Buscar

Questoes de Sistema Nervoso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Explique como os diversos constituintes celulares do sistema nervoso central reagem frente a estímulos de natureza viral.
Descreva os achados macroscópicos e microscópicos nos sítios anatômicos que você deve ter coletado em um bovino comprovadamente infectado por um agente viral.
Como você definiria as injurias traumáticas do sistema nervoso central e o que você esperaria observar aos exames macroscópicos e histopatológico?
Que tipo de patologia você esperaria encontrar no sistema nervoso central, em um cão com otite purulenta crônica bilateral?
O que você esperaria observar no sistema nervoso central em um animal acometido de um processo infeccioso de etiologia bacteriana (bovino p. ex.) e em outro susceptível a intoxicação por cloreto de sal (suíno p. ex.)?
Um equídeo com sintomatologia nervosa veio a óbito com suspeita de intoxicação por micotoxina detectada em ração envelhecida que lhe fora fornecida. Diante desses dados e baseado nos achados de necropsia que você obviamente deve ter encontrado no sistema nervoso central, qual seria o seu diagnostico para o caso? Descreva os achados.
Como você descreveria os achados macroscópicos e histológicos, que etiologia seria a mais aceita e que outro nome daria à necrose cortical cerebral?
Como você descreveria a meningoencefalomieloide, a hidrocefalia externa e interna e a “spina bífida”?
Explique em quais situações patológicas e onde ocorre a presenca de células de “Gitter” e satelitose.
 Descreva os aspectos macroscópicos da leptomeningite fibrinosa e comente sobre as suas principais etiologias.
 Cão da raça Basset apresentou degeneração de disco intervertebral com espondilose anquilosante. Descreva a lesão explicando a sua patogenia.
 Equino apresentou quadro neurológico e veio a óbito. No histórico, havia informação de que na dieta houve mudança de ração oferecida por um lote estocado há alguns meses no galpão da fazenda. Na necropsia o patologista descreve no encéfalo lesões patognomonicas para a confirmação do diagnostico. Pergunta-se:
Qual teria sido a alteração observada por ele?
Qual a sua etiopatogenia?
13) Ovino necropsiado no Centro de Desenvolvimento da Pecuaria apresentando tenesmo, veio a óbito com diagnostico final de raiva. Pergunta-se:
Quais os achados macroscópicos e histológicos que você esperaria encontrar?
Relacione o material que você coletaria, como acondicionaria e quais exames solicitaria?
14) Na encefalomalacia focal simétrica causada pelo Clostridium perfringens tipo D, em ovinos e caprinos, ocorre a produção de PROTOTOXINA que é ativada pela TRIPSINA do pâncreas (toxina do épsilon). Pergunta-se:
a) Quais as alterações histológicas e quais os sítios anatômicos acometidos?
15) Cão da raça Pinsher miniatura veio a óbito com crânio aumentado e com separação das suturas antes de sua função. Pergunta-se:
a) Baseado nesta observação, o que você suspeitaria na necropsia?
b) Diante do seu diagnostico, descreva a alteração classificando-a.
16)
Qual o seu diagnostico para as alterações no SNC?
Qual(is) a(s) provavel(eis) etiologia(s) para cada uma delas?
17) Animal da espécie equina apresentou sinais nervosos como ataxia, andar em círculos, opistótono e coma, vindo a óbito após uma semana. Realizada a necropsia, observou-se acentuado amolecimento do córtex cerebral e herniação do cerebelo no canal medular. 
Qual o diagnóstico da alteração e provável etiopatogenia da mesma?
18) Felino de cinco anos de idade, criado em apartamento, após ter fugido, foi encontrado ao lado do passeio, ainda com vida, mas apresentando ataques convulsivos, epistaxe e pequena fratura de osso frontal sem aparente laceração encefálica (injúria traumática). Não resistindo aos ferimentos, veio a óbito e encaminhado para você para ser submetido à necropsia.
a) Qual o diagnóstico da lesão crânio-encefálica?
19) Cãozinho, recém-nascido da raça Pincher miniatura apresentando aumento acentuado de volume do crânio com déficit de suturação dos ossos do crânio. Horas depois, veio a óbito e foi encaminhado para você para ser submetido à necropsia.
a) Qual o diagnóstico da lesão crânio-enefálica?

Outros materiais