Buscar

Como Piaget entende a adolescência (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COMO PIAGET ENTEDENDE A ADOLESCÊNCIA
Piaget usou como base sua formação em biologia para desenvolver seu estudo sobre o desenvolvimento do conhecimento nos seres humanos, as teorias por ele exposto tentam explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos.
As teorias de Piaget foram feitas em bases cientificas, ele não só descreveu todo o processo de desenvolvimento da inteligência, mas também comprovou também experimentalmente comprovou suas teses. 
Para Piaget o processo de adaptação do organismo a uma situação nova e como tal uma construção continua de novas estruturas. O ser humano se desenvolve a partir de exercícios de estímulos na qual o meio lhe oferece. O individuo vai se se adaptar conforme a complexidade do meio onde vive.
Para Piaget o desenvolvimento intelectual e desenvolvido por fases que na qual ele comprovou de uma forma empírica, observando crianças e até mesmo seus filhos.
Sendo assim é possível levar o conhecimento de Piaget para educação se pensarmos que é possível estimular a intelectualidade de cada individuo respeitando o seu tempo de resposta.
Piaget destaca que na fase da adolescência o individuo está apto para fazer cálculos simulações questionamentos, já pensa no futuro, já existe uma situação de participação e reprocidade.
Neste período é possível estabelecer um dialogo de discussão, ele está ápice da inteligência já fala em probabilidades.
Levando-se em consideração a tese de Piaget podemos concluir que o processo de aprendizagem teria um maior efeito com o adolescente, se além de fazer um acompanhamento pedagógico mais adequado houvesse um processo de estimulo respeitando a fase oferendo desafios, jogos conhecimento, novidades, imagens um mundo que atrai o jovem e o estimula a conhecer a tocar e questionar, pois se trata do período do ápice do aprendizado.
Além de um aprendizado voltado para faixa etária e um aprendizado estimulado e oferecido e não imposto ela teria um efeito para garimpar talentos que às vezes estão retraídos por falta de oportunidades, falta de estimulo.
Por exemplo, a maioria das crianças odeiam a matemática, seria matemática ruim se se aprender ou o método está errado?
Se levarmos a base dos estudos do Piaget para a sala uma disciplina como a matemática no período da adolescência e estimulássemos por meio de jogos ela com certeza além de fazer o que mais gosta iria aprender muito mais do que o método tradicional
Este e só um dos exemplos que podemos citar sobre a teoria de Piaget na sala de aula, que resumidamente ratifica que basta levar um aprendizado adequado que seja oferecido e não imposto que como o que acontece no método educacional de hoje que o aluno vai absorver se interessar.
O trabalho de Piaget vem exatamente mostrar que podemos extrair muito de qualquer individuo desde que ele seja estimulado, por isto o estudo de Jean Piaget deveria ser não disciplina de sala de aula e sim de gabinetes.

Outros materiais