Buscar

PESQUISA DE MERCADO.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0455_AV_201201025907 » PESQUISA DE MERCADO
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 4,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 1  Data: 20/11/2015 15:26:15
	
	 1a Questão (Ref.: 201201188587)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Os principais métodos ou técnicas de amostragem podem ser classificados de duas formas, amostragem probabilística e amostragem não probabilística. Descreva as características de cada uma das formas.
		
	
Resposta: AMOSTRAGEM PROBABILISTICA: EM QUE TODOS OS SUJEITOS INCLUIDOS NA GRELHA DE AMOSTRAGEM TEM A MESMA PROBABILIDADE DE SEREM ESCOLHIDO PARA VIREM A INTEGRAR NA AMOSTRA. AS TECNICA DE AMOSTRAGEM PROBABILISTICA AESSEGURAM, COM UMA DETERMINADA AMOSTRAGEM DE ERRO QUE ESTAO APRESENTADO NA AMOSTRA.(DE FORMA PROPORCIONAL A SUA REPRESENTAÇÃO NA POPULAÇÃO) AMOSTRAGEM NAO PROBABILISTICA: É TOTALMENTE SUBJETIVO, JA QUE SE BASEIA NAS DECISÕES PESSOAIS DO PESQUISADOR. POR NÃO HAVER, POR CAUSA DISSO UMA SELEÇÃO REALMENTE ALEATORIA DOS ELEMENTOS DA AMOSTRA.SUA VARIABILIDADE AMOSTRAL NÃO PODE SER CALCULADA COM PRECISÃO.
	
Gabarito: Na amostra não probabilística os elementos não tem chance conhecida de serem incluídos na amostra, este tipo de amostra depende do julgamento do pesquisador em vez do acaso, na escolha dos elementos da amostra. Os resultados deste método não são representativos. Na amostragem probabilística todos os elementos do universo têm chance conhecida deferente de zero de serem sorteados para a composição da amostra.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201211655)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Em um projeto de pesquisa, o pesquisador realiza a coleta de dados primários quantitativos usando-se de levantamento de campo ou observação. Nesse contexto, o questionário tem papel importante no processo. Qual é a importância do questionário no processo de pesquisa?
		
	
Resposta: NA ELABORAÇÃO DO QUESTIONARIO É IMPORTANTE TER EM CONTA AS HABILITAÇÕES DO PUBLICO-ALVO A QUEM ELE VAI SER ADMINISTRADO. È DE SALIENTAR QUE O CONJUNTO DE QUESTÕES DEVE SER BEM ORGANIZADO E CONTER UMA FORMA LOGITICA PARA QUEM A ELE RESPONDE.
	
Gabarito: O questionário garante a padronização e comparação de dados entre os entrevistadores, aumenta a velocidade e a precisão dos registros e facilita o processamento dos dados. A padronização do processo de coleta de dados é essencial para garantir dados internamente consistentes e coerentes para análise.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201649314)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O processo de pesquisa de mercado é dividido em fases ou etapas. Nesse contexto, podemos afirmar que a primeira etapa do processo de pesquisa de mercado é denominada:
		
	 
	Identificação do problema.
	
	Análise de dados.
	
	Definição do orçamento do processo.
	
	Coleta de dados.
	
	Definir o tamanho da amostra.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201727604)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No processo de definição do problema e planejamento da pesquisa, o pesquisador desempenha algumas tarefas necessárias para que o problema de pesquisa seja corretamente definido.
Dentre as tarefas envolvidas neste processo podemos apontar as atividades abaixo, EXCETO:
		
	 
	Coleta de dados primários.
	
	Discussão com o tomador de decisão ou contratante.
	
	Pesquisa qualitativa.
	
	Entrevista com os experts do mercado ou segmento.
	
	Análise de dados secundários.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201780242)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os três tipos de pesquisa se diferenciam entre si em função do método adotado para a realização da coleta de dados e de seus objetivos.
Associe os tipos de pesquisa aos respectivos objetivos:
(1) Pesquisa exploratória
(2) Pesquisa descritiva
(3) Pesquisa causal
(   ) Busca evidenciar causalidades: "relações de causa e efeito entre variáveis".
(   ) Este tipo de pesquisa visa prover o pesquisador de maior conhecimento sobre o tema ou problema de pesquisa em perspectiva.
(   ) É o tipo de pesquisa que possui objetivos bem definidos, como descrever características e mensurar características.
		
	
	3 - 2 - 1
	 
	2 - 1 - 3
	
	1 - 2 - 3
	
	2 - 3 - 1
	 
	3 - 1 - 2
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201285371)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As pesquisas qualitativas possibilitam inúmeras formas de abordagem e tratamento de seus dados. Quais as duas técnicas mais comumente utilizadas nas pesquisas exploratórias qualitativas?
		
	
	Grupo de discussão e técnicas projetivas
	
	Grupo de discussão e amostragem probabilística
	 
	Entrevista de profundidade e grupo de discussão
	
	Amostragem não porbabilísitca e pesquisa causal
	 
	Entrevista de profundidade e pesquisa causal
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201771951)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em um processo de pesquisa de mercado utiliza-se o conceito da amostra com o objetivo de representar uma determinada população ou público-alvo. O tipo de amostra e amostragem será definido de acordo com os objetivos da pesquisa e do perfil do público-alvo. Os tipos básicos de amostra e amostragem as probabilísticas e não probabilística. Os tipos de amostras da amostragem não probabilística são: as amostras por conveniência, amostras por julgamento, amostras por cota e amostras autogeradas. 
Dentre as amostras não probabilísticas, uma delas se caracteriza por ser aquela em que a escolha dos elementos da amostra é feita por indicação de outros elementos já selecionados. Este tipo de amostra é normalmente utilizado para atingir populações pequenas e especializadas, para as quais não se dispõe de uma lista de clientes. O tipo de amostra que apresenta estas características é a: 
		
	
	Amostra estratificada
	
	Amostra por conveniência
	
	Amostra por julgamento
	 
	Amostra por cota
	 
	Amostra autogerada
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201708326)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Não há uma regra ou receita pronta para a construção de um instrumento de coleta de dados. O profissional de pesquisa tem à sua disposição uma série de modelos daquilo que chamamos de blocos de questionário que são as partes comuns a todos os questionários e podem ser usados universalmente. Ao elaborar o questionário, o pesquisador escolherá os tipos de perguntas ou escalas de acordo com o objetivo da pesquisa. As diferentes escalas possuem objetivos específicos.
Assim sendo, podemos afirmar que a escala  que objetiva  apenas nomear, identificar e/ou categorizar dados sobre pessoas, objetos ou fatos é a:
		
	
	Escala ordinal de preferência.
	
	Escala de avaliação itemizada.
	
	Escala ordinal de ranking.
	 
	Escala nominal.
	
	Escalas intervalares.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201669586)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A coleta de dados é a fase em que são efetuados os contatos com os respondentes da pesquisa, aplicados os instrumentos, registrados os dados, efetuada uma primeira crítica do preenchimento dos instrumentos que são enviados para a central de processamento de dados. A aplicação do instrumento deve ser executada por pessoas qualificadas, capazes de transformar o questionário ou o roteiro em eficientes fontes de coleta de dados e consequentemente atingir os objetivos para os quais as questões foram formuladas. O sucesso da coleta de dados está diretamente relacionado com a qualificação do pessoal que realizará a tarefa.
Nesta fase é que ocorre a maior parte dos erros de uma pesquisa de mercado, ao qual denominamos:
		
	
	Desonestidade.
	
	Falta de empatia do entrevistador.
	 
	Erro amostral.
	 
	Erro não amostral.
	
	Ausência de codificação.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201738362)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O relatório da pesquisa deve facilitar o entendimento da informação, para que esta seja merecedora de crédito. Se não conseguir despertar interesse e credibilidade,provavelmente a diretoria não dará valor ao trabalho realizado.  O relatório, portanto, deve ser conciso, completo, claro, preciso e objetivo.
Associe os itens abaixo de acordo com as características que o relatório deve apresentar, assinalando a opção de resposta que apresenta a sequência correta.
1 - Conciso
2 - Completo
3 - Claro
4 - Preciso 
5 - Objetivo
(   ) Apesar de completo, o relatório precisa ser sucinto. O pesquisador deve ser seletivo sobre o que incluirá no relatório, tendo em vista os objetivos da pesquisa.
(   ) Os cuidados dispensados no planejamento e na execução do processo de pesquisa para garantir a exatidão de seus resultados devem prevalecer também no momento da elaboração de seu relatório.
(   ) Deve conter todas as informações necessárias ao interesse de quem encomendou a pesquisa, evidenciando como os resultados apresentados poderão contribuir para a tomada de decisões melhores em suas respectivas áreas de ação mercadológica.
(   ) O relatório deve captar rapidamente o interesse de uma audiência extremamente ocupada.
(   ) Resulta de uma sequência de apresentação bem ordenada e lógica e da precisão na expressão do conteúdo.
		
	
	3, 4, 1, 2, 5
	
	1, 2, 4, 5, 3
	
	5, 3, 1, 4, 2
	 
	1, 4, 2, 5, 3 
	
	5, 4, 3, 2, 1

Outros materiais