Buscar

Técnicas Fundações parte 02

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
TÉCNICAS CONSTRUTIVAS I
FUNDAÇÕES Parte - 02
Prof. Sérgio Bezerra de Sant’ Anna
*
*
*
Fundações: Tubulões 
A seqüência de fotos mostra a escavação manual de tubulão a céu aberto tipo poço: escavação do fuste; alargamento da base; lastro de concreto magro; colocação da armadura de tração e do fuste e concretagem.
*
*
*
Fundações: Tubulões
Tubulões são elementos estruturais da fundação que transmitem a carga ao solo resistente por compressão, através da escavação de um fuste cilíndrico e uma base alargada tronco-cônica a uma profundidade igual ou maior do que três vezes o seu diâmetro.
De acordo com o método de sua escavação, os tubulões se classificam em:
Tubulões a céu aberto
Consiste em um poço aberto manualmente ou mecanicamente em solos coesivos, de modo que não haja desmoronamento durante a escavação, e acima do nível d’água. O fuste é escavado até a cota desejada, a base é alargada e posteriormente enche-se de concreto.
*
*
*
Fundações: Tubulões
 O tubulão à céu aberto é o mais simples, resulta de um poço perfurado manualmente ou mecanicamente. Seu emprego é limitado para solos coesivos e acima do nível d'água.
 Existem vários sistemas utilizados: No sistema de poço simples a escavação é feita manualmente e sem revestimento; no sistema de poço revestido a escavação é feita manualmente e revestida com anéis pré-moldados de concreto; no sistema de poço mecanizado a escavação é feita mecanicamente (perfuratriz tipo hélice), sem revestimento; no sistema Chicago a escavação é feita manualmente, em etapas, as paredes são escoradas com pranchas verticais ajustadas por meio de anéis de aço; no sistema Benoto a escavação é feita mecanicamente através de cavador clam shell que penetra em um revestimento tubular de aço cravado por rotação; e, no sistema Gow o escoramento é efetuado utilizando cilindros telescópicos de aço cravados por percussão.  
Quando há tendência de desmoronamento, reveste-se o furo com alvenaria de tijolo, tubo de concreto ou tubo de aço.
Na figura ao lado aplica-se manualmente um revestimento em anéis de concreto armado que vai se enterrando no solo pela ação do seu peso próprio.
*
*
*
Fundações: Tubulões
Seqüência de fotos que mostram a escavação de um sistema poço mecanizado (perfuratriz do tipo hélice) e concretagem do tubulão
*
*
*
Fundações: Tubulões
Equipamento para escavação de tubulão clamshell e tremonha para lançamento de concreto
*
*
*
Fundações: Tubulões
Tubulões com ar comprimido
 Este tipo de fundação é utilizado quando existe água, exige-se grandes profundidades e existe o perigo de desmoronamento das paredes. Neste caso, a injeção de ar comprimido nos tubulões impede a entrada de água, pois a pressão interna é maior que a pressão da água, sendo a pressão empregada no máximo de 3 atm, limitando a profundidade em 30m abaixo do nível d’água. Isso permite que seja executados normalmente os trabalhos de escavação, alargamento do fuste e concretagem.
 O equipamento utilizado compõe de uma câmara de equilíbrio e um compressor. Durante o trabalho sob o regime a compressão, o pulmão humano absorve mais gases do que na pressão normal, que se liquefazem no sangue. Se a descompressão for feita muito rapidamente, o gás absorvido em excesso e liquefeito no sangue pode se transformar em bolhas, que por sua vez podem provocar dores e até morte por embolia. Para evitar esse problema, antes de passar à pressão normal, os trabalhadores devem sofrer um processo de descompressão lenta (nunca inferior a 15 minutos) numa câmara de emergência.
*
*
*
Fundações: Tubulões
Abaixo, dois modelos simples de equipamento pressurizado para escavação de tubulões
*
*
*
Fundações: Tubulões
Ao fundo dois tubulões já prontos, na frente um tubulão concretado ainda com a campânula de ar comprimido
*
*
*
Fundações: Estacas 
Estacas
As estacas são peças estruturais alongadas, de formato cilíndrico ou prismático, que são cravadas (pré-fabricadas) ou confeccionadas no local (in loco), com as seguintes finalidades:
 a) transmissão de cargas a camadas profundas do terreno;
 b) contenção dos empuxos de terras ou de água (estaca prancha);
 c) compactação de terrenos. 
As estacas recebem, da obra que suportam, esforços axiais de compressão.
A estes esforços elas resistem, seja pela atrito das paredes laterais da estaca contra o solo, seja pelas reações exercidas pelo solo resistente sobre a ponta da peça. Conforme a estaca resista apenas pelo atrito lateral ou pela ponta, ela se denomina, respectivamente, estaca flutuante ou estaca carregada de ponta 
*
*
*
Fundações: Estacas
A figura ao lado ilustra definições dadas no quadro anterior, em relação ao modo de trabalhar das estacas:
 a) a capacidade resistente da estaca se compõe de duas parcelas: atrito lateral e de ponta;
 b) a estaca é carregada na ponta, trabalhando pois como pilar; c) ela resiste pelo atrito lateral: é a estaca flutuante; d) a estaca atravessa um terreno que se adensa sob seu peso próprio, ou sob a ação de uma camada de aterro sobrejacente, produzindo o fenômeno do atrito negativo, isto é, o solo em vez de se opor ao afundamento da estaca, contrariamente, vai pesar sobre ela favorecendo assim a sua penetração no solo.
 Quanto a posição, as estacas podem ser verticais e inclinadas 
*
*
*
Fundações: Estacas
 
 Os blocos de coroamento têm também a função de absorver os momentos produzidos por forças horizontais, excentricidade e outras solicitações, a esquerda temos uma vista em planta baixa.
 A direita temos dois cortes exemplificativos de blocos onde podemos ver esquematicamente o detalhamento das armaduras do bloco e das estacas que devem penetrar no bloco e se fundir com ele.
*
*
*
Fundações: Estacas Brocas
Estacas Brocas
Estas estacas são executadas por uma ferramenta simples denominada broca (trado de concha ou helicoidal - um tipo de saca rolha), que pode atingir até 6 metros de profundidade, com diâmetro variando entre 15 a 25 cm, sendo aceitáveis para pequenas cargas, ou seja, de 4000 kgf a 10.000 kgf. Recomenda-se que sejam executadas estacas somente acima do nível do lençol freático, para evitar o risco de estrangulamento do fuste. Devido ao esforço de escavação exigido são necessárias duas pessoas para o trabalho.
O espaçamento entre as estacas brocas numa edificação não pode ultrapassar 4 metros e devem ser colocadas nas interseções das paredes e de forma eqüidistante ao longo das paredes desde que menor ou igual ao espaçamento máximo permitido.
Na figura ao abaixo a esquerda pode-se ver um exemplo da distribuição das estacas brocas numa edificação de pequeno porte. 
*
*
*
Fundações: Estacas brocas
Roteiro para execução de estacas brocas
 a) Escavação ou perfuração: utilizando trado manual (tipo concha ou helicoidal), usando de água para facilitar a perfuração;
 b) Preparação: depois de atingir a profundidade máxima, promover o apiloamento do fundo, executando um pequeno bulbo com pedra britada 2 ou 3, com um pilão metálico; c) Concretagem: Preencher todo o furo com concreto (traço 1x3x4), promovendo o adequado adensamento, tomando cuidados especiais para não contaminar o concreto (utilizar uma chapa de compensado com furo para o lançamento do concreto para proteger a boca do furo); d) Colocação das esperas: fazer o acabamento na cota de arrasamento desejada, fixando os arranques para os baldrames. 
*
*
*
Fundações: Estacão
Estacão
Com uso crescente na construção civil em função de sua rapidez, o estacão (uma derivação das estacas brocas) tem o processo de perfuração executado por meio de escavadeiras hidráulicas equipadas com trados de
diâmetro de 25 cm. Todos os cuidados relativos às estacas brocas devem ser observados na execução do estacão, principalmente no que diz respeito a integridade da estaca na fase de concretagem. 
*
*
*
Fundações: Estacas Hélice
 A estaca hélice contínua é uma estaca de concreto moldada "in loco", executada por meio de trado contínuo e injeção de concreto através da haste central do trado simultaneamente a sua retirada do terreno. 
 A perfuração consiste em fazer a hélice penetrar no terreno por meio de torque apropriado para vencer a sua resistência. A haste de perfuração é composta por uma hélice espiral solidarizada a um tubo central, equipada com dentes na extremidade inferior (ver foto no próximo slide) que possibilitam a sua penetração no terreno.
 A metodologia de perfuração permite a sua execução em terrenos coesivos e arenosos, na presença ou não do lençol freático e atravessa camadas de solos resistentes com índices de STP`s acima de 50 dependendo do tipo de equipamento utilizado. A velocidade de perfuração produz em média 250m por dia dependendo do diâmetro da hélice, da profundidade e da resistência do terreno.
*
*
*
Fundações: Estacas Hélice
 
 Alcançada a profundidade desejada, o concreto é bombeado através do tubo central no eixo da hélice (fotos ao lado), preenchendo simultaneamente a cavidade deixada pela hélice que é extraída do terreno sem girar ou girando lentamente no mesmo sentido da perfuração. O concreto normalmente utilizado apresenta resistência característica fck de 18 Mpa, é bombeável e composto de areia, pedriscos ou brita 1 e consumo de cimento de 350 a 450 Kg/m3, sendo facultativa a utilização de aditivos. O abatimento ou "Slump" é mantido entre 200 e 240mm. Normalmente é utilizada bomba de concreto ligada ao equipamento de perfuração através de mangueira flexível. O preenchimento da estaca com concreto é normalmente executado até a superfície de trabalho. 
*
*
*
Fundações: Estacas Hélice
O método de execução da estaca hélice contínua exige a colocação da armação após a sua concretagem.
 A armação, em forma de gaiola, é introduzida na estaca por gravidade ou com o auxílio de um pilão de pequena carga ou vibrador. As estacas submetidas a esforços de compressão levam uma armação no topo, em geral de 2 a 5,5m de comprimento. No caso de estacas submetidas a esforços transversais ou de tração, somente será possível para comprimentos de armações de no máximo 16m, em função do método construtivo. No caso de armações longas, as "gaiolas" devem ser constituídas de barras grossas e estribo espiral soldado na armação longitudinal para evitar a sua deformação durante a introdução no fuste da estaca. 
*
*
*
Fundações: Estacas Strauss
 
 Estas estacas abrangem a faixa de carga compreendida entre 20.000 e 40.000 kgf, com diâmetro variando entre 25 e 40 cm. Uma estaca do tipo strauss com diâmetro de 25 cm pode suportar até 20 toneladas, de 32 cm até 30 t e de 38 cm chega a suportar 40 t. 
 A execução requer um equipamento constituído de um tripé de madeira ou de aço, um guincho acoplado a um motor (combustão ou elétrico), uma sonda de percussão munida de válvula em sua extremidade inferior, para a retirada de terra, um soquete com aproximadamente 300 kg, tubulação de aço com elementos de 2 a 3 metros de comprimento, rosqueáveis entre si, um guincho manual para retirada da tubulação, além de roldanas, cabos de aço e ferramentas.
*
*
*
Fundações: Estacas Strauss
A estaca strauss apresenta vantagem de leveza e simplicidade do equipamento que emprega, o que possibilita a sua utilização em locais confinados, em terrenos acidentados ou ainda no interior de construções existentes, com o pé direito reduzido. Outra vantagem operacional é de o processo não causa vibrações que poderiam provocar danos nas edificações vizinhas ou instalações que se encontrem em situação relativamente precária.
Como característica principal, o sistema de execução usa revestimento metálico recuperável, de ponta aberta, para permitir a escavação do solo, podendo ser em solo seco ou abaixo do nível d'água, executando-se estacas em concreto simples ou armado. 
*
*
*
Fundações: Estacas Strauss
Processo executivo das estacas strauss
 a) centraliza-se o soquete com o piquete de locação, perfura-se com o soquete a profundidade de 1,0 m, furo este que servirá para a introdução do primeiro tubo, que é dentado na extremidade inferior (chamado de coroa), cravando-o no solo; b) a seguir é substituída pela sonda de percussão, que por meio de golpes, captura e retira o solo; c) quando a coroa estiver toda cravada é rosqueado o tubo seguinte e assim sucessivamente até atingir a camada de solo resistente, providenciando sempre a limpeza da lama e da água acumulada dentro do tubo; d) substituindo-se a sonda pelo soquete, é lançado no tubo, em quantidade suficiente para ter-se uma coluna de 1,0 m, o concreto meio seco; e) sem tirar a tubulação, apiloa-se o concreto formando um bulbo e na seqüência executa-se o fuste lançando-se o concreto sucessivamente em camadas apiloadas, retirando-se a tubulação na seqüência da operação;
 f) a concretagem é feita até um pouco acima da cota de arrasamento da estaca, deixando-se um excesso para o corte da cabeça da estaca. 
*
*
*
Fundações: Estaca Simplex
 Neste tipo de estaca a descida do tubo é feita por cravação e não por perfuração como é feita na estaca strauss. Este tubo é espesso e provido de uma ponteira metálica (recuperável) ou elemento pré-moldado de concreto (perdido na concretagem), para impedir a entrada de solo no interior do tubo.
 Durante a descida do tubo, utilizamos um pequeno peso, servindo de sonda, que fica suspenso dentro do molde por uma roldana presa ao topo do mesmo. Desta maneira, temos um modo de verificar, se a ponteira de concreto permanece intacta, durante a cravação.
 Alcançada a profundidade desejada, enche-se o tubo até o topo com concreto plástico e, por um movimento lento, mas contínuo, arranca-se de uma só vez o tubo inteiro e a ponteira metálica.
*
*
*
Fundações: Estacas Franki
Estas estacas abrangem a faixa de carga de 5.000 a 30.000 kgf e seu progresso executivo consiste na cravação de um tubo com ponta fechada e execução de base alargada, causando muita vibração, podendo provocar danos nas construções vizinhas.
Na execução, crava-se o tubo no solo, logo a seguir se derrama uma quantidade de concreto quase seco, apiloado por meio de um pesado maço, de modo a formar um tampão, para impedir a entrada d'água e solo no interior do tubo, que é arrastado e obrigado a penetrar no terreno.
Alcançado a profundidade desejada, imobiliza-se o tubo e com percussões energéticas destaca-se o tampão, o qual junto com uma carga de concreto é apiloada no terreno para a formação do bulbo.
Logo após lançam-se novas quantidades de concreto que se apiloa ao mesmo tempo em que se efetua a retirada parcial do tubo, elevando de 20 a 30 cm de cada vez.
*
*
*
Fundações: Estacas Franki
Ao contrário das estacas pré-moldadas, estas estacas são recomendadas para o caso da camada resistente encontra-se a profundidade variáveis. Também no caso de terrenos com pedregulhos ou pequenos matacões relativamente dispersos, pode-se utilizar esse tipo de estacas. A forma rugosa do fuste garante boa aderência ao solo (resistência por atrito). Havendo a ocorrência de camada de argila rija poderá haver deslocamento da estaca já concretada por compressão lateral. Nesse caso a solução é atravessar a camada de argila usando trado para evitar impactos.
*
*
*
Fundações: Estacas Franki
As fotos mostram uma seqüência de operações para execução de uma estaca Franki

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais