Buscar

TÓPICOS EM LIBRAS:SURDEZ E INCLUSÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201502146835)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A Declaração Universal dos Direitos do Homem (ONU, 1948), declara que "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade". Com base nessa concepção e nas aulas e discussões nos fóruns, discorra sobre a) como desconstruir preconceitos; b) a importância da inclusão da LIBRAS como disciplina no currículo escolar para proporcionar maior relação entre surdos e ouvintes; c) a relevância das políticas linguísticas e educacionais no reconhecimento da LIBRAS como meio de expressão e comunicação dos surdos brasileiros.
	
	
	
Resposta: Para desconstruir preconceitos é preciso que aja uma interação social e congnitiva das pessoas surdas com as ouvintes, para essas perceberem que essas pessoas surdas, sabem compreender, entender, até mesmo são pessoas apenas com deficiencia, mas sabem se comunicarem. Antigamente, exista o preconceito esses eram chamados de surdos-mudos. Atualmente, existe a inclusão dessas pessoas no meio escolar com professores itinerários, salas especializadas, interprete de LIBRAS,essas pessoas são inclusos na escolar regular para ter interação com os ouvintes e possam aprender no mesmo ambiente. Falta politicas linguisticas e educacionais para Libras, pois essas pessoas tem dificuldades de utilizar os serviços publicos e privados, porque existe poucas pessoas que sabem a Lingua Brasileira de Sinais. Na minha opinião, deveria ter cursos nas empresas e nas escolas para que todos possam se comunicar com essas pessoas, pois é muito importante na sociedade atual todos saberem se comunicar.
	
Gabarito: A Declaração Universal dos Dreitos do Homem pressupõe a quebra de preconceitos e barreiras socialmente construídas, ascensão de grupos vulneráveis para um sociedade inclusiva, de equidade e com equiparação de oportunidades, a convivência em um mesmo espaço e tempo social entre pessoas com e sem deficiência. A inclusão da LIBRAS como disciplina escolar é um ação considerada imprescindível para que se reconheça, de fato, a língua brasileira de sinais enquanto língua nacional. A partir dela, criam-se formas de cultivar a língua brasileira de sinais, de disseminá-la e de preservá-la. As políticas linguísticas e educacionais efetivaram tanto o ensino da LIBRAS no ensino superiore outras demandas sociais, como também pesquisas sobre esse sistema linguístico e ainda a acessibilidade comunicacional dos surdos nas escolas inclusivas e nas Universidades.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502136704)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Quais os argumentos utilizados para sustentar a ideia de que há uma literatura surda?
	
	
	
Resposta: O fato de que nas comunidades surdas surgem ou podem surgir processos culturais especificos, como por exemplo a literatura surda que começa a se fazer presente entre nós, se apresentando talvez como um desejo de reconhecimento, de importância crucial para as minorias linguísticas que deseja afirmar suas tradições culturais nativas e recuperar suas histórias reprimidas.
	
Gabarito: O fato de que nas comunidades surdas surgem ou podem surgir processos culturais específicos, como por exemplo, a literatura surda que começa a se fazer presente entre nós, se apresentando talvez como um desejo de reconhecimento, de importância crucial para as minorias linguísticas que desejam afirmar suas tradições culturais nativas e recuperar suas histórias reprimidas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502136831)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque a alternativa em que a datilologia da palavra abaixo corresponde ao nome por extenso
 
	
	
	
	Língua de sinais do Brasil
	
	Línguas brasileiras de sinais
	
	Linguagem brasileira de sinais
	
	Linguagem de sinais brasileira
	 
	Língua brasileira de sinais
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502146704)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em Informação Cultural (IC), a expressão idiomática em LIBRAS cujos sinais se referem a "Como vai você?" em português, se traduz com qual das estruturas frasais a seguir:
	
	
	
	Viver B-E-M.
	
	Andar B-E-M.
	 
	Saúde B-E-M.
	
	Saber B-E-M.
	
	Conhecer B-E-M.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502136780)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com relação à Educação Bilíngue para surdo, pode-se afirmar que:
	
	
	 
	É a melhor opção educacional para a criança surda.
	
	Devia ser proibido, por seus efeitos danosos.
	
	Comprova ideias de Vygotsky sobre aquisição da linguagem.
	
	Deve iniciar-se o mais cedo possível.
	
	É um risco à aquisição da linguagem pelo surdo.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502146787)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No caso de alunos surdos que já dominam a LIBRAS e que estudam em escolas regulares, a presença do intérprete de LIBRAS garante a eles o direito à acessibilidade na comunicação através de sua própria língua. Assinale a única alternativa que NÃO corresponde à atuação ética do intérprete de LIBRAS em sala de aula:
	
	
	
	O intérprete de LIBRAS deve atender as demandas da sala de aula, seja a pedido do professor, seja a pedido dos alunos ouvintes e surdos, para que haja comunicação entre todos.
	
	O intérprete de LIBRAS deve se conscientizar que ele não é o professor e em situações pedagógicas não poderá resolver as dúvidas dos alunos surdos, limitando-se às funções interpretativas.
	 
	O intérprete de LIBRAS permitirá que seu contato pessoal com os surdos, que é maior do que a do professor que não domina a LIBRAS, interfira em sua atuação na sala de aula e na escola, favorecendo-o sempre que for necessário.
	
	O intérprete de LIBRAS manterá a imparcialidade de sua profissão e deve desenvolver uma relação sadia com os surdos e o corpo docente.
	
	Sua conduta ética deve orientar o intérprete de LIBRAS a sempre garantir o melhor processo de trocas discursivas (diálogos) entre professores e alunos surdos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502147277)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Cada povo desenvolve uma língua específica, um sistema de interação constituído por infinitas combinações, permitidas por regras desse sistema inato. Isso quer dizer que uma criança que nasce no Japão terá a mesma capacidade linguística de aprender o japonês como uma criança nascida no Brasil tem para aprender o português. Marque a ÚNICA alternativa que indica a língua mais adequada para a aquisição à uma criança surda e mais apropriada para o seu desenvolvimento cognitivo linguístico:
	
	
	
	Código Morse.
	
	Esperanto.
	
	Braille.
	 
	LIBRAS.
	
	Linguagem de sinais.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201501659291)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sobre os adjetivos da LIBRAS é correto afirmar que:
	
	
	
	Apresentam concordância com número.
	
	Apresentam concordância com espaço do sinalizante.
	 
	Apresentam fundamentos para formação de classificadores descritivos.
	
	Apresentam fundamentos para formação das incorporações numéricas.
	 
	Apresentam concordância com gênero.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502152000)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sendo a LIBRAS uma língua visual, no qual o locutor utiliza de sinais para comunicar suas intenções discursivas às vezes objetivos. Desse modo, a transmissão de informações descritivas de determinados objetos ocorrem através de:
	
	
	 
	Classificadores, usando recursos corporais e relações gramaticais.
	
	Utilizando sinais do cotidiano do publico alvo.
	
	Buscando usar sinais icônicos apenas.
	
	Utilizando recursos de imagens.
	
	Utilizando sinais gramaticais tão complexo quanto a fala do locutor.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201501766518)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao considerar a língua de sinais brasileira como língua natural ou como um sistema linguístico legítimo, Stokoe(1960) afirma que:
A língua de sinais brasileira é incapaz de expressar conceitos abstratos.
	
	A língua de sinais brasileira é um sistema de comunicação com conteúdo restrito.
	
	A língua de sinais brasileira é uma patologia da linguagem.
	
	A língua de sinais brasileira é uma representação mímica da linguagem
	 
	A língua de sinais brasileira compartilha uma série de características que lhes atribui caráter específico e a distingue dos demais sistemas de comunicação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes