Buscar

Av análise organizacional 2015

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0964_AV» ANÁLISE ORGANIZACIONAL
	Tipo de Avaliação: AV
	
	
	
	
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 2        Data: 21/11/2015 15:57:59
	�
	 1a Questão (Ref.: 201501868048)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Dentro da estrutura organizacional, o que é um órgão de linha?
	
	
Resposta: Órgão de linha é aquele diretamente ligado às atividades fins da organização, cumpre os principais objetivos organizacionais.
	
Gabarito: Órgãos de linha são aqueles que têm função executiva e de comando, tais como Diretoria, Superintendência, Gerência etc.
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201501963186)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	No contexto das UEN (Unidade Estratégia de Negócios) encontramos a questão relacionada ao processo de delegação. Assim sendo, quantas definições existem e o que consiste cada uma delas?
	
	
Resposta: Delegação é a transferência de determinado nível de responsabilidade de um chefe para seu subordinado, criando o correspondente compromisso pela execução da tarefa delegada. Delegar é transferir para o colaborador algum poder de decisão (empowerment).
	
Gabarito: Existem 3 (três) definições sobre a questão da delegação. São elas: 1a. Definição: É o processo de transferência de determinado nível de autoridade de um chefe para seu subordinado, criando o correspondente compromisso pela execução da tarefa delgada. 2a. Definição: É o processo de transmitir certas tarefas e obrigações de uma pessoa para outra; em geral, de um superior para um colaborador. Aquele que recebe o poder delegado tem autoridade suficiente para concluir o trabalho, mas aquele que delega fica com a total responsabilidade pelo seu êxito ou fracasso. (Kelly Marques) 3a. Definição: Conceitualmente, delegação é a transferência de autoridade e de responsabilidade para execução de uma tarefa que, no entender do delegante, será mais propriamente executada pelo delegado.
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201501822235)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A estrutura formal de uma organização é deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos, pelo seu organograma. Essa estrutura possui algumas vantagens, entre as quais é possível apontar:
	
	
	A estrutura formal está nas pessoas e por consequência a sentimentos e a posição de autoridade flui na maioria das vezes na horizontal, embora a liderança seja formalmente estabelecida.
	
	A estrutura formal é instável, mas está sujeita a controle e possui liderança informal.
	 
	A estrutura formal é planejada, por isso mais estável. Está mais sujeita ao controle da direção e as posições em termos de autoridades e responsabilidades são de fácil percepção.
	
	A estrutura formal é mais estável, sua linha de autoridade é horizontal e desenvolve sistemas e canais de comunicação específicos de cada estrutura.
	
	A estrutura formal é planejada, mas também pode surgir da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolvem espontaneamente quando as pessoas se reúnem, o que por sua vez não impede a criação de posições em termos de autoridade sua visibilidade.
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201501942814)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Evidência a hierarquia e as relações de autoridade que compõe a organização, os relacionamentos formais entre os cargos e acima de todo os processos decisórios, portanto, não define apenas o poder para a tomada de decisão, mas os processos decisórios. Marque a opção correta.
	
	
	Mecanismo de organização.
	
	Mecanismo de comunicação.
	
	Mecanismo de coordenação.
	 
	Mecanismo de decisão.
	
	Mecanismo de operação.
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201501850977)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Coloque Verdadeiro (V) e Falso (F) e responda de acordo com a ordem: ( ) O modelo de estrutura linha-staff possui departamentos responsáveis pelo cumprimento dos principais objetivos organizacionais e órgãos que têm a função de apoiar setores para que esses trabalhem melhor. ( ) O modelo matricial possui uma estrutura mista na qual sacrifica o principio da unidade de comando e passa a ter autoridade dual. ( ) A estrutura linear assegura assessoria especializada mantendo a unidade de comando, tirando a sobrecarga dos chefes imediatos. ( ) A estrutura em redes é concentrada ao redor de um núcleo central que funciona como elemento integrador. ( ) São características da estrutura linear: autoridade dividida, linhas diretas de comunicação e descentralização das decisões.
	
	
	F V F F V
	
	V V F F V
	
	F V V F F
	 
	V V F V F
	
	V F F V V
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201501855359)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A adhocracia é um modelo mais adequado às características e necessidades das organizações contemporâneas. Neste caso é possível afirmar: I - Sua aplicabilidade é menor nas empresas que atuam no ramo de prestação de serviços. II - Ela revela-se bem mais adequada à instabilidade e à constante mutação observadas no ambiente externo das empresas. III - Um bom exemplo de empresa adhocrática são as empresas de consultoria, cuja estrutura e funcionamento sejam adaptáveis às necessidades de cada momento. Com base nas afirmações acima, podemos concluir:
	
	
	somente a afirmativa I está correta
	 
	somente as afirmativas II e III estão corretas
	
	somente a afirmativa II está correta
	
	somente a afirmativa III está correta
	
	somente as afirmativas I e III estão corretas
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201501818744)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Todas as opções abaixo são consideradas desvantagens da departamentalização por produtos/serviços, exceto:
	
	
	Pode ocorrer redução nas oportunidades de carreira, pois a experiência profissional é limitada a uma única linha de produção, causando limitação no mercado de trabalho.
	
	Pode ser de coordenação mais difícil, quando do estabelecimento das políticas gerais da empresa.
	 
	As tomadas de decisões são mais independentes e pode-se responder melhor aos requisitos e às necessidades do cliente. A administração torna-se mais ampla, gerando, assim, oportunidades de promoções dentro da organização.
	
	Pode criar uma situação em que os gerentes de produtos ou serviços se tornem muito poderosos, o que pode desestabilizar a estrutura da empresa.
	
	Pode propiciar o aumento dos custos pelas duplicidades de atividades nos vários grupos de produtos ou serviços.
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201501821412)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na departamentalização por Processos, as atividades são agrupadas de acordo com as etapas de um processo. As principais vantagens desse tipo de departamentalização são:
I - Maior especialização de recursos alocados.
II - Flexibilidade restrita para ajustes no processo.
III - Possibilidade de comunicação mais rápida de informações.
Com base nas afirmações acima, podemos concluir:
	
	
	Somente a afirmação III é verdadeira.
	
	Somente as afirmações II e III são verdadeiras
	
	Somente as afirmações I e II são verdadeiras.
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	 
	Somente as afirmações I e III são verdadeiras.
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201501801841)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Novo Mercado é um segmento diferenciado de listagem destinado à negociação de ações emitidas por companhias que se comprometam, voluntariamente, com a adoção de práticas de governança corporativa adicionais em relação ao que é exigido pela regulamentação brasileira.
                                                           PORQUE
A premissa básica do Novo Mercado é de que a valorização e a liquidez das ações são influenciadas positivamente pelo grau de segurança oferecido pelos direitos concedidos aos acionistas e pela qualidade das informações prestadas pelas companhias.
A respeito dessas duas afirmações, é CORRETO afirmar que:
	
	 
	As duas afirmações são falsas.
	
	A primeira afirmaçãoé falsa, e a segunda é verdadeira.
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201501881111)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Delegação é um conceito aparentemente claro, mas na prática, poucas pessoas aplicam. O desejo manifesto de delegar normalmente não corresponde a uma efetiva ocorrência de delegação, especialmente em tempos de crise, quando a centralização decisória tende a predominar. Marque o conceito de delegação nos itens a seguir.
	
	
	É o processo de transferência de autoridade de um chefe para todos da sua equipe.
	
	É a transferência de responsabilidades para maior tranquilidade do gestor.
	
	É o processo de transmitir todas as suas tarefas e obrigações para outra pessoa; em geral, de um superior para um colaborador.
	
	É o processo de apenas dividir e transferir responsabilidades para um colaborador.
	 
	É o processo de transferência de determinado nível de autoridade de um chefe para seu subordinado, criando o correspondente compromisso pela execução da tarefa delegada.

Continue navegando