A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
19 pág.
AV2 - História da Mídia

Pré-visualização | Página 3 de 6

AV2.
1 - Na aula 6 diz-se que a descoberta de Isaac Newton sobre a persistência da imagem na retina, que precisa de um intervalo de tempo mínimo para poder fixar cada nova imagem vista por nossos olhos, e os esforços de um grupo de pesquisadores técnicos e cientistas lançam as bases para o cinema. Em 1893 é apresentado, na Feira Internacional de Chicago, o cinetoscópio. Para o cineasta e historiador, Roberto Moura, o aparelho de ¿é a grande novidade: uma caixa com uma abertura atrás da qual um espectador via as imagens ampliadas por uma lupa. O invento é logo comercializado em diversos países.¿ Pergunta-se: a quem se deve essa invenção: RESPOSTA: Thomas Edison
2 - Os exibidores adentravam lugarejos distantes dos grandes centros urbanos e armavam o seu circo. A principal atração era o espetáculo das "imagens em movimento". Alugavam salões ou estruturas similares e projetavam os filmes. Nessa situação o exibidor era também o bilheteiro, o operador do projetor e, muitas vezes, até o narrador da história. Os "filmetes" eram exibidos segundo a ordem por ele escolhida. Podia mudar planos de lugar. Acelerar, retardar ou suprimir uma ação. Pode ter tido início assim o grande poder do exibidor no cinema brasileiro. O tipo de exibidor, discriminado no trecho acima, desempenhou um papel importantíssimo na difusão do cinema nos primórdios da sétima arte. Que exibidor era esse? RESPOSTA:Exibidor itinerante independente.
3 - Com  o  desenvolvimento  da  comunicação  enquanto  objeto  de  studo, buscou‐se uma definição mais formal de comunicação de  assa, baseada em características dos meios de comunicação e  que  pudessem  atender  a  um  modelo  abstrato  com  as  características listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale‐a. RESPOSTA: Público  de  receptores  ativos,  descentralizados  geograficamente, mas conectados virtualmente e percebidos  enquanto consumidores individualizados.
4 - Uma história do cinema - uma das cruciais invenções técnicas e artísticas da humanidade - deve levar em conta uma mudança perceptiva, fruto das próprias imagens e da forma ainda enigmática como nos conectamos a elas. Atualmente nossa conexão, evidentemente, não se dá da mesma forma como no final da modernidade. Não tememos mais as fotografias, considerando-as instrumento do mal, ou nos assustamos com a projeção da chegada de um trem a uma estação como a platéia que assistia a primeira projeção dos irmãos Lumière. Com base nessas noções, quando e onde podemos situar a mitológica data da primeira exibição cinematográfica no mundo ocidental? RESPOSTA: 28 de dezembro de 1895, em Paris. 
5 - O primeiro filme oficialmente falado da história do cinema mundial foi? RESPOSTA: O cantor de Jazz
6 - Na aula 6, que fala sobre a história do cinema, aborda-se um fato curioso sobre o cinema brasileiro. Afonso Segreto realiza a primeira filmagem no Brasil a bordo do navio Brésil e roda uma filmagem de uma paisagem carioca bastante conhecida como: RESPOSTA: Baía de Guanabara
		7 - ASSINALE A OPÇÃO QUE CONTEMPLA A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA TÉCNICA DO RÁDIO FM. RESPOSTA: TRANSMITE EM FREQUÊNCIA MODULADA.
8 - Com a criação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), em 1939, o Governo Vargas instituiu uma política de valorização e elaboração de estratégias para o setor cultural brasileiro. Entretanto, segundo Lia Calabre (2002, p. 20), "[...] Ao organizar e regulamentar o funcionamento das emissoras de rádio, o governo reservava para si uma fatia desse setor". Com relação ao funcionamento do DIP escolha, dentre as alternativas abaixo, a que melhor especifica as principais atribuições do órgão federal criado no final da década de 1930:
RESPOSTA: Produzir a Hora do Brasil, regulamentar o funcionamento das emissoras de rádio e censurar programas radiofônicos. 
9 - 
		Sobre a história do rádio no Brasil, analise as afirmativas a seguir.
Até 1940, as emissoras de rádio estavam enquadradas na legislação da telefonia e da telegrafia sem fios. Com a popularização da programação da Rádio Nacional, o rádio passou a atender à legislação dos meios de comunicação de massa, com inserções publicitárias regulamentadas. 
II. Acreditando no papel informativo da radiodifusão sonora, três experiências serão pioneiras na aposta no "jornalismo 24 horas por dia" nos anos 80/90, as da Rádio Jornal do Brasil AM, da Rádio Gaúcha e da Central Brasileira de Notícias (CBN).
III. A Hora do Brasil foi criada para divulgar as realizações do Governo Vargas durante o Estado Novo. Posteriormente, sua transmissão se tornou obrigatória passando a se chamar "Voz do Brasil". Assinale: 
		Quest.: 3
	
	
RESPOSTA: se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. 
9 - O rádio após democratização da TV, no Brasil, perdeu o status de principal mídia de massa e, com isso, viu reduzir boa parte dos investimentos publicitários; no entanto, nas décadas de 80 e 90, passou a ter novamente notoriedade. Assinale a opção que indica de forma CORRETA o fator que estava associado àquele período:
I - O advento das rádios FMs.
II - O fortalecimento da mídia junto ao público jovem.
III - A criação das rádios comunitárias.
IV - O surgimento do rádio na internet. 
RESPOSTA: As opções I, II e III estão corretas.
Hoje em dia as rádios fazem parte do cotidiano do brasileiro. Pelo celular ou no carro, o rádio é um meio consolidado. No entanto, nos primeiros anos do rádio no país, uma série de dificuldades existia como nos mostra Lia Calabre. Para criar uma nova emissora o que era preciso se formar e o que se fazia necessário, segundo a citada autora? Assinale a opção CORRETA:
RESPOSTA: Uma rádio sociedade e associados. 
Em 1936, foi fundada a Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Rapidamente tornou-se a principal emissora de rádio, pela sua variada programação composta por radionovelas, concursos musicais e programas de auditório. Em 1940, ela foi, por decreto, incorporada ao patrimônio nacional. Em 1941, iniciou o programa que seria um marco para o jornalismo brasileiro. Qual foi este programa? RESPOSTA: Repórter Esso
10 - ASSINALE A OPÇÃO QUE APRESENTA O NOME DO PROGRAMA DESENVOLVIDO POR FERNADO BARBOSA LIMA NA TV EXCELSIOR, SURGIDO EM 1963, E CONSIDERADO UM DOS MARCOS DO TELEJORNALISMO BRASILEIRO: RESPOSTA: JORNAL DE VANGUARDA
11- É impossível não pensar os dilemas das novas mídias sem entender fenômenos como o YouTube, a wikipedia e as redes sociais. Para o estudioso de história da mídia, ferramentas como essa lançam importante luz para discutirmos os meios. Nesse sentido, temas como a individualidade e o coletivismo se transformam em comparação a outros meios como o livro e o jornal impresso. Marque a opção CORRETA a respeito desse tema:
RESPOSTA: O livro trouxe a ideia de individualidade, a internet e as novas mídias trazem-nos a ideia de volta do coletivo
12 - Em 1950 foi inaugurada a primeira emissora de televisão no Brasil, por Assis Chateaubriand. Qual foi essa emissora? RESPOSTA: Tupi
13 - O Sistema Brasileiro de TV Digital tem, entre outros objetivos: I. fortalecer as redes de competência e aumento da base de conhecimento; II. incentivar a produção de conteúdos regionais e locais e novas oportunidades de negócio para geração de empregos; III. estimular a importação de softwares e equipamentos japoneses. Estão corretas as afirmativas:
RESPOSTA: (C) I e II;
14 - A televisão passou por diversos momentos em sua história. Novas tecnologias vão sendo introduzidas e novos conteúdos surgem. Já na era da tv a cabo no Brasil, o primeiro canal especializado em jornalismo foi:
RESPOSTA: Globo News
15 - NO BRASIL, EM VIRTUDE DO CARÁTER DE CONCESSÃO PÚBLICA PARA A EXPLORAÇÃO DO ESPECTRO TELEVISIVO, É PRECISO ATENTAR PARA O PROCESSO...
RESPOSTA: DE MONOPOLIZAÇÃO
 16 - No fim dos anos 1990, a Internet se tornou numa presença marcante nas atividades comerciais e, não somente como um canal alternativo para publicação de livros, mas como uma ferramenta bem sucedida para vendê-los. Como é comumente chamado o comércio eletrônico

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.