Buscar

9. Analises de Custos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Federal de Uberlândia
Contabilidade de Custos Hospitalares
9. Analises de Custos
2º SEMESTRE/2015
9. Analises de Custos
 -> Existem várias metodologias de levantamento de custos: Absorção, Direto ou Variável, ABC, Padrão ou Standart, dentre os principais.
-> Escolher um modelo implica na utilidade para a organização e para os seus gestores.
-> O certo que qualquer que seja a opção deverá registrar, conforme a atividade, os custos pelo método por Absorção para atendimento ao fisco, tendo ainda um sistema gerencial que melhor atenda os interesses da organização.
-> Percebe-se uma tendência para a utilização do método norte americano, Custeio Padrão, pela facilidade da determinação dos custos por cada procedimento, que nada impede de apropriar-se do requinte do ABC para a metodologia dos rateios dos custos indiretos.	
9. Analises de Custos
 -> Na visão do Eliseu Martins, não existe o melhor método, mas aquele que condiz com a necessidade de cada gestor.
-> Cada método possui vantagens e desvantagens, porém para efeito eminentemente contábil, somente o custeio por absorção é aceito pelas autoridades fiscais.
-> Nesta ordem de ideias os demais métodos podem ser utilizados, desde que suas variações sejam refletidas na contabilidade.
-> As empresas que estão no lucro real procede a contabilização das variações no trimestre, porém aconselhamos que as mesmas sejam refletidas mensalmente.	
9. Analises de Custos
Repisamos as principais metodologias:
Custo por Absorção: São considerados todos os custos das áreas operacionais de produção ou serviços, sejam eles diretos ou indiretos, fixos ou variáveis. Consiste que cada bem ou serviço receba seus custos inerentes, absorvendo-os na medida de sua constituição, apropriados diretamente ou em forma de rateio, de tal sorte que sejam os custos completamente absorvidos.
	Na doutrina este método também é conhecido como método integral, pela aplicação estrita dos princípios contabeis aceitos.
	Características: engloba todos os custos, existem rateios para os custos indiretos, é o critério aceito na contabilidade fiscal, e os resultados sofrem influências direta dos volumes de produção.
9. Analises de Custos
Repisamos as principais metodologias:
b) Custeio Direto ou Variável: exige-se a classificação de custos variáveis e fixos. Apenas os custos variáveis são encarrilhados para custo. Os custos fixos há o entendimento que eles persistem mesmo que não haja produção e por este motivo deveriam ser considerados como despesa e não como custos. Embora exista fortes argumentos para a sua utilidade eles ferem os princípios contabeis geralmente aceitos no Brasil e a legislação fiscal, e portanto não podem ser utilizados, salvo gerencialmente com o consequente ajuste.
	Características: separação dos custos fixos e variáveis, somente os custos variáveis são custos do período e gerencialmente os custos fixos são considerados integralmente como redutores de resultado, não se ativando como estoques.
9. Analises de Custos
Repisamos as principais metodologias:
c) Custeio Baseado em Atividade:igualmente visa diminuir os efeitos dos rateios do custeio por absorção. Tratando a relação direta com as atividades que os produtos ou serviço estão envolvidos, visando reduzir sensivelmente as distorções provocados pelos rateios dos custos indiretos realizados de forma arbitrária. A ideia central é atribuir custos as atividades e depois aos produtos, numa relação de causa e efeito.
	Este é um método de vanguarda, porém a técnica exige um acompanhamento especializado e constante, o que inviabiliza a sua utilização na relação custo x beneficio em relação algumas empresas.
	
9. Analises de Custos
Repisamos as principais metodologias:
d) Custeio Padrão ou Custo Standart: é um método originário da América do Norte, e que foi bastante difundido gerencialmente em todo o mundo. Sua base técnica é levantar o custo planejado, em condições ótimas, considerando um nível aceitável de estrago (perda inerente ao processo) que são mensalmente confrontados com os custos reais e com isto traçam um plano de melhoria a cada setor responsável pelo processo. As variações são confrontadas a nível de valor e de quantidades. 
	Especificamente em relação ao hospitais tem uma função muito importante que é fornecer o custo planejado de cada procedimento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais