Buscar

FIBRAS DE POLIAMIDA (PA)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FIBRAS DE Nylon (PA)
PROFª TAÍS LARISSA - 2015
SUGESTÃO DE LEITURA ADICIONAL
Como a Poliamida substituiu a seda: uma história da descoberta da Poliamida 66
Roberto Filippini Fantoni
Revista Polímeros
Print version ISSN 0104-1428
Polímeros vol.22 no.1 São Carlos 2012
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-14282012000100003 
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-14282012000100003&script=sci_arttext
Definição
Poliamida é um polímero termoplástico composto por monômeros de amida conectados por ligações peptídicas, podendo conter outros grupamentos. -NH-CO-
Ex: Nylon 6,6: -[NH-(CH2)6-NH-CO-(CH2)4-CO]-n
Essas poliamidas, que são predominantemente alifáticas, são membros de uma classe genérica frequentemente chamada “nylons”, as quais na maioria dos países são chamadas de poliamidas.
As poliamidas nas quais mais de 85% das ligações amídicas são adjacentes à estruturas aromáticas são conhecidas como aramidas.
ORIGEM
Objetivo: Desenvolver uma fibra capaz de substituir a fibra de seda.
A primeira fibra de Nylon foi sintetizada na DuPont, em 1935 por um jovem químico orgânico da Harvard University, chamado Hume Wallace Carothers (logo após desenvolverem o poliéster)
Depois dos poliésteres dedicou-se aos Nylons e num curto espaço de tempo polimerizou um número impressionante desses novos polímeros – mais de cem tipos de Nylons diferentes – entre os quais os responsáveis da DuPont escolheram o Nylon 66 apesar do seu alto ponto de fusão; parecia que essa tinha as melhores qualidades (alta velocidade de cristalização e alta percentagem da porção cristalina). 
As poliamidas lineares, como é o Nylon 6,6, têm uma estrutura básica de cadeias macromoleculares que permite fácil alinhamento dessas cadeias durante a cristalização. 
Mas este alinhamento é reproduzível durante a estiragem, via formação de ligações de hidrogênio entre as cadeias da fase amorfa que vão gradualmente se orientando na direção da estiragem. 
“Strong as steel and delicate as a spider web’s." 
OBTENÇÃO
Obtidas a partir de uma polimerização por condensação de um grupo amida e um ácido carboxílico.
Composição: são compostos por monômeros de amida conectados por várias ligações peptídicas.
Nylon 6 E Nylon 6.6
Nylon 6.6: Este polímero é obtido por síntese a partir da policondensação de um ácido (ácido adípico) e de uma diamina (hexometilenodiamina). Também podem surgir certos compostos de baixo peso molecular, formados durante a polimerização denominados oligômeros.
Nylon 6: É o Nylon produzido a partir da caprolactama. A reação tem de ser iniciada por uma pequena quantidade de água que vai provocar a abertura da cadeia cíclica da caprolactama e assim se processa a polimerização. A polimerização é feita num reator a 260ºC, em atmosfera de nitrogênio.
Nylon 6 E Nylon 6.6
A diferença das sínteses e quantidades de radicais Amidas atribuem qualidades diferentes fisico, químicas e biológicas entre os Nylons 6.6 e 6, dentre as mais importantes a força tênsil, elasticidade e biodegradação. As vantagens do Nylon 6.6 em relação ao Nylon 6 são:
O Nylon 6.6 possui maior força tênsil;
O Nylon 6.6 possui maior elasticidade;
O Nylon 6.6 é mais uniforme; 
O Nylon 6.6 apresenta maior maleabilidade;
O Nylon 6.6 apresenta maior efeito de biodegradação, quando implantada, em função de apresentar dois radicais Amidas em seu Polímero.
Nylon 6 E Nylon 6.6
Comportamento térmico:
Temperatura de termofixação: 
*nylon 6,6 – calor seco (205 a 225° C), Água (120°C), temperatura de passar (180°C), temperatura de amolecimento (230°C), temperatura de fusão (254°C);
 *nylon 6 – calor seco (180 a 190°C), Água (105°C), temperatura de passar (155°C), temperatura de amolecimento (200°C), temperatura de fusão (215 a 220°C)
Regain:
*Nylon 6,6 (5,75%)
*Nylon 6 (1,30%)
CARACTERÍSTICAS DAS FIBRAS DE Nylon
Apresentação: Fibra brilhante, opaca, semi-opaca e tinta em massa.
Fibra cortada e em filamento contínuo.
Finura variável e Comprimento variável. 
Propriedades elétricas: más condutoras das cargas elétricas.
SEMI CRISTALINAS
Podem ter sua cristalinidade controlada em larga escala
Tipos especiais de Poliamidas - Kevlar
Poliamidas aromáticas:
Kevlar é obtido pela reação de condensação entre o ácido tereftálico (ácido 1,4-benzenodióico) e o para-benzeno-diamina (1,4-benzeno-diamina). Trata-se de uma aramida, isto é, uma Poliamida aromática.
Propriedades: As cadeias desse polímero interagem umas com as outras de um modo muito intenso, pois são interações tipo ligação de hidrogênio e dipolo induzido - dipolo induzido. Essa intensa atração entre as cadeias confere ao polímero propriedades excepcionais de resistência.
Solução anisotrópica
Conhecendo mais as fibras de nylon...
http://www.invista.com/por/index.html
http://www.invista.com/por/polymers/index.html

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais