Buscar

AV3 DE CORPOREIDADE E MOTRICIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201308789097)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Na perspectiva da Corporeidade podemos afirmar que o movimento humano é:
		
	 
	caracterizado pelo deslocamento do corpo no espaço.
	
	a ação mecânica do sistema muscular em resposta às solicitações do ambiente.
	
	produzido pela ação do sistema muscular não sendo afetado por fatores externos.
	 
	uma ação intencional do indivíduo na sua relação com o mundo.
	
	resultante da ação de mecanismos perceptivos que ocorre no Sistema Nervoso Central do indivíduo.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308789139)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É por meio da compreensão de que existem diferentes olhares e escolhas que se justifica o fato de existir diferentes teorias para explicar o mesmo conceito e é a partir dessas escolhas que se constrói o conhecimento.
 
Na disciplina Corporeidade e Motricidade, para explicar os conceitos de corpo, movimento, corporeidade e motricidade foram escolhidas as teorias de
		
	
	Michel Foucault e João Batista Freire.
	
	Jean Paul Sartre e Paulo Freire.
	 
	Merleau-Ponty e Manuel Sergio.
	
	Piaget e Wallon.
	
	Platão e Aristóteles.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308255015)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ciência da Motricidade humana foi desenvolvida pelo filósofo português, Manuel Sérgio, baseado nas ideias de Le Boulch e de Pierre Parlebas. Segundo o autor, a Educação Física é apenas o ramo pedagógico desta Ciência, sendo a Motricidade Humana muito mais abrangente. Segundo Sérgio (1992) alguns dos marcos da construção da ciência da Motricidade Humana foram
		
	
	a revolução francesa, o militarismo desenvolvido no pós-guerra e o aumento da prática de diversas modalidades esportivas.
	 
	as teorias de Freud, as contribuições da fenomenologia e o reconhecimento de que a educação motora racionalmente orientada, deve integrar o ato educativo.
	
	a revolução industrial, o crescimento da sociedade de consumo e o desenvolvimento da internet.
	
	a medicina preventiva e a curativa, os avanços da cirurgia estética e o dualismo das atuais teorias sobre o homem.
	
	os avanços das redes sociais e a integração constante da corporeidade e da motricidade na complexidade humana.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308253639)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A partir da década de 1980 surge uma reação de modelo pedagógico que propõe a superação da visão biológica e de rendimento corporal, com bases no desenvolvimento do aluno nos aspectos de origem psicológica. Esta abordagem denomina-se desenvolvimentista. A abordagem desenvolvimentista utiliza o esporte e seus conteúdos para ensinar valores que objetivem a compreensão da complexidade do ser humano em suas esferas social comportamental, biológica e cognitiva. Outra tendência que surge neste período é a Motricidade Humana. Marque a alternativa correta quanto a compreensão da noção de corpo pelo professor de Educação Física nesta abordagem.
		
	
	O professor compreende o corpo como uma máquina que busca rendimento e performance;
	
	O professor compreende o corpo em sua totalidade e complexidade, mas mesmo assim busca a performance.
	 
	O professor compreende o corpo em sua totalidade e complexidade individual e única;
	
	O professor compreende o corpo como algo que deve ter suas habilidades motoras desenvolvidas ao máximo;
	
	O professor compreende o corpo como um instrumento de trabalho;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308881507)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A partir do novo cenário, observa-se que impondo um novo padrão de Homem, de corpo, de beleza. Tais circunstâncias se estabelecem na medida em que favorecem o surgimento de mecanismos que insistem em desconhecer, por um lado, as especificidades culturais e históricas do homem e, por outro, em negar aquilo que é inerente a sua própria condição de Ser Humano: a perpetuação da vida social pela emancipação e para a liberdade. Diante do contexto ora exposto, podemos afirmar que:
I- A globalização capitalista atua incisivamente sobre o processo de alienação do homem, fragmentando-o entre corpo e mente.
 II- O avanço técnico-científico dos mercados globalizados auxiliam na implementação de uma pedagogia que privilegie a educação de Corpos Humanos treinados, adestrados e dóceis, que se adaptem às exigências de um mundo cada vez mais veloz .
 III - O homem globalizado está integrado ao mundo atual em todos os sentidos e nem um pouco preocupado com as desigualdades sociais, pois no mundo capitalista a meta é cada vez ganhar mais.
		
	
	Somente as opções II e III estão corretas.
	 
	Somente a opção I está correta.
	
	Somente a opção III está correta.
	 
	Somente a opção II está correta.
	
	Somente as opções I e III estão corretas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308789073)
	Pontos: 1,0  / 1,0
		Nunca se falou tanto em corpo como neste tempo que tanto o profana. Nas fábricas, o corpo do operário atrela-se ao ritmo da máquina, como Chaplin critica em ¿Tempos Modernos¿. Por que os agricultores, que fazem tantos trabalhos físicos, não possuem corpos atléticos? Seus corpos, em geral, são duros, rígidos, contraídos, porque usados apenas como ferramentas e não como expressão do ser que somos nessa indivisível unidade corpo-espírito.( Frei Betto. Jornal do Brasil, 14 jun. 2001)
 
O culto ao corpo é uma expressão que denota algo acompanhando o homem na sua trajetória histórica. Entre outros espaços de aula, o ambiente das academias de ginástica está entre aqueles em que este fenômeno se manifesta com mais intensidade. Nele, o professor de Educação Física deve incentivar o treinamento físico e os cuidados estéticos. Não pode, entretanto, desprezar possíveis exageros incompatíveis com o bem-estar físico e emocional de seus alunos. Com base no texto, pode-se afirmar que, para cumprir seu papel na sociedade, o profissional de Educação Física deve:
		
	
	Orientar os alunos para obter um corpo com alto índice de massa corporal magra, pois isso gera um padrão de beleza aceito pela sociedade.
	
		Demonstrar ao aluno que os exercícios físicos irão levá-lo a atingir os padrões estéticos que deseja, gerando uma maior aceitação pessoal e social.
	
	Orientar o aluno para que ele atinja um padrão de beleza compatível com a sociedade em que ele vive cultuado através das ideologias midiáticas.
	 
	Orientar o aluno quanto às inter-relações dos problemas sociais com a prática de exercícios físicos, pois, neste caso, o corpo deixa de ser compreendido apenas como músculos, ossos e órgãos.
	
	Demonstrar ao aluno a importância dos exercícios físicos para acabar com as lesões ocupacionais e a formação de um corpo perfeito.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308408767)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Conforme descrito nos PCNs a Educação Física na década de 30 do século passado, estava inserida num contexto histórico e político mundial, com a ascensão das ideologias nazistas e fascistas, ganham força novamente as ideias que associam a eugenização da raça. Assinale a alternativa que apresenta a denominação dessa teoria da educação física escolar
		
	
	Educação Física Desenvolvimentista
	 
	Educação Física Higienista
	
	Educação Física Militarista
	
	Educação Física Tecnicista
	
	Educação Física Pedagogicista
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308408718)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A inquietação atual dos jovens com a autoimagem corporal e a sua corporeidade se desdobra em questões existenciais que têm origem
		
	 
	no conflito do padrão corporal imposto contra as convicções de ser autêntico e singular.
	
	na confiança no futuro, ofuscada pelas tradições e culturas familiares.
	
	na certeza da exclusão, revelada pela aceitação de seus pares.
	
	na aceitação das imposições da sociedade seguindo a influência de outros.
	
	no anseio de divulgar hábitos enraizados,negligenciados por seus antepassados.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308874282)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise os itens abaixo e identifique aqueles que indicam as contribuições do conceito de Corporeidade para a Prática de Ensino da Educação Física do currículo obrigatório/oficial I- Educação Física Escolar favorece a construção de diferentes saberes II - Enfatiza o tratamento interdisciplinar e contextualizado dos conteúdos das áreas de conhecimento como meio e não fins. III- Problematizar os temas da vida cidadã, que como elos articulares potencializam princípios estruturantes sobre o corpo em movimento e práticas socioculturais. IV ¿ O estudo e as práticas do esporte, da luta e da dança como fonte exclusiva de qualidade de vida. Assinale a alternativa correta:
		
	
	As alternativas I, II e IV
	
	Somente a alternativa IV está correta
	
	As alternativas III E IV estão corretas.
	
	As alternativas II, III e IV.
	 
	As alternativas I, II, III .
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308906204)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No Norte e Nordeste do Brasil, predominantemente no Maranhão, vive um grupo étnico, os índios Canela, que de tempos em tempos participam de jogos de recreação infantil, entre os quais destaca-se a corrida. Nela, os índios participam correndo por um percurso determinado. Todos os participantes atingem a chegada, independente de ser o primeiro ou o último. Entretanto, todos os outros comemoram a façanha, independente da equipe que venceu. O caso acima relatado sugere uma relação de produção incomum no esporte convencional, valorizando princípios defendidos como valores importantes na organização dos conteúdos escolares. O jogo descrito se baseia essencialmente em:
		
	
	trabalho e exploração.
	
	cooperação e exclusão.
	
	exploração e competição.
	 
	competição e solidariedade.
	
	exclusão e competição.

Outros materiais