Buscar

Trab av1 parte I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
Paredes auto-portantes (que apoiam todas as cargas da edificação) estão entre as estruturas mais antigas conhecidas e dominadas pelo homem. A partir do momento que o homem "empilhou" um amontoado de pedras e ali estabeleceu residência, se deu o aparecimento de paredes "estruturais".
Atualmente, o aparecimento de novas técnicas construtivas permite que se utilize o conceito de vedação estrutural de uma forma racional e científica, visando a redução do desperdício e do tempo de execução de uma obra. Dentro deste contexto, enquadram-se o uso da alvenaria armada e das paredes de isopor.
1 – DEFINIÇÃO E CONCEITOS
São denominadas por auto-portantes as alvenarias destinadas a absorber as cargas das lajes e sobrecarga, sendo necessário para o seu dimensionamento a utilização da NBR 10837 e NBR 8798, observando que sua espessura nunca será inferior a 14cn (espessura do bloco) e resistência a compressão mínima fbk3 4,5 MPa.
Parede auto-portante é o sistema em que a alvenaria tem função estrutural, dispensando a construção de vigas e pilares. É usualmente executada em construções mais simples, com poucos pavimentos.
A alvenaria estrutural é um sistema construtivo tradicional, tendo sido muito utilizada desde o início da atividade humana de construção. Utilizando blocos de diversos materiais, como argila, pedra e muitos outros, foram produzidas obras que desafiaram o tempo, atravessando séculos e chegando até nossos dias como verdadeiros monumentos à engenhosidade humana.
Alvenaria estrutural ou auto-portante é a alvenaria com função estrutural onde, em uma edificação, dispensa-se a confecção de vigas e pilares, sendo a parede um elemento estrutural que irá receber os esforços, predominantemente de compressão, sob o efeito de cargas horizontais.
2–CARACTERÍSTICAS GERAIS
A alvenaria estrutural é um processo construtivo em que a estrutura e a vedação do edifício são executadas simultaneamente. O sistema dispensa o uso de pilares e vigas, ficando a cargo dos blocos estruturais a função portante da estrutura. Neste sistema, a parede não tem apenas a função de vedação (dividir ambientes); ela desempenha também o papel de estrutura da edificação. Esta solução permite construir desde simples muros, residências e edifícios de diversas alturas até hipermercados e indústrias.
Principais características da alvenaria estrutural com blocos de concreto:
Sistema construtivo de fácil execução
Permite envolver a mão de obra local e ampliar as unidades depois de prontas
Oferece significativa redução de custos, pois reduz o uso de armaduras e fôrmas e utiliza processos racionalizados
Propicia obras limpas, rápidas e extremamente seguras
O bloco de concreto, em comparação com outros artefatos, tem precisão dimensional e a possibilidade de oferecer várias faixas de resistência para diferentes tipologias de obra
A alvenaria de blocos cerâmicos apresenta características muito importantes: precisão dimensional, boa resistência à compressão, isolamento térmico e acústico, resistência ao fogo e à penetração da chuva, flexibilidade para a estética. Na alvenaria estrutural são utilizados blocos perfurados ou blocos com paredes maciças ou furadas. Em todos estes casos, a relação entre área líquida e bruta deve ser menor que 75%. Caso contrário o bloco é considerado maciço. Entretanto em geral esta relação está em torno de 50%.

Outros materiais