Buscar

Aula 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
	
 
Lupa
 
	
	
	
	� Retornar�
	Exercício: GST0580_EX_A1_ 
	Matrícula: 
	Aluno(a): DANIELA MARIA DE OLIVEIRA NASCIMENTO
	Data: 16/11/2015 10:04:51 (Finalizada)
	�
	 1a Questão (Ref.: 201310740114)
	� Fórum de Dúvidas (3 de 38)�       �Saiba  (1 de 19)�
	
	Para Robert Katz (1955), existem três tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa trabalhar com sucesso: técnicas, humanas e conceituais. Com base neste estudo, assinale a opção INCORRETA.
	
	 
	A habilidade conceitual consistem na capacidade do administrador para compreender a complexidade da organização como um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes.
	
	A habilidade conceitual permite analisar e interpretar situações abstratas e complexas, compreender as relações de causa e efeito e encontrar as melhores soluções para as dificuldades.
	 
	A habilidade Humana é mais importante no nível estratégico da organização.
	
	As habilidades humanas são igualmente importantes em todos os níveis hierárquicos
	
	A habilidade técnica é mais importante no nível operacional.
	�
	 2a Questão (Ref.: 201310662358)
	� Fórum de Dúvidas (3 de 38)�       �Saiba  (1 de 19)�
	
	Das habilidades do administrador saber utilizar princípios, técnicas e ferramentas administrativas. Saber decidir e solucionar problemas, refere-se a:
	
	
	Habilidades pessoais;
	
	Habilidade humanas;
	
	Habilidades individuais;
	 
	Habilidades técnicas;
	
	Habilidades conceituais;
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201310135351)
	� Fórum de Dúvidas (3 de 38)�       �Saiba  (19)�
	
	As atividades vinculadas diretamente à missão da empresa, por manterem uma relação direta com a razão de ser da organização, são chamadas de:
	
	
	Atividades-direção
	
	Atividades da Missão
	 
	Atividades-fim
	
	Atividades-meio
	
	Atividades da Visão
	
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201310666487)
	� Fórum de Dúvidas (6 de 38)�       �Saiba  (4 de 19)�
	
	A partir de 1997, com a privatização da CVRD (Cia Vale do Rio Doce), muitas transformações aconteceram. Em 2007, houve uma reformulação na missão, visão e nos objetivos da empresa. E foi aí que se percebeu como a antiga CVRD, criada em 1942 pelo Governo Federal, na cidade mineira de Itabira, com a finalidade de aproveitar o potencial dos recursos minerais do Quadrilátero Ferrífero, não era mais a Vale - segunda maior empresa de mineração e metais do mundo, que ultrapassa os US$ 100 bilhões em valor de mercado. Com essa renovação houve a mudança do nome e da logo da empresa, mostrando a sua nova cara. O impacto foi muito grande no púbico interno da empresa gerando mudanças que favoreceram o grande ciclo de crescimento que a empresa teve. O Planejamento da mudança do nome e da logo foi delineado em que nível organizacional? DAS QUESTÕES ABAIXO MARQUE A QUESTÃO 100% CORRETA QUE RESPONDA A PERGUNTA PROPOSTA:
	
	
	Nível tático, pois é nesse nível que esta o planejamento de marketing.
	
	Nível operacional, pois as definições do planejamento de mudança de mudança de nome e da logo diz respeito somente aos pontos de produção e distribuição do produto.
	
	Nível estratégico porque é nesse nível que está o departamento de Recursos Humanos onde são planejados os procedimentos que impactam a imagem da empresa em seus funcionários.
	 
	Nível tático, pois as definições do planejamento de mudança de nome e da logo diz respeito somente a departamentos que divulgarão a nova marca.
	 
	Nível estratégico, pois as definições de planejamento sobre a mudança de nome e da logo da empresa diz respeito ao seu maior nível.
	
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201310322125)
	� Fórum de Dúvidas (10 de 38)�       �Saiba  (7 de 19)�
	
	O ambiente empresarial externo divide-se em dois tipos: O primeiro é constituído pelos elementos que atuam de forma indireta na organização, sendo denominado ambiente indireto, ambiente geral ou macroambiente O segundo constitui-se dos elementos que atuam de forma direta na organização e é chamado de ambiente direto, de tarefa ou microambiente. A partir desses conceitos, assinale a alternativa correta:
	
	
	Um aumento na taxa de juros é uma variável econômica do ambiente de tarefa que pode impactar a empresa de forma positiva ou negativa.
	 
	O aumento de empresas concorrentes no mesmo mercado constitui uma variável do macroambiente.
	
	Uma alteração na composição e distribuição da população segundo sexo, idade e estrutura familiar é uma variável ecológica do macroambiente que pode impactar a empresa de forma positiva ou negativa.
	 
	Uma alteração nas leis do país constitui uma variável do ambiente geral (macroambiente) que pode impactar a empresa de forma positiva ou negativa.
	
	A perda de qualidade do material entregue por um fornecedor é uma variável do ambiente geral que pode impactar a empresa de forma positiva ou negativa.
	
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201310737486)
	� Fórum de Dúvidas (3 de 38)�       �Saiba  (1 de 19)�
	
	Geraldo sempre foi o colaborador com maiores notas nos treinamentos promovidos pela empresa Slim Perfis de Alumínio LTDA. Nas provas teóricas e práticas realizadas ao final de cada treinamento ele era sempre o melhor colocado, seu trabalho na linha de produção era impecável, muito habilidoso com os instrumentos e também muito atento aos detalhes na finalização de suas peças. Apesar de muito bom tecnicamente, era meio grosseiro, não se comunicava com seus superiores e não tinha bom relacionamento com a equipe. Em sua última avaliação de desempenho, Geraldo tomou coragem e perguntou ao seu gerente porque nunca haviam lhe dado a oportunidade de ser promovido ao cargo de Supervisor de Equipes. Seu gerente baseou sua justificativa tomando como base o conceito de Robert Katz que define três habilidades necessárias ao administrador: técnicas, humanas e conceituais. Com base no que relata o caso, é possível identificar que, para assumir o cargo em questão, faltava à Geraldo o desenvolvimento de :
	
	 
	habilidades técnicas superiores para orientar e treinar sua equipe.
	
	habilidades conceituais, para que ele pudesse compreender a complexidade da organização e analisar situações abstratas que o cargo exigia.
	
	habilidades técnicas, humanas e conceituais, pois o cargo em questão era de nível estratégico
	
	habilidades técnicas, para que ele conhecesse todo o trabalho realizado em todos os departamentos da fábrica.
	 
	habilidades humanas, para que ele pudesse relacionar-se de forma positiva, liderar pessoas e comunicar-se de forma eficaz.

Outros materiais