Buscar

Exercícios de genética de populações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios de genética de populações
Uma população constituída por 950 indivíduos cuja freqüência gênica do alelo “a” era de 0,20, recebeu um grupo de 50 migrantes, entre os quais, a freqüência do mesmo alelo era de 0,80. Qual será a freqüência desse alelo após a migração?
Determinar a diferença entre a freqüência inicial igual a 0,30 de um alelo em uma população de 1950 indivíduos e a freqüência do mesmo alelo após ter recebido um grupo de 50 migrantes onde a freqüência do alelo era de 0,90.
Em uma população o gene A está na freqüência 0,80 e seu alelo a na freqüência de 0,20. Considerando-se que a mutação de A para a ocorre na taxa de 0,001 e a taxa de mutação reversa de 0,002, determinar a freqüência do alelo A na primeira e na segunda gerações de descendentes.
A taxa de mutação do gene A para seu alelo a é igual a 0,001 e a taxa de mutação reversa de 0,002. Qual será a freqüência do alelo A no estado de equilíbrio?
Um gene recessivo prejudicial a uma espécie de animal doméstico ocorre na freqüência de 0,02 em determinado rebanho. Eliminando-se da reprodução todos os indivíduos homozigotos recessivos por 10 gerações, qual será o valor da freqüência do alelo atingido pela seleção?
Um rebanho bovino é constituído por animais mochos e com chifres. A freqüência do alelo recessivo para a presença de chifres nesse rebanho é 0,700. Aplicando-se contra os homozigotos recessivos uma taxa de seleção igual a 0,50, que valor terá a freqüência do gene para a presença de chifres nesse rebanho na geração seguinte?
Por que é mais provável encontrarmos na natureza alelos deletérios (letais) recessivos do que dominantes?
Na espécie humana existe um indivíduo albino em cada 20.000 indivíduos. Se todos os albinos forem impedidos de se reproduzir, quantas gerações seriam necessárias para se reduzir a freqüência desse gene para 1/200?
Considere a freqüência dos portadores de uma doença letal determinada por um 
alelo recessivo igual a 1/40.000. Considerando que todos os animais portadores 
da doença morrem antes da idade reprodutiva e que a duração da geração em 
anos desta espécie é de 10 anos, quantos anos serão necessários para que a 
freqüência deste alelo deletério seja reduzida à metade?
Uma amostra de população de 420 indivíduos mostrou: 137 do grupo M, 196 do grupo MN e 87 do grupo N, a fim de testar a hipótese do controle genético do caráter por um gene com dois alelos codominantes, verifique se a amostra encontra-se em equilíbrio genético.

Outros materiais