Buscar

Av2 de Libras

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			Avaliação: CEL0101_AV2_201307062547 » TÓPICOS EM LIBRAS: SURDEZ E INCLUSÃO
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201307062547 - AMANDA SANTOS DE BRITO
	Professor:
	DAMIAO FERREIRA DA SILVA
ALESSANDRA RIBEIRO BAPTISTA
	Turma: 9056/CD
	Nota da Prova: 8,0 de 8,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 20/11/2015 18:02:17
	
	 1a Questão (Ref.: 201307307417)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Um adolescente surdo estuda em uma escola inclusiva e cursa o 8° do Ensino Fundamental. A escola contrato um intérprete de LIBRAS para interpretar as atividades didático pedagógicas e culturais para ele. Só que ao se referirem sobre eles, seus colegas da escola e muitos professores usam muitos mitos que expressam equívocos sobre as pessoas surdas e sua língua, os quais foram construídos socialmente. Com base nesse caso, responda, em até 3 linha para cada item, as seguintes perguntas: a) O que são mitos? b) Quais os mitos mais comuns sobre as pessoas surdas e a LIBRAS? c) Que ações a escola deve tomar para que esses mitos sejam desconstruídos?
		
	
Resposta: A) Mitos são invenções criadas por pessoas quando não se tem o conhecimento adequado sobre tal assunto. Os mitos comuns sobre as pessoas surdas normalmente são: pessoas surdas também não falam o q nem sempre é verdade, não são capazes de aprender como um ouvinte. B) Em relação a Libras muitos dizem que simplesmente é uma mímica ou gestos sem coerência alguma que os surdos utilizam para se comunicar o que também não é verdade. C)A escola deve fazer um trabalho de conscientização atraves de palestras como por exemplo,para alunos e professores até mesmo com o próprio intérprete contratado para que o mesmo possa esclarecer e tirar dúvidas de todos afim de acabar com esses mitos.
	
Gabarito: É uma narração equivocada, uma representação fantasiosa que reconhece o proferidor do discurso como autoridade sobre aquilo que foi dito e que são inverdades acerca de quem se fala. Dentro dessa premissa, os mitos relacionados aos surdos e aos deficientes causam impactos desastrosos visões errôneas. Exemplos: mudo, mudinho, doente, retardado, nervoso. linguagem de sinais, gestos, mímica. Através de programas e eventos para conscientizar as pessoas leigas (ouvintes) que os surdos formam uma comunidade autêntica de língua, cultura e identidade , que a LIBRAS é uma língua com estrutura gramatical altamente complexa e que tais mitos criam estereótipos sobre os surdos e sobre a LIBRAS.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307694476)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A escola é um lugar de descobertas, onde os alunos ampliam suas relações sociais, linguísticas e comunicativas, a partir da interação não só com alunos, como também com os professores. Discorra acerca de ações que as escolas podem implantar, a fim de que a participação de alunos surdos seja mais plena:
		
	
Resposta: Aulas com intérpretes em sala,ou professores capacitados que saibam a lingua de sinais, sinalizações e comunicados nos corredores não só na língua portuguesa,mas também em Libras,inclusão da Libras na grade escolar para que os alunos ouvintes também possam aprender a lingua de sinais.
	
Gabarito: Pensar um modelo novo de Educação e escolas, seria pensar a criação de um índex de cultura inclusiva por e para ações inclusivas. A fim de que os surdos possam estar de fato incluído no contexto social escolar, se faz necessário que todos os membros da escola dominem a LIBRAS e conheçam as peculiaridades da cultura surda, oferecendo curso de LIBRAS e ou a LIBRAS como disciplina no currículo escolar.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307679166)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	em datilologia corresponde em português a:
		
	
	Proporcionar
	
	Problema
	 
	Processo
	
	Produzir
	
	Procurar
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307679146)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para Saussure, linguagem é uma faculdade humana, uma capacidade que os homens têm para produzir, desenvolver, compreender a língua e outras manifestações simbólicas semelhantes à língua. Desse modo, marque a opção que se associa aos estudos de Saussure:
		
	
	As línguas de sinais são apenas linguagem, sem estruturas gramaticais.
	
	Línguas orais são superiores às línguas de sinais.
	 
	"Línguas dependem do cérebro humano, não do ouvido humano". (William Stokoe)
	
	Línguas de sinais não são línguas.
	
	As línguas de sinais não são sistemas linguísticos desenvolvidos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307306862)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para a boa formação de sinais da LIBRAS são cinco os parâmetros exigidos, a saber: Configuração de Mãos, Ponto de Articulação, Movimento, Expressões não-manuais e:
		
	 
	Orientação
	
	Tamanho
	
	Largura
	
	Volume
	
	Dinamização
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307679123)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Signwriting torna-se mais um artefato da chamada cultura surda. Sendo assim, além de ter sua língua representada graficamente pelo sistema de escrita, por esse artefato tem-se que:
		
	 
	A cultura surda se modifica, ampliando aspectos inerentes à ela.
	
	A cultura surda permanece a mesma. Um sistema de escrita somente registra a língua falada.
	
	À cultura surda não possui valor cultural algum.
	
	A cultura surda não se amplia por esse sistema.
	
	A cultura surda se modifica, sendo essa escrita muita antiga e usada faz muito tempo pelos surdos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307679112)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a alternativa que não revela uma diferença de hábitos, crenças e direitos próprios de surdos no seu cotidiano em relação ao do ouvinte.
		
	
	Na casa de surdos a campainha, ao invés de sonora, funciona através do piscar de luzes.
	 
	Um surdo não pode dirigir em função de sua deficiência auditiva.
	
	Para um surdo é normal passar entre duas pessoas conversando.
	
	Os surdos usam celular para se comunicar, mas somente através de mensagens.
	
	Para um surdo não é falta de educação fazer barulho ao tomar líquidos.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307692945)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na LIBRAS não há desinências temporais nas formas verbais, os verbos ficam na frase quase sempre no infinitivo. Os advérbios de tempo determinam se ação ocorre no passado, no presente ou no futuro. Marque a ÚNICA opção em que todas as palavras são advérbios de tempo.
		
	
	Apenas, senão, ali, certo.
	
	Hoje, como, agora, amanhã.
	
	Agora, porque, hoje, amanhã.
	 
	Ontem, hoje, amanhã, agora.
	
	Amanhã, jamais, ele, hoje.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307638655)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobrancelhas levantadas e um ligeiro movimento de cabeça inclinando-se para cima e para baixo e as sobrancelhas franzidas e um ligeiro movimento da cabeça, inclinando-se para cima são descrições que se referem aos seguintes tipos de frases, respectivamente:
		
	 
	Exclamativa e Interrogativa.
	
	Negativa e Exclamativa.
	
	Exclamativa e Afirmativa.
	
	Interrogativa e Exclamativa.
	
	Exclamativa e Imperativa.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307690899)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A literatura é muito importante para demonstrar a produção cultural de um povo. Os surdos também fazem suas produções literárias usando a LIBRAS. Com relação à literatura surda é CORRETO afirmar que:
		
	
	As produções literárias feitas por surdos são menos importantes do que as feitas por ouvintes.
	
	Os surdos brasileiros não são capazes de produzir literaturas em LIBRAS.
	
	As produções literárias em LIBRAS são constantemente usadas pelos ingleses.
	 
	A produção literária para surdos e feita por surdos ainda é escassa, mas são realidades e produtos culturais das comunidades surdas.
	
	A LIBRAS não permite produções literárias.
	
	
	Períodode não visualização da prova: desde 20/11/2015 até 04/12/2015.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes