Buscar

Administrao_Estratgica.doc.pdf

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

QUESTÕES
1. Diferencie administração estratégica de planejamento estratégico.A diferença estar que na administração estratégica se administra olhando sem a obrigação deformalizar planos de ação e no planejamento estratégico busca sistematizar o pensamento,formalizando processos e procedimentos para que a empresa saiba exatamente os caminhos aseguir, ou seja, pode-se entender a administração estratégica como um processo mais amplo, queenvolve planejar, executar e controlar, o planejamento se transforma em uma reflexão do planejarsomente. Ou seja, O planejamento trata da tomada de decisões estratégicas, enquanto aadministração visa à obtenção de resultados estratégicos, buscando novos mercados, produtos etecnologias. O planejamento estratégico objetiva construir planos, enquanto a administraçãoestratégica tem por fim aplicá-los na estrutura para atingir os resultados. O planejamentoestratégico é um processo analítico por planos, enquanto a administração estratégica é umprocesso de ação organizacional.
2. Diferencie estratégia como um processo emergente de estratégia comoprocesso formal.A diferença é quando uma pode ser delineada racionalmente a priori ou quando é algo queacontece em um processo de tentativa e erro e aprendizado.
3. Explique o que vem a ser estratégia de dentro para fora e estratégia de forapara dentro.A estratégia de fora para dentro identifica as oportunidades e da ocupação de espaços ou deveser construída a partir de uma analise de seus principais recursos, em que haja como se defenderda competição atual e futura. E no processo de dentro para fora, que sugere no controle dosrecursos das empresas constituem a base para maior ou menor sucesso na estratégia.
4. Cite os itens que justificam a importância da estratégia para as organizações, eem seguida, explique um deles.os itens são: assumir o controle sobre o destino; enxergar as oportunidades; transformarameaças em oportunidades; definir novos rumos para a organização; introduzir a disciplina depensar a longo prazo; desenvolver um processo educacional e incentivar a interação e anegociação; mobilizar recursos para objetivo comum, promover a mudança e vender ideias.
Assumir o controle sobre um destino – imagine uma pequena embarcação lançada em um maragitado, sem clareza sobre o aonde ir e sem instrumentos de orientação e navegação. Não é difícilimaginar seu colapso iminente, a administração estratégica estabelece objetivos, meios einstrumentos de controle para encaminhar a organização a sua meta.
5. Comente a matriz Produto-Mercado (ANSOFF, 1997).Essa matriz foi desenvolvida por Ansoff em 1957, ela visa identificar as oportunidades decrescimento, segmentando a analise em produtos existentes e novos produtos em mercado atuaise futuros.
6. Como a matriz BCG pode ser útil na concepção de um negócio?
A idéia central dessa matriz é relacionar os vários negócios da empresa, conforme suaparticipação relativa no mercado e o crescimento deste, de forma a identificar os negócios ou alinha de negócios, ou até mesmo a linha de produtos a que serve como geradora de caixa paraempresa e aquela linha de negócios que deverá ser desativada por estar consumindo recursos daempresa.
7. Explique como funciona a Matriz GE.A matriz GE é uma técnica de analise e classificação de unidades de negócio que leva em contadois fatores, o de atratividade do setor e posição competitiva da empresa,, essa matriz procuraolhar para o negocio e seu contexto, enfocando decisões de investimento, aquisições edesinvestimento.
8. Cite as estratégias genéricas de negócio e, em seguida, explique uma delas.As estratégias são:- de nicho custos baixos- de nicho diferenciação- de nicho custos baixos- diferenciação- de custos baixos- de diferenciação- custos baixos – diferenciação- MúltiplasExplicando uma delas a de estratégia de diferenciação, utilizada quando uma empresa maioroferece produtos ou serviços diferenciados para todo o setor, atendendo a um mercado grande,com demanda relativamente constante.
9. Diferencie Missão de Visão no âmbito estratégico.
A visão trata-se aonde a organização quer chegar, e a missão delimita sua atuação no negócioescolhido ou seja “ a missão é a partida e a visão é a chegada”.Podemos também definir como:A missão é o objetivo fundamental de uma organização, traduz a finalidade última da empresa econsiste na definição dos seus fins estratégicos gerais, ou seja, visão é o estado futuro desejado ealinhado com as aspirações de uma organização, algo que a organização pode definir e redigirapós responder à questão “para onde pretende ir? Ou seja, A visão compreende algo que aindanão se tem, um sonho, uma ilusão, que se acredita poder vir a ser real, uma utopia, sobre osnegócios e sobre a empresa, além de utópica a visão deve ser mobilizadora e motivadora. Noentanto o fato de ser uma utopia não invalida que a visão não possa e não deva vir a ser redigida eexplicada ou comunicada. Ela orienta os níveis estratégico, tático e operação da empresa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais