Buscar

trabalho tendencias pedagogicas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Curso Pedagogia
1º semestre 
Itajubá 2015
Sueli Lopes
 Universidade Norte do Paraná
A IMPORTÂNCIA DA MUDANÇA DE TENDÊNCIAS NA ATUALIDADE
		A educação brasileira se mostra com necessidade de repensar numa escola flexível, com a finalidade de não só atender a demanda escolar como também, pela qualidade dessa escola.
		O trabalho apresentado procura demonstrar a reflexão sobre os dados coletados na entrevista e através dela identificar abordagens teóricas que apareceram na fala dos professores e como reconhecem ação de ensinar aprender e avaliar no contexto escolar.
Introdução
Pedagogia tradicional: o aluno é educado para atingir objetivo pelo próprio esforço. Os conhecimentos e valores sociais são acumulados pelas gerações adultas, e repassados de geração a geração.
A Tendência Liberal Renovada Progressivista: sua função é preparar indivíduos para desempenhar papeis sociais de acordo com aptidões individuais na sociedade.
A IMPORTÂNCIA DA MUDANÇA DE TENDÊNCIAS NA ATUALIDADE
A Tendência Liberal Renovada Progressivista: sua função é preparar indivíduos para desempenhar papéis sociais de acordo com aptidões individuais na sociedade.
O professor seguidor da Teoria Progressivista valoriza a inserção de desafios para estimular reflexões e criar aplicação do conteúdo na prática.
 Nessa tendência, a avaliação deve ser contínua e a experiência vivida pelo aluno deve ser a base da relação educativa.
A Tendência Libertadora acentua o sentido da cultura como desenvolvimento das aptidões individuais.
Aprender se torna uma atividade de descoberta, é uma auto aprendizagem, sendo o ambiente o meio estimulador.
		Em pleno século XXI com toda disponibilidade tecnológica, se torna extremamente viável a Tendência Liberal Renovada Progressivista e suas similares para o preparo do aluno para a autogestão, valorizando seu senso crítico onde o conhecimento não fique apenas durante o ensino fundamental, médio e superior e sim tenha uma aplicação na realidade do aluno. Colaborando também, para a quebra conceito de “depositador de conteúdo” onde o professor apenas passa a matéria e não instiga o aluno a nada, sempre de forma maçante predominante por anos na teoria tradicional.
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais