A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Simulados saúde do idoso

Pré-visualização | Página 1 de 3

Fechar
	Data: 01/12/2015 23:02:31 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201202212811)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A avaliação do status funcional do paciente idoso é muito importante para um bom atendimento do idoso, pois os objetivos terapêuticos deverão estar focados na melhoria deste status. A compreensão desta avaliação deve pautar-se na revisão da maior parte das habilidades funcionais, que são divididas em duas categorias, são elas:
		
	
	Análise de dor e edema.
	
	História familiar e social.
	
	História pregressa e atual da doença.
	 
	Atividades da vida diária e atividades instrumentais de vida diária.
	
	Conduta e tratamento.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202211559)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Ao refletir sobre o cuidado de idosos dependentes, é importante destacar a figura do cuidador. Cuidar de um indivíduo doente requer atenção integral. São qualidades e atribuições do cuidador de idosos:
I - Auxiliar o idoso em suas caminhadas para que ande com postura correta e protegê-lo para que não caia.
II - Cuidar do idoso acamado virando-o periodicamente para evitar as úlceras de pressão.
III - Ter conhecimento sobre a medicação em uso e administrá-la conforme as necessidades do idoso.
De acordo com o exposto, analise as afirmações e assinale a alternativa correta.
		
	
	I, II e III são verdadeiras.
	
	II e III são verdadeiras.
	 
	I e II são verdadeiras.
	
	Somente I é verdadeira.
	 
	Somente II é verdadeira.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202158245)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As quedas nos idosos são mais comuns nos indivíduos que apresentam mobilidade ao lado de instabilidade e têm sido consideradas como um sério problema de saúde pública relacionado a essa população. Sendo assim, a abordagem da fisioterapia na prevenção das quedas nos idosos torna-se fundamental para a garantia de sua saúde e autonomia. A etiologia das quedas é multifatorial e um programa fisioterapêutico preventivo deverá envolver diversas estratégias, entre elas uma avaliação cuidadosa e uma intervenção eficaz. No que se refere à intervenção fisioterapêutica voltada especificamente para evitar que as quedas aconteçam, o programa deve incluir:
I −fortalecimento dos membros superiores, porque são elementos essenciais para o equilíbrio durante a marcha e sua fraqueza pode ocasionar as quedas;
II −fortalecimento dos membros inferiores, porque a diminuição de sua força muscular, própria do processo de envelhecimento, reduz a capacidade para resistir às quedas;
III −treinamento de técnicas de levantamento, para evitar que o idoso permaneça por longo tempo no chão se sofrer uma queda quando estiver sozinho;
IV −treinamento de equilíbrio, com a utilização de técnicas específicas, para melhorar a capacidade postural do idoso reduzindo o risco de quedas;
V −verificação dos medicamentos utilizados pelo idoso e suspensão ou substituição daqueles que podem ser os responsáveis pelas alterações que o levam às quedas. Estão corretas, apenas, as afirmações Enade, 2007
		
	
	II, IV e V.
	
	I e III.
	
	I, III e V.
	 
	II e IV.
	
	I, II e III.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202144499)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Escala de Atividades de Vida Diária (Barthel), tem como objetivo indicar o grau de dependência do paciente avaliado. De acordo com essa escala, é uma característica do paciente independente:
		
	
	Veste-se com alguma ajuda. Necessita também de alguma ajuda para arrumar a roupa, amarrar os sapatos, ou colocar a cinta.
	
	Apresenta episódios ocasionais de incontinência ou necessita de ajuda para o uso de sondas ou outro dispositivo.
	
	Pode caminhar até 50 metros, mas necessita de ajuda ou supervisão.
	 
	Lava o rosto, as mãos, escova os dentes etc. Barbeia-se e utiliza sem problemas a tomada, no caso de aparelho elétrico.
	
	Come com dificuldade, necessita de ajuda para cortar o pão, passar manteiga etc.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202144502)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O escore de Framinghan foi revisto e modificado pelo National Cholesterol Education Program (NCEP)/Adult Treatment Panel (ATP) III ¿ NCEP III. Com base nesse novo escore, os pacientes em prevenção primária da aterosclerose são classificados em três níveis de risco absoluto de eventos coronarianos principais (morte ou IM não fatal):
Alto risco (risco de DAC em 10 anos > 20%);
Risco Intermediário (risco de DAC em 10 anos entre 10 e 20%);
Baixo risco (risco de DAC em 10 anos < 10%).
Considere um paciente masculino, 50 anos, sem manifestações atuais ou prévias de aterosclerose, sem história familiar de evento aterosclerótico prematuro, sem história de tabagismo, com pressão arterial de 125/80 mmHg, LDL-C 165 mg/dl, HDL-C 44 mg/dl, glicemia em jejum > 140 (3 avaliações). É correto afirmar.
		
	
	Este é um paciente de risco intermediário, pois apresenta dois fatores de risco (idade > 45 anos e diabetes tipo II). Sua meta para o LDL-C é reduzi-lo abaixo de 130 mg/dl, através de mudança de estilo de vida, e se necessário, medicação apropriada.
	 
	Este é um paciente de alto risco, pois apresenta níveis glicêmicos compatíveis com diabetes, que por si só já o inclui neste grupo. A meta de LDL-C para este paciente é < 100 mg/dl, através de mudança no estilo de vida e/ou medicação apropriada.
	 
	Este é um paciente portador de síndrome metabólica e deve ser encaminhado à nutricionista para perda de peso, sem preocupação com níveis lipêmicos.
	
	Este é um paciente de baixo risco, pois apresenta apenas um fator de risco (diabetes tipo II). Sua meta para o LDL-C é reduzi-lo abaixo de 160 mg/dl, através de mudança de estilo de vida e, se necessário, medicação apropriada.
	
	Este é um paciente de risco intermediário pois apresenta três fatores de risco (idade > 45 anos, diabetes tipo II, HDL-C < 45 mg/dl). Sua meta para o LDL-C é reduzi-lo abaixo de 130 mg/dl, através de mudança de estilo de vida e, se necessário, medicação apropriada.
		
	 
	 Fechar
	
	 
	
	Data: 01/12/2015 23:13:15 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201202212805)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As atividade de vida diária (AVDs) são atividades de cuidado pessoal que a própria pessoa pode realizar todos os dias, como comer, vestir-se, tomar banho, realizar transferências de posição, controlar a bexiga e o intestino. Qual o mecanismo de medida das AVDs melhor padronizado e mundialmente utilizado?
		
	
	Tug
	 
	Barthel
	
	Berg
	
	EVA
	
	Wisconsin
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202158234)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A História Natural da Doença é o conjunto de processos interativos que afetam desde o aparecimento da doença até o resultado final. Com base nessa informação, analise as afirmações a seguir. Uma fratura de quadril em um idoso tem etiologia multifatorial, e suas conseqüências no estado de saúde dependerão das condições clínicas pré-existentes no momento da fratura e dos níveis secundário e terciário de atenção à saúde existentes na comunidade onde vive o idoso. PORQUE O homem participa em todas as etapas do processo da História Natural da Doença, sendo gerador das condições favoráveis ao aparecimento de estímulos patológicos e vítima do contexto de agressão à saúde por ele favorecido. Analisando as afirmações acima, conclui-se que Enade 2007
		
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	as duas afirmações são falsas.
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202148295)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A avaliação geriátrica global é um método de diagnóstico que aborda a área médica,