Buscar

Gestão de Processos Empresariais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0570_AV_201407319434 » GESTÃO DE PROCESSOS
Tipo de Avaliação: AV
Aluno: 201407319434 - LEONIR CESAR DINIZ
Professor: ADRIANO JOSE GARCIA Turma: 9005/AE
Nota da Prova: 8,0 Nota de Partic.: 2 Av. Parcial 2 Data: 12/11/2015 19:31:18
1a Questão (Ref.: 201407586226) Pontos: 1,5 / 1,5
Todas as organizações trabalham com processos. Não existe um produto ou serviço oferecido por uma organizaçãosem um processo. Embora nem sempre estejam documentados (mapeados) e ainda que sejam estabelecidos deforma improvisada, os processos são sistematizados ao longo do tempo, são conhecidos e executados e passam aser a razão da existência das empresas, pois produzem resultados que atendem a objetivos propostos. Existem trêscategorias básicas de processos empresariais: os processos de negócio (ou de cliente); os processosorganizacionais ou de integração organizacional e os processos gerenciais. Nesse contexto, explique(fundamentando a sua resposta) a diferença que existe entre processos de negócios e processos gerenciais.
Resposta: Toda organzação que trabalha com processos, tanto da parte de processos de négocios quanto deprocessos gerenciais visam a satisfação do cliente diante da organização. Nos processos de negócios (clientes) - étrabalhado e estudado os processos que antendem aos clientes, de forma a simplificar as etapas de sua passagemna empresa, evitando causar transtornos diante da organização. Nos processos gerencias - é trabalhado mais aparte burocrática da empresa, estudando planos e metas de como: fidelizar o cliente, planos de vendas, etc.
Gabarito:
O aluno deverá tangenciar os seguintes pontos: Os processos de negócio (ou de cliente) são aqueles quecaracterizam a atuação da empresa e que são suportados por outros processos internos, resultando no produto ouserviço que é recebido por um cliente externo. Os processos de negócios estão vinculados à essência dofuncionamento da empresa. Os processos gerenciais são focalizados nos gerentes e nas suas relações e incluem asações de medição e ajuste de desempenho da organização, incluindo as ações que os gerentes devem realizar paradar suporte aos processos de negócio.
Observação: A título de aprendizado, e até pelo fato de ter sido mencionado no enunciado da questão, segue adefinição de processos organizacionais (de apoio ou de integração organizacional). Processos organizacionais sãoaqueles centralizados na organização e viabilizam o funcionamento coordenado dos vários subsistemas daorganização em busca de seu desempenho geral, garantindo o suporte adequado aos processos de negócio.Geralmente produzem resultados imperceptíveis para os clientes externos, mas são essenciais para a gestão efetivado negócio.
2a Questão (Ref.: 201407595081) Pontos: 1,5 / 1,5
A rotina descreve o período de estabilidade de um processo, no qual os parâmetros de saída permanecem de quemaneira:
Resposta: Como o processo está em estabilidade, as saídas sempre permanecerão estáveis, gerando os mesmosbens ou serviços com qualidade para um grupo específico de clientes.
BDQ Prova http://bquestoes.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview_aluno.asp
1 de 4 14/12/2015 22:18
Gabarito: Previsíveis e praticamente constantes.
3a Questão (Ref.: 201407365168) Pontos: 0,5 / 0,5
Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa sem um processo empresarial. Da mesma forma,não faz sentido existir um processo empresarial que não ofereça um produto ou serviço. Com base nas afirmaçõesacima, qual a opção abaixo NÃO é verdadeira:
Os processos organizacionais são centralizados na organização;
Os processos empresariais visam apenas os clientes internos;
Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo;
Os processos empresariais são atividades coordenadas.
Um processo tem por objetivo produzir um bem ou serviço que tem valor para um grupo específico declientes;
4a Questão (Ref.: 201407939785) Pontos: 0,5 / 0,5
Complete a sequência abaixo corretamente: As__________ ou inputs se aplicam ao fluxo de insumos, os____________ estão relacionados à transformação e as________________ ou outputs estão ligadas a entrega demercadorias (tangíveis ou intangíveis).
cadeia de valor, produtos e empresas
entradas, boletos e saídas
mercadorias, fluxogramas, empresas
entradas, processos e saídas
saídas, entradas e processos
5a Questão (Ref.: 201407424855) Pontos: 0,5 / 0,5
Uma questão que merece atenção é o risco de se engessar ou reduzir a flexibilidade numa organização pelaimplantação, por exemplo, de uma norma ISO 9000:2000, na execução das tarefas ou tomada de decisão pelacriação de documentos, rotinas e normas, procedimentos e instruções. Pensando em gestão de processos, qualseria a possível solução a isso?
Uma combinação de especialistas e generalistas capazes de articularem operários em prol de seusinteresses conciliando com os interesses da empresa;
Uma combinação de poder, autoridade e capacidade de criar-se regras com flexibilidade, que mantenham oequilíbrio e bom senso;
Uma combinação de planejamento, organização e comando capazes de controlar o operário de formaautocrática, que garanta o cumprimento das normas e regras;
O aumento dos registros operacionais, de forma a garantir a impessoalidade dos processos e com controledos cargos e salários, garantindo o desempenho dos processos.
A redução da papelada, dos cargos intermediários e automatização dos sistemas, visando ampliar ocontrole sobre o operário;
BDQ Prova http://bquestoes.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview_aluno.asp
2 de 4 14/12/2015 22:18
6a Questão (Ref.: 201407618716) Pontos: 0,5 / 0,5
Sobre a visão de modelagem dos processos podemos afirmar que: I - Precisamos analisar o processo de diversosângulos e por diversas óticas, buscando, a cada dia, superar nossas expectativas. II - Ao modelarmos um processoprecisamos manter nossa preocupação em terminar as tarefas o mais rápido possível. III - Temos que evitar umadisciplina maior, uma visão mais objetiva de padronização, consistência e segurança, fugindo totalmente de umabase científica.
I e II estão corretas
Somente a III está correta
I e III estão corretas
Somente a II está correta
Somente a I está correta
7a Questão (Ref.: 201407587018) Pontos: 0,5 / 0,5
Na modelagem de processos, encontramos cinco grupos distintos de modelos. Dentre os modelos citados abaixo,qual deles não é utilizado na modelagem de processos?
Diagramas UML.
Tabela verdade.
SIPOT
Mapa de processos.
Organograma hierárquico.
8a Questão (Ref.: 201407590579) Pontos: 0,5 / 0,5
O fluxograma segundo Oliveira (2002) é representação gráfica que apresenta a sequência de um trabalho de formaanalítica, caracterizando as operações, os responsáveis ou as unidades organizacionais envolvidos no processo. Porser uma importante ferramenta de modelagem alguns cuidados devem tomados em sua elaboração, EXCETO:
Simplifique processos, ou seja, elimine passos.
Seja detalhista no levantamento de informações.
Os processos não são isolados, por isso, identifique os reflexos.
Adote a técnica - gostos pessoais e variações não são admitidos, já que não utilizam a linguagem padrão.
Identifique, no início, que fluxograma utilizará.
9a Questão (Ref.: 201407953853) Pontos: 1,0 / 1,0
Indicadores são dados ou informações, preferencialmente numéricos, que representam um determinado fenômenoe que são utilizados para medir um processo ou seus resultados. Dentre as expressões abaixo, indique a opçãoFALSA:
Indicadores de eficácia e de direção são indicadores de processo
Indicadores de qualidade e de desempenho do produto são indicadores de processo
Indicadores de eficiência e de produtividade são indicadores de processo
Indicadores de eficácia e de desempenho do processo são indicadores de processo
Indicadores de qualidade e de capacidade são indicadores de processo
BDQ Prova http://bquestoes.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview_aluno.asp3 de 4 14/12/2015 22:18
10a Questão (Ref.: 201407954227) Pontos: 1,0 / 1,0
As estruturas organizacionais convencionais apresentam algumas características peculiares que impactam nodesempenho das empresas: elas priorizam as funções (áreas verticais), em detrimento dos processos essenciais, efazem da divisão de tarefas um de seus pontos fortes, pois adotam o critério da otimização do funcionamento dasáreas funcionais, o que leva à hiperespecialização. Já em relação à gestão de processos é possível afirmar que:
A organização por processos valoriza o trabalho em equipe, a cooperação como forma de transferir a todoso entendimento e a responsabilidade dos processos;
A organização por processos exige a existência de lideranças formais em cada equipe, como forma de inibiro surgimento de lideranças informais, que comprometam o alcance dos objetivos pretendidos;
A organização por processos valoriza o trabalho em equipe, e exige que cada especialista dentro dasequipes assuma a responsabilidade pelos resultados obtidos;
A organização por processos diferencia-se pela descentralização na execução das tarefas e centralização docomando como forma de garantir o alcance dos objetivos;
O sucesso é fruto do esforço individual somado, que poderá ser maior advindo de um e menor de outro,sendo necesário, como já defendia Taylor, pagar mais a quem produz mais.
Período de não visualização da prova: desde 12/11/2015 até 24/11/2015.
BDQ Prova http://bquestoes.estacio.br/bdq_prova_resultado_preview_aluno.asp
4 de 4 14/12/2015 22:18

Outros materiais