Buscar

DESENVOLVIMENTO PRÉ-NATAL COMPLETO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
DESENVOLVIMENTO PRÉ-NATAL E NASCIMENTO 
O período embrionário começa no início da terceira semana. Amassa informe de células torna-se um ser distinto – algo que ainda não é reconhecivelmente humano mas já é decididamente vivo.
	Oito semanas após a concepção, o embrião pesa em torno de 1 grama e tem cerca de 2,5 cm de comprimento. A cabeça tornou-se mais arredondada do que a estreita protuberância que era, e as características da face já estão formadas. O embrião já possui todos os órgãos básicos e as partes do corpo(exceto os órgãos sexuais) de um ser humano, inclusive cotovelos e joelhos. Os dedos das mãos e dos pés se separam e a “cauda” já não é mais visível, tendo sido incorporada ao final da espinha aos 55 dias aproximadamente.
O terceiro mês - Na 12ª semana após a concepção os órgãos genitais externos já estão plenamente formados. No final do terceiro mês, o feto pode movimentar – e de fato o faz – quase todas as partes do corpo – dá chutes, chupa o polegar e até mesmo pisca e franze as sobrancelhas. Ele muda de posição facilmente dentro da placenta.
	
*
DESENVOLVIMENTO PRÉ-NATAL E NASCIMENTO 
Os três meses intermediários – No 4º, 5º e 6º meses, o batimento cardíaco torna-se mais forte e os sistemas digestivos e excretor desenvolvem-se mais. As unhas dos dedos das mãos e dos pés e os botões dos dentes se formam e o cabelo (inclusive os cílios) cresce. O cérebro começa a reagir a estímulos. O SNC torna-se responsivo e sensível.
	Os bebês nascidos antes de 22 semanas de gestação raramente sobrevivem mais que alguns dias, porque mesmo os respiradores e reguladores cardíacos mais sofisticados não podem manter a vida de um feto cujo cérebro ainda não começou a funcionar.
	Aproximadamente 28 semanas após a concepção, o desenvolvimento do cérebro dá um salto notável. Os padrões de movimento também se tornam “cada vez mais sofisticados e integrados”. O peso também é essencial para a viabilidade- com 28 semanas, o feto normal pesa +- 1.300g e suas chances de sobrevivência aumentaram para mais de 90%.
	
*
DESENVOLVIMENTO PRÉ-NATAL E NASCIMENTO 
	
Os três últimos meses – Atingir a idade da viabilidade significa simplesmente que a vida fora do útero é possível. Cada dia dos 3 últimos meses do desenvolvimento pré-natal melhora as probabilidades, não só de sobrevivência como também de saudáveis e felizes primeiros meses para os bebês e os pais.
	A diferença essencial entre um bebê prematuro e nascido a termo é o desenvolvimento dos sistemas respiratórios e cardiovascular. Durante esse período os pulmões começam a se expandir e contrair-se, exercitando os músculos envolvidos na respiração e utilizando o líquido amniótico que circunda o feto como substituto para o ar. O feto aspira o fluido pela boca e pelo nariz e depois o exala, tal como um peixinho.
	O feto ganha geralmente mais de 2.000g de peso crítico nas últimas 10 semanas.
*
HABILIDADES SENSORIAIS INICIAIS
	Mesmo bebês recém-nascidos são capazes de dar algum sentido a suas percepções de tato, olfato,gustação , audição e visão.
AUDIÇÃO – A audição começa no útero mesmo antes do nascimento. Os fetos respondem aos sons e podem até aprender a reconhecê-los. Os ruídos repentinos assustam os recém-nascidos,fazendo-os chorar; sons rítmicos como o de uma canção de ninar ou a batida do coração, os tranqüiliza e o faz dormir. Quando estão despertos, eles viram a cabeça num esforço para localizar a origem do som, e começam a associar visão e som.
	O reconhecimento precoce de vozes pode estar baseado em terem ouvido essas vozes quando estavam no útero e pode ser um mecanismo para o vínculo entre os pais e a criança.
*
HABILIDADES SENSORIAIS INICIAIS
	
VISÃO – O nascimento, a visão é o menos desenvolvido dos sentidos, sendo a visão a distância particularmente indistinta. As estruturas retinianas são incompletas, e o nervo ótico não está completamente desenvolvido. Os recém-nascidos piscam diante de luzes brilhantes. Sua visão periférica é muito estreita. A capacidade de desviar o olhar para acompanhar um objeto em movimento se desenvolve rapidamente nos primeiros meses, assim como a percepção de cores.
	Os olhos de um neonato focam melhor a aproximadamente 30cm, distância típica do rosto de uma pessoa que segura o bebê.
	A visão das cores provavelmente não existe ao nascimento, mas ela se apura rapidamente durante os primeiros meses. Os bebês de um mês podem distinguir o vermelho, o verde e o branco, a sua capacidade de detectar outras cores é limitada. Dos 3 a 4 meses, os bebês podem distinguir muito mais cores e também diferenciá-las com mais exatidão.
	Em conseqüência desses avanços, a percepção de profundidade e de movimento melhora substancialmente.
*
HABILIDADES SENSORIAIS INICIAIS
PALADAR – Os recém-nascidos preferem sabores adocicados a sabores amargos e azedos. O leite materno humano é um tanto adocicado.Embora menos desenvolvido que a audição, o sentido do paladar dos recém-nascidos funciona perfeitamente.
	Juntos o paladar e o olfato continuam a se desenvolver durante os primeiros meses, e tornam-se plenamente aguçados com 1 ano. No final da 1ª infância esses sentidos estão provavelmente mais agudos do que em qualquer outra época em todo o decurso da vida. Os especialistas recomendam que seja oferecida aos bebês uma ampla variedade de alimentos, porque as preferências de sabores se desenvolvem tão rapidamente que a inclusão de novos alimentos torna-se mais difícil a cada ano que passa. Os sabores e aromas da primeira infância provavelmente serão lembrados por toda a vida. O cérebro registra e coleta as sensações da infância, criando o modelo de toda a vida das percepções ulteriores.
OLFATO – Os recém-nascidos são capazes de saber de onde provém os odores.O olfato é bem aguçado, principalmente no caso de odores que sejam particularmente significativos para eles – como os associados à alimentação
*
HABILIDADES SENSORIAIS INICIAIS
TATO E SENSIBILIDADE À DOR – O tato parece ser o primeiro sentido a se desenvolver, e durante os primeiros meses de vida é o sistema sensório mais maduro. Quando a bochecha de um recém-nascido faminto é acariciada próxima à boca, o bebê responde tentando encontrar o mamilo. Os primeiros sinais desse reflexo aparecem no útero dois meses após a concepção. 
	O sentido do tato é o que permite que as pessoas sintam dor. Mesmo no primeiro dia de vida, os bebês podem sentir e de fato sentem dor. 
	Mesmo nos primeiros meses, muito antes de as suas limitadas habilidades visuais permitirem a inspeção visual cuidadosa, os bebês manipulam objetos para examina-los ( e muitas vezes os transferem para a boca para explora-los com a língua, com as gengivas, as bochechas e os lábios, que são muitos sensíveis ao tato). Aos 6 meses, os bebês distinguem objetos com base na temperatura, no tamanho, na dureza e na textura; pouco mais adiante, são capazes de distinguir objetos pelo peso.
	Por vezes, o sentido de movimento é considerado um sexto sentido, e, se for esse o caso, ele é realmente forte ao nascimento. Muitas crianças que choram não se acalmam até que sejam carregada ou balançadas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais