Buscar

AV EDUCAÇÃO ESPECIAL 2015

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0249_AV_201502412357 » EDUCAÇÃO ESPECIAL      
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201502412357 - SUELI GUEDES DE ANDRADE
	Professor:
	ANA ELISABETE RODRIGUES DE CARVALHO LOPE
	Turma: 9022/AA
	Nota da Prova: 7,5   Nota de Partic.: 2     Av. Parcial.:2     Data: 19/11/2015 09:02:42 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 621907)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Após se formar no curso de Pedagogia, Renata vai realizar seu grande sonho, abrir uma escola. Ela quer uma escola inclusiva e para que os alunos com deficiência física sejam realmente incluídos, que fatores devem ser priorizados na escola?
		
	
Resposta: Deve ser uma escola onde haja acessibilidade em todos os espaços; professores capacitados e em formação continuada; metodologia que possa adequar as diferentes situaçoes de deficiencias; interprete de LIBRAS; tecnologia assistiva, enfim uma escola que derruba todas as barreiras da aprendizagem.
	
Gabarito: A escola precisa providenciar adaptações curriculares e acessibilidade, removendo as barreiras que impeçam a inclusão do aluno com deficiência física.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 42293)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Ana é professora do Ensino Médio de uma escola particular e está se sentindo insegura por ter recebido este ano em sua turma Stephanie, uma adolescente de 18 anos de idade que é cega. Ana ainda não tinha trabalhado com cegos e não sabia qual seria a postura correta em relação à metodologia, currículo e avaliação. Como Pedagogo desta escola, qual indicação você daria para Ana ser bem sucedida neste episódio e fazer a inclusão de Stephanie?
		
	
Resposta: Incluí-la na turma pedindo que os colegas a ajudem no reconhecimento do espaço. Trabalhando de forma que ela possa entender o conteudo ministrado de forma tranquila, priorizando lugar na frente, gravaçoes das aulas para que ela possa ouvir, disponibilizar recursos da tecnoligia assitiva e outros recusros que possa facilitar o aprendizado no caso por exemplo do sorobã, avaliação oral , enfim criar um ambiente onde todos possam aprender de forma harmonica.
	
Gabarito:
Conhecer alguns materiais que serão importantes como: o sistema braille, o sorobã, (equipamento semelhante ao ábaco). Precisará reconhecer a importância dos recursos eletrônicos e recursos de auxílio auditivo. Adaptar alguns conceitos ensinados (a deficiência visual não permite que o aluno visualize situações, objetos). Desenvolver ações relacionadas às atividades de vida diária. Trabalhar com o concreto, utilizando outros sentidos, especialmente o tato e desenvolver a autonomia e independência da aluna.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 626144)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Algumas  leis  tentam assegurar o direito da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, podemos citar como exemplo a Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, porém ainda percebemos dificuldades em alguns jovens com deficiência no ingresso na vida profissional.   Essa dificuldade poder ser consequência dos aspectos  psicológicos da exclusão, que tem como resultado:
		
	
	a capacidade em  atender às exigências ditadas por uma ideologia de mercado altamente competitiva e preconceituosa.
	 
	danos em relação à sua autoestima, formação de  autoimagem  negativa, podendo apresentar um tipo de comportamento desviante, apático, acomodado ou agressivo como forma de resistência ou de defesa.
	
	a exclusão da escola regular. No Brasil não temos uma legislação que garanta a formação da pessoa com deficiência em um projeto eucacional inclusivo.
	
	a formação integral da pessoa com deficiência, que é aceita em sua plenitude desde do início de seu processo de desenvolvimento.
	
	a limitação da possibilidade de ações educacionais e na vida política do país e do exercício da cidadania.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 626146)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O  processo de conquista e o reconhecimento de alguns direitos das pessoas com deficiência, no Brasil e no  mundo vem avançando. Temos como exemplo a Declaração Universal dos Diretos Humanos - 1948.
Assinale o item que apresenta SOMENTE   documentos legais que asseguram os direitos da pessoa com deficiência no Brasil e no mundo:
 
		
	 
	Declaração de Salamanca, Lei nº 8.078/90, CONDEPHAAT-1982
 
	
	 LDB 9394/96,   Estatuto da Criança e Do Adolescente,  CONDEPHAAT-1982 
	 
	Declaração de Salamanca - LDB 9394/96  - Estatuto da Criança e do Adolescente.
 
	
	Constituição Federal -1988, Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.078/90
 
	
	Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.078/90, Convenção de Guatemala
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 637722)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com o documento elaborado a partir da Conferência Mundial de Educação Especial (1994), o princípio fundamental da escola inclusiva é o de que:
		
	
	todas as crianças devem frequentar escolas comuns de ensino, sendo a classe especial o lugar apropriado para o aluno com deficiência intelectual.
	
	todas as crianças que tiverem diagnóstico de mais de uma deficiência deverão ser atendidas em escolas especiais.
	 
	todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que elas possam ter.
	
	escolas inclusivas devem reconhecer e responder às necessidades diversas de seus alunos, somente quando for possível para o professor de sala de aula fazer isso.
	
	escolas inclusivas devem assegurar uma educação de qualidade a todos através de um currículo único e com conhecimentos básicos.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 50075)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No que se refere à Tecnologia Assistiva, qual é o seu principal objetivo? Marque a resposta corrreta.
		
	 
	Promover a ampliação de uma habilidade funcional deficitária ou possibilitar a realização da função desejada e que se encontra impedida por circunstância de deficiência.
	
	Disponibilizar programas de computador que auxiliem os deficientes com as inovações tecnológicas sem as quais o cotidiano educacional ficaria inviável.
	
	Ensinar uma ocupação para os casos crônicos de deficiência afim de que possam ser inseridos no mundo do trabalho.
	
	Oferecer as condições de subsistência adequadas que muitas vezes faltam às famílias de crianças com deficiências.
	
	Atendimento especializado feito em outra instituição para não misturar os objetivos da independência da vida diária com os educativos.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 41809)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma escola que se proponha ser inclusiva remove as prováveis barreiras que dificultam a aprendizagem de todos os alunos. Em se tratando da cegueira, qual dos recursos abaixo pode facilitar o ensino da matemática?
		
	
	Reglete para Braille
	
	Lupas
	
	Réguas e esquadros
	 
	Sorobã
	
	Calculadora
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 626161)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Estar no espaço lúdico com outras crianças é um primeiro passo no movimento de brincar inclusivo. Alunos com limitações de movimento conseguem observar as ações das pessoas no seu entorno, mas seu brincar pode se restringir bastante, pelo atraso neuropsicomotor, pela incoordenação na manipulação dos objetos ou pela falta de um sistema de comunicação e linguagem.
(REILY, L. Escola Inclusiva: linguagem e mediação. Campinas: Papirus, 2004, p.54 (com adaptações).
Nesse sentido, a prática pedagógica inclusiva, na perspectiva da mediação cultural de Vygotsky, deve enfatizar
 I. o uso de situações-problema desafiadoras que coloquem o aluno, de forma contextualizada, em atividade.
II. a organização do planejamento didático de forma que o aluno possa aprender por meio de observaçãoe imitação.
III. o ato de pensar sobre o seu próprio processo em atividade, incentivando a conscientização sobre sua aprendizagem.
 IV. a organização do currículo e de recursos que possibilitem o acesso do aluno aos objetos de conhecimento lúdicos e desafiadores.
É correto apenas o que se afirma em
		
	
	  I e III.
 
	
	 I e II.
 
	
	II, III.
	 
	  I, III e IV.
	
	II e IV.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 744827)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com Decreto 7611 de 2011 e lei do autismo 2012, o aluno com TGD é incluído como público-alvo do serviço de Atendimento Educacional Especializado, que deve ser oferecido como apoio e suporte ao aluno matriculado em:
		
	
	classe especial de atendimento
	 
	classe comum de escola regular.
	
	escola especializada em transtornos
	
	centros de atendimento especial
	
	centros especializados municipais
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 740362)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em parceria com a Sociedade Síndrome de Down, a faculdade de Gastronomia da Estácio oferece oficinas de culinárias para jovens com essa síndrome, com idade entre 21 e 34 anos. O objetivo é trabalhar conceitos de alimentação, nutrição, gastronomia e saúde, através da realização das atividades, que são realizadas no Rio de Janeiro, no campus Tom Jobim, na Barra da Tijuca. Assinale a unica afirmativa que NÃO é uma justifica para a realização dessas oficinas:
		
	
	As oficinas contribuem para a socialização do grupo.
	
	As oficinas são espaços de construção de conhecimentos.
	 
	As oficinas promovem a segregação social dos alunos com Síndrome de Down.
	
	As oficinas exploram a Gastronomia como uma atividade inclusiva.
	
	As oficinas favorecem o desenvolvimento da autoestima dos alunos com Síndrome de Down.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.

Outros materiais

Perguntas Recentes