Buscar

Sociedade e Organizações - Gabarito AP1 - 2015.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP1
Período - 2015/2º
Disciplina: Sociedade e Organizações
Coordenador da Disciplina: Antonio M. Fandiño
Aluno (a): ............................................................................................................................
Pólo: ....................................................................................................................................
Só será aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
Não será feita revisão da questão quando respondida a lápis.
Cada questão vale dois (2) pontos;
Boa sorte!
1ª Questão: aulas 1 e 2 
Marque a resposta correta abaixo: 
( x ) A finalidade das teorias desenvolvidas por Ford e Fayol, são conseguir maior produtividade do trabalho e a busca da eficiência das organizações. Em função destas teorias, ocorreu uma redução no custo dos bens manufaturados. E em decorrência disto, o que se era um luxo acessível apenas aos ricos, como automóveis ou aparelhos domésticos, tornou-se disponível para as massas.
( ) Remuneração (deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização) e Centralização: (as atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas) são conceitos desenvolvidos por Henry Ford..
( ) Na organização as comunicações têm papel secundário para o desenvolvimento e inserção do indivíduo. Já na vida pessoal, esta é fator essencial para seu desenvolvimento.
( ) as organizações por não sofrerem pressões e, ao mesmo tempo, pressionarem os diferentes ambientes sociais são uma forma de sociabilidade produzida, transmitida, partilhada e renovada.
2ª Questão: aulas 6 e 7
Marque a afirmação errada: 
( ) O que a psicologia organizacional busca enfatizar e abordar é o funcionário como ser humano, às vezes esquecido e sufocado pela utilização da tecnologia, que é vista como um dos principais fatores de avanço, lucratividade e expansão organizacional.
( x ) o contrato psicológico é, essencialmente, um conjunto de expectativas e normas formais, que estabelece um acordo implícito e explicíto: o empregado dá sua energia e seu talento; do outro lado, a empresa paga e exige resultados para obtenção dos seus objetivos, ou seja, o contrato psicológico lida com as expectativas da organização sobre o indivíduo e as contribuições que este pode fazer para satisfazê-la. Tudo isto funciona de modo dinâmico, influenciando contínuamente o comportamento dos funcionários. 
( ) O comportamento humano pode ser definido como reações dos indivíduos e respostas que estes apresentam a um estímulo específico, sendo determinado pelo conjunto de características ambientais (adquiridas) e hereditárias (genéticas), com absorção das pressões exercidas pelo meio ambiente (Kanaane,1999).
( ) A reciprocidade deve ser a chave em um contrato psicológico para que resultados aceitáveis sejam atingidos. Além disso, um contrato psicológico é um conjunto de expectativas de um indivíduo das suas relações com a empresa, bem como com seus colegas.
3ª Questão: aula 12
Marque a afirmação errada abaixo:
( ) Um indivíduo que domina um ofício completo pode trabalhar por toda a parte para se manter; o outro, o da manufatura, é apenas um acessório e, separado de seus colegas de trabalho, não tem nem capacidade, nem independência, sendo forçado a aceitar a norma que lhe querem impor.
( ) Na estrutura burocrática as atividades normais exigidas para os propósitos da organização se encontram distribuídas de maneira estável sob a forma de deveres formais. A rígida divisão do trabalho só permite o emprego de pessoal especializado e, com a globalização, essas especializações tendem a ficar mais exigentes no mercado de trabalho, cada vez mais competitivo e com poucas oportunidades de aproveitamento de grande quantidade da mão-de-obra disponível.
( ) O sentido da Terceira Onda coloca que a humanidade defronta-se com a mais profunda convulsão social e reestruturação criativa de todos os tempos. Sem que reconheça claramente, a humanidade está engajada na construção de uma nova e extraordinária civilização a partir de seus próprios alicerces.
( x ) Organização hierárquica de cargos: significa que os cargos, nas organizações burocráticas, passam a ser subsistemas abertos tecnicamente, eliminando a antiga figura do "imprescindível e insubstituível". Em contrapartida houve a necessidade de proteção do funcionário contra arbitrariedades, o que passou a ser feito pelas legislações trabalhistas.
( ) As economias da Terceira Onda requerem um tipo de trabalhador que raciocina, pergunta, inova e assume riscos. Trabalhadores que não são facilmente intercambiáveis. Ela favorece a individualidade, que não é o mesmo que individualismo. Não há apenas mais qualidades diferentes de trabalho, também há mais qualidades diferentes de lazer, estilos de arte, movimentos políticos, mais credos religiosos e mais grupos raciais e lingüísticos reconhecidos.
4ª Questão: aulas 13 e 14
Marque a afirmação errada abaixo: 
( ) Empowerment não significa um trabalhador apenas investido de poder, mas, antes, dotado de responsabilidades. Ao gerente cabe aplicar uma liderança educadora ancorada no sentimento da confiança. Peter Drucker afirma que “não se avalia um gerente pelo número de pessoas que se reportam a ele, mas pela sua capacidade de fazer com que essas pessoas trabalhem a massa de informações disponível e tomem decisões por elas mesmas”.
 ( x ) A cultura organizacional tenta continuamente ajustar as manifestações de cultura da sociedade na qual a empresa está inserida, já que é fácil modificar o núcleo de crenças e pressupostos básicos, dentro das organizações, classificados como: níveis, infiltração, implicito, impresso, político, pluralidade e interdependencia. 
( ) O ambiente que envolve as organizações é extremamente dinâmico, exigindo delas uma elevada capacidade de adaptação como condição básica de sobrevivência. O processo de mudança organizacional começa com o aparecimento de forças que vêm de fora ou de algumas partes da organização
( ) A eficiência da organização relaciona-se indiretamente com sua capacidade de sobreviver, de adaptar-se, de manter sua estrutura e tornar-se independente da função particular que preenche.
5ª Questão: aula 8 e 10
Marque a afirmação errada abaixo:
( ) O Plano Nacional de Qualificação tem como um de seus fundamentos o aspecto Conceitual que coloca: a busca da prevalência de noções como educação integral; formas solidárias de participação social e gestão pública; empoderamento dos atores sociais tendo como perspectiva sua consolidação como cidadãos plenos; qualificação social e profissional; território como base de articulação do desenvolvimento local; efetividade social; qualidade pedagógica; reconhecimento dos saberes socialmente produzidos pelos trabalhadores. 
( x ) A aptidão representa uma predisposição ou a potencialidade de cada pessoa em aprender determinadas habilidades ou comportamentos. Assim, a aptidão é uma habilidade em estado latente ou potencial que não pode ser desenvolvida por meio de exercício ou prática.
( ) a cultura organizacional está associada à qualidade de vida no trabalho e possui poderosa influência na qualidade de vida das pessoas, além de ser um resultado social desejável de se perseguir em si próprio.
( ) A satisfação no trabalho é um sentimento agradável que resulta da percepção de que nosso trabalho realiza ou permite a realização de valores importantes relativos ao próprio trabalho.
( ) Um bom lugar para se trabalhar possibilita, entre outras coisas, que as pessoas tenham, além do trabalho, outros compromissos em suas vidas, como a família, os amigos e os hobbies pessoais. Na perspectiva do funcionário, isto é uma questão fundamental de justiça.

Outros materiais