se intensificado na internet para vários nichos de público, estratificados por gênero, idade, hábitos e costumes. Alem de proporcionar um ponto de encontro entre pessoas com interesses comuns, acaba possibilitando a realização de negócios para e pelos membros da comunidade. Trata-se de um modelo de negócios que tem revolucionado a maneira como as empresas e as pessoas entendem e usam a internet, e os empreendedores mais antenados com a realidade contemporânea podem criar negócios rentáveis baseados no modelo de comunidades em curto espaço de tempo. O grande diferencial das comunidades é que as pessoas se sentem livres para opinar, criticar, se expor..., enfim, colaborar, trazendo a democracia para o ambiente virtual. 
15
Tendências 
 A tendência dos mercados tem sido o atendimento personalizado dos clientes, focando em nichos específicos, cada vez com características mais peculiares. Aqueles empreendedores que souberem antever essas mudanças e criarem produtos e serviços baseados na Web para esses nichos poderão ser bem-sucedidos. Isso já se tornou fato, haja vista a crescente proliferação das comunidades virtuais, dos blogs de adolescentes e jovens (e também empresariais), da troca de informação e conteúdo entre os participantes dessas comunidades (vídeo, som, documentos e jogos). 
16
Tendências 
17
 Uma outra tendência irreversível, que já é realidade na verdade, é a integração das mídias, TV, Internet, celular etc. Aplicativos e formas mais eficazes de comunicação e utilização dessas tecnologias serão muito bem-vindas e terão espaço no mercado. O mercado crescente de jogos e simuladores tem mostrado outro campo promissor para aqueles interessados em atuar em tecnologia e Internet. Apesar dos exemplos recentes de negócios equivocados criados com foco na Internet, essa mídia continuará a ser um celeiro de oportunidades, dos mais promissores e desafiadores dos últimos tempos. 
Finalizando
 Quem foram os pioneiros, o que fizeram e qual a 				importância de sua obra?
18
REFLEXÃO
Cultura Empreendedora
Aula 6
Prof. Alcebiades Dantas LÔBO Junior

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais