Buscar

MODELO BANNER FISIOLOGIA HUMANA - PROFESSOR FERNANDO ENDO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
COMPARAÇÃO DOS TESTES COM E SEM CONSERVAÇÃO DE ENERGIA REALIZADOS NO PROJETO DE REABILITAÇÃO PULMONAR DA ESTÁCIO/FIC
INTRODUÇÃO
A Reabilitação Pulmonar (RP) é um programa multiprofissional de cuidados a pacientes com alteração respiratória crônica. (1)
Dentre os objetivos da RP estão a redução dos sintomas, da perda funcional causada pela doença pulmonar e a otimização das atividades físicas e sociais, traduzidas em melhora da qualidade de vida, proporcionando ao paciente a maximização e manutenção da independência funcional. (2)
As técnicas de conservação de energia têm por finalidade diminuir o gasto energético dos pacientes durante a realização de suas AVDs. (4)
OBJETIVO
Comparar os valores obtidos no teste de incremental de membro superior, feito com e sem conservação de energia. 
MÉTODO
Tratou-se de um estudo de campo, de caráter transversal e descritivo, com estratégia de análise quantitativa dos resultados apresentados. A pesquisa foi desenvolvida a partir da realização do teste incremental de membro superior com e sem conservação de energia nos pacientes do Projeto de Reabilitação Pulmonar Estácio/FIC na Clínica de Fisioterapia da Estácio do Ceará.
O trabalho foi submetido à aprovação do comitê de ética em pesquisa da Faculdade Estácio do Ceara sob o protocolo número 056/11. 
RESULTADOS
LOURENÇO, DRL; JOSINO, JB; DINIZ, DMSM – Centro Universitário Estácio do Ceará -ESTÁCIO/FIC
CONCLUSÃO
As técnicas de conservação de energia tiveram um efeito benéfico nos pacientes observados neste estudo, que demonstraram sinais de menor esforço cardiorrespiratório durante o teste incremental de membro superior com conservação de energia, porém precisam ser feitos estudos em uma amostra maior para que seja possível verificar a significância de sua influência nos parâmetros cardiorrespiratórios.
REFERÊNCIAS
1. II Consenso Brasileiro Sobre Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica - DPOC. J Bras Pneumol [internet]. Nov 2004; [Acesso em 30 nov 2010]. Disponível em: http://www.jornaldepneumologia.com.br/PDF/Suple_124_40_DPOC_COMPLETO_FINAL impresso.pdf. 
2. Rodrigues SL, Viegas CAA, Lima T. Efetividade da reabilitação pulmonar como tratamento coadjuvante da doença pulmonar obstrutiva crônica. J Bras Pneumol [internet]. Mar 2002; [acesso em 08 out 2010];28(2):65-70. Disponível em: http://www.jornaldepneumologia. com.br/portugues/. 
3. Severo VG, Rech VV. Reabilitação pulmonar: treinamento de membros superiores em pacientes com DPOC; uma revisão. Fisioter Pesqui. Jan 2006; 13(1):44-52. 
4. Velloso M, Jardim JR. Funcionalidade do paciente com doença pulmonar obstrutiva crônica e técnicas de conservação de energia. J. Bras. Pneumol. [internet], Mar 2006; [acesso em 02 out 2010]; 32(6):580-6. Disponível em: http://www.jornal depneumologia.com.br/portugues/. 
5. Maia MN , et al. Programas de Reabilitação Pulmonar. Pneum Paul. 2008; 21(4): 62-6. 
6. Velloso M, Jardim JR. Study of energy expenditure during activities of daily living using and not using body position recommended by energy conservation techniques in patients with COPD. Chest. Jul 2006; 130(1):126-132. 
7. Carvalho TD, Suehara PT, Ramos D. Análise do comportamento dos parâmetros cardiorrespiratórios e do escore de borg em um paciente portador de DPOC durante a realização de atividades de vida diária – estudo de caso [resumo]. [data desconhecida]. [acesso em jun 2011] Disponível em: https://sistemas.usp.br/siicusp/cdOnlineTrabalhoVisualizarResumo? numeroInscricaoTrabalho =3684&numeroEdicao=14.
Figura 1 – Variação da FC com e sem conservação de energia. Em a FC do paciente 1. Em b FC do paciente 2.
Figura 3 - Variação da SpO2 com e sem conservação de energia. Em aSpO2 do paciente 1. Em b SpO2 do paciente 2.
Figura 4 - Variação do Borg de dispnéia com e sem conservação de energia. Em Borg de dispnéia do paciente 1. Em b Borg de dispnéia do paciente 2.
Figura 2 - Variação da Fr com e sem conservação de energia. Em a Fr do paciente 1. Em b Fr do paciente 2.
Figura 5 - Variação do Borg de MS com e sem conservação de energia. Em Borg de MS do paciente 1. Em b Borg de MS do paciente 2.
ERRADO
CERTO
BARBEA-SE
ESCOVAR OS DENTES
XVI FEIRA DE FISIOLOGIA E SAÚDE E VI SEMINÁRIO DE ATIVIDADE ESTRUTURADA DA ESTÁCIO/FIC
Endereço para correspondência: Profª Denise Diniz. Laboratório de Fisioterapia Cardiorrespiratória – Faculdade Estácio do Ceará – Rua Eliseu Uchôa Beco, 600 Água Fria - Fortaleza – CE - Fone : (85) 3270-6725 / 3270-6724
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais