Buscar

Av1 SAUDE DO TRABALHADOR

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0174_AV1_201403377448 » SAÚDE DO TRABALHADOR
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: - LIANA CRISTINA SOUSA 
	Professor:
	FATIMA DE OLIVEIRA SOUZA
CLAUDIA MARQUES COMARU
	Turma: 9013/CB
	Nota da Prova: 6,5 de 8,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 2  Data: 02/10/2015 18:32:29
	
	 1a Questão (Ref.: 201403664552)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os conceitos de saúde, trabalho e trabalhador foram foco de nossas reflexões para compreender os pilares da Saúde do Trabalhador no Brasil. Sobre os conceitos acima, assinale a opção correta:
		
	
	Segundo a Lei 8080/90, o trabalho não está inserido na listagem de determinantes e condicionantes de saúde.
	
	O conceito de emprego refere-se ao esforço, empenho despendidos em determinada atividade.
	
	O conceito de trabalho refere-se à relação estável onde se vende a força de trabalho aos meios de produção.
	
	O trabalho, enquanto esforço e empenho, surge na Revolução Industrial, onde predomina o trabalho nas fábricas.
	 
	Segundo o Ministério da Saúde, o conceito de trabalhador contempla também a população desempregada.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403664556)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo a 1ª Conferência Nacional de Saúde dos Trabalhadores (1986), o conceito de Saúde do Trabalhador não pode ser limitado apenas ao âmbito da fábrica, nem à sua formulação estritamente biológica. É necessário entender a saúde como determinada pelos processos sociais mais abrangentes. Analise as definições a seguir, correlacionando o segundo bloco com o primeiro.
(    ) Saúde como bem-estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença.
(    ) Saúde como direito de todos e dever do Estado.
(    ) Expressam a organização social e econômica do país.
 
A - Definição de saúde da Organização Mundial de Saúde.
B - Definição de níveis de saúde do Ministério da Saúde.
C - Definição de saúde da Constituição Federal, de 1988.
 
Assinale a alternativa com a sequência correta:
		
	
	B C A
	
	A B C
	
	C A B
	
	C B A
	 
	A C B
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403621582)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) "a saúde é o maior recurso para o desenvolvimento social, econômico e pessoal, assim como uma importante dimensão de qualidade de vida", e para alcançá-la "o indivíduo ou grupo deve ser capaz de identificar e realizar suas aspirações, satisfazer suas necessidades e adaptar-se ao meio ambiente"(BUSS, 2000). A partir desse conceito de saúde podemos problematizar a relação saúde e trabalho, uma vez que transcendemos o conceito de saúde apenas como ausência de doença. E então somos capazes de entender que: I- O trabalho é uma necessidade natural eterna, ou seja, um processo entre o homem e a natureza que se determina pela força concreta em que se dá a produção, distribuição, intercâmbio, e consumo dos meios de vida pelos diferentes grupos humanos. O trabalho implica um processo de produção social com dois momentos: produção e consumo, que formam uma unidade; II- O trabalho permite a inserção do indivíduo no mundo, contribuindo para a formação da sua identidade. Através do trabalho o indivíduo estabelece vida social; III- A saúde também depende das condições de trabalho. Quando o trabalho está mal organizado e mal executado pode trazer efeitos negativos para o trabalhador, como o adoecimento e a morte. IV- O trabalho é uma necessidade natural eterna, ou seja, é um processo exclusivo do homem, que existe desde seus primórdios, e não tem correlação com a natureza.
		
	 
	As opções I, II e III estão corretas;
	 
	Estão corretas as opções I e IV;
	
	As opções II, III e IV estão corretas;
	
	Apenas a opção IV está correta;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403654873)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Saúde do Trabalhador surge nos anos 80 no Brasil, em um movimento iniciado por volta da década de 60 em países ocidentais, marcado "pelo questionamento do sentido da vida, o valor da liberdade, o significado do trabalho na vida, o uso do corpo, e a denúncia do obsoletismo de valores já sem significado para a nova geração" (Mendes, 1991, p. 344). Como característica da Saúde do Trabalhador, assinale a opção correta:
		
	 
	Tem como objetivo a prevenção e promoção da saúde através de ações de assistência e vigilância dos ambientes de trabalho.
	
	As ações de saúde são centradas na figura do médico, que é responsável pela prevenção, promoção e assistência aos trabalhadores.
	
	Como principal objetivo, visa o controle dos riscos ambientais através de ações de higiene dos ambientes de trabalho.
	
	Este modelo tem como objetivo a adaptação física e mental dos trabalhadores aos setores de trabalho.
	
	Este modelo mantém o referencial da Medicina do Trabalho, pautado em uma visão mecanicista.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403551056)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo a Lei orgânica da saúde, a saúde do trabalhador é definida como ¿um conjunto de atividades que se destina, por meio de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde do trabalhador, assim como visa à recuperação e reabilitação dos trabalhadores submetidos aos riscos de agravos advindos das condições de trabalho¿. Assinale a alternativa que esse conjunto de atividades não abrange
		
	
	Participação na normatização, fiscalização e controle dos serviços de saúde do trabalhador nas instituições e empresas públicas e privadas
	
	Assistência ao trabalhador vítima de acidente de trabalho ou portador de doenças profissional e do trabalho
	
	Revisão periódica da listagem oficial das doenças originadas no processo de Trabalho
	
	Avaliação do impacto que as tecnologias provocam à saúde do trabalhador.
	 
	Garantia ao sindicato dos trabalhadores de requerer ao órgão competente a interdição do serviço ou de todo o ambiente de trabalho, quando houver ótimas condições para a vida ou saúde do trabalhador
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403551852)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação ao CEREST - Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, assinale a alternativa correta
		
	
	Os CERESTs habilitados de abrangência regional somente poderão alterar sua área de abrangência mediante prévia aprovação da Comissão Intergestores Tripartite (CIT).
	
	A implantação de CERESTs de abrangência municipal está condicionada a uma população superior a 50 mil habitantes.
	
	A destinação dos recursos para o CEREST deverá constar nos Planos de Saúde nacional, estaduais, distrital, exceto municipais.
	
	Os CERESTs poderão assumir as funções ou atribuições correspondentes aos Serviços Especializados de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) ou similar, tanto do setor público quanto do privado.
	 
	O CEREST tem por finalidade dar subsídio técnico para o SUS, nas ações de promoção, prevenção, vigilância, diagnóstico, tratamento e reabilitação em saúde dos trabalhadores urbanos e rurais.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403551851)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa incorreta. Entende-se por saúde do trabalhador a promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho, abrangendo
		
	
	participação, no âmbito de competência do Sistema Único de Saúde (SUS), da normatização, fiscalização e controle das condições de produção, extração, armazenamento, transporte, distribuição e manuseio de substâncias, de produtos, de máquinas e de equipamentos que apresentam riscos à saúde do trabalhador
	
	a participação, no âmbito de competência do Sistema Único de Saúde (SUS), em estudos, pesquisas, avaliação e controle dos riscos e agravos potenciais à saúde existentes no processo de trabalho.
	 
	a inexistência de garantia ao sindicato dos trabalhadores de requererao órgão competente a interdição de máquina, de setor de serviço ou de todo ambiente de trabalho, quando houver exposição a risco iminente para a vida ou saúde dos trabalhadores.
	
	avaliação do impacto que as tecnologias provocam à saúde.
	
	assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403553198)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As Normas Regulamentadoras de segurança e saúde do trabalhador estão descritas no (a)
		
	 
	Portaria n. 3214 de 08.06.1978
	
	Lei n. 5905 de 12.07.1977
	
	Parecer 163 de 27.01.1972
	
	Decreto n. 87900 de 30.04.1977
	
	Decreto n. 50387 de 28.03.61
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201403548200)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Analise as seguintes afirmativas concernentes à Norma Regulamentadora 4 (NR4) Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. I. Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) têm como finalidade prestar assistência médica individual ao trabalhador. II. É considerado Técnico de Enfermagem do Trabalho para fins da NR4 o profissional portador de certificado de conclusão de curso de qualificação de enfermagem do trabalho expedido por instituição especializada reconhecida e autorizada pelo ministério da educação III. Essa Norma estabelece a obrigatoriedade das empresas públicas e privadas, que tenham empregados regidos pela CLT, de organizarem e manterem em funcionamento Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). A partir dessa análise, pode-se concluir que estão corretas
		
	
	apenas as afirmativas I e III
	
	apenas a afirmativa I
	
	apenas a afirmativa II
	 
	apenas as afirmativas II e III
	 
	apenas as afirmativas I e II
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403548194)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), é correto afirmar que seu objetivo é a prevenção de acidentes e doenças
		
	
	decorrentes do trabalho, de modo a manter o trabalhador em seu posto de trabalho
	 
	decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador
	
	sejam elas decorrentes do trabalho ou do modo de vida imposto pela precária remuneração do trabalho
	
	decorrentes do trabalho, de modo a fazer um rastreamento do absenteísmo na empresa e tomar as providências necessárias
	
	fora do ambiente de trabalho, ocorridos no horário de lazer do trabalhador

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes