Buscar

Nervoso-e-Urinario estudo dirigido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

[Digite texto]
ESTUDO DIRIGIDO – PATOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL E URINÁRIO
1.Animal da espécie equina apresentou sinais nervosos como ataxia, andar em círculos, opistótono e coma, vindo a óbito após uma semana. Realizada a necropsia, observou-se acentuado amolecimento do córtex cerebral e herniação do cerebelo no canal medular. 
Qual o diagnóstico da alteração e provável etiopatogenia da mesma?
2. Felino de cinco anos de idade, criado em apartamento, após ter fugido, foi encontrado ao lado do passeio, ainda com vida, mas apresentando ataques convulsivos, epistaxe e pequena fratura de osso frontal sem aparente laceração encefálica (injúria traumática). Não resistindo aos ferimentos, veio a óbito e encaminhado para você para ser submetido à necropsia.
a) Qual o diagnóstico da lesão crânio-encefálica?
3. Cãozinho, recém-nascido da raça Pincher miniatura apresentando aumento acentuado de volume do crânio com déficit de suturação dos ossos do crânio. Horas depois, veio a óbito e foi encaminhado para você para ser submetido à necropsia.
a) Qual o diagnóstico da lesão crânio-enefálica?
4. Foi realizada a necropsia de um cão Dálmata no setor de Patologia do HOSPMEV onde foram observados as seguintes alterações renais: rins bilateralmente diminuídos de volume, superfície rugosa, pálidos, consistentes ao tato, com adesividade capsular e presença aleatória de pequenas cavidades translúcidas contendo líquido amarelado ao corte. Os pulmões apresentavam-se aumentados de volume, superfície úmida, lisa e brilhante, hipocrepitante e ao corte deixavam fluir grande quantidade de liquido brancacento e espumoso. A ficha clínica acusava aumento de creatinina e uréia. Com base nas informações pergunta-se:
a) Qual (is) o (s) diagnóstico (s) da lesão renal?
b) Qual o diagnóstico anatomapatológico?
5. Qual (is) alteração (ões) pode (m) ser observada (s) no trato urinário de animais acometidos por Leptospirose e piometra. 
Descreva a macroscopia e comente sobre a etiopatogenia destas alterações renais.
BOA SORTE.

Outros materiais