Buscar

PROVA DISCURSIVA GESTÃO E SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA DISCURSIVA:
Gestão da Sustentabilidade Organizacional
Questão 1/3
Sachs destaca a ideia de solidariedade que remete a ideia de desenvolvimento a um conteúdo ético, tanto no presente quanto no futuro. O autor ainda delineia cinco pilares do desenvolvimento sustentável. Um destes pilares é o territorial, relacionado à distribuição espacial dos recursos, das populações e das atividades.
Quais são os cinco pilares do desenvolvimento sustentável?
Os cinco pilares são o social, ambiental, territorial, econômico e político.
Questão 2/3
As iniciativas de desenvolvimento territorial estabelecem relações entre os atores sociais e o Estado. A importância dessa atividade é observar uma nova visão do Estado nos processos de desenvolvimento, pois os atores territoriais não são passivos, são sujeitos que implementam ações e podem construir parcerias com o Estado.
Qual o papel do Estado nesse cenário?
O Estado tem cada vez mais o papel de gerar um ambiente favorável ao desenvolvimento. Os sujeitos territoriais utilizam recursos ali presentes (mão de obra, recursos econômicos, qualificação, recursos ambientais, relações de confiança, redes de reciprocidade, ambiente institucional com regras estáveis) para implementar iniciativas para o desenvolvimento.
Questão 3/3
Cerca de 20 anos depois da Conferência de Estocolmo, a ONU propôs uma nova conferência que viesse a implementar ações mais efetivas e pontuais quanto aos problemas ambientais. Entretanto, antes de a reunião ser realizada na cidade do Rio de Janeiro, em 1992, a entidade constituiu uma comissão a fim de preparar um documento que pudesse viabilizar a Conferência.
Como foi nomeada esta comissão?
Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Outros materiais