Buscar

01 CCJ0023 WL Direito do Consumidor AV2 Questões Condensadas 2015 Completo

Prévia do material em texto

� INCLUDEPICTURE "http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTlzEsfAOs7FECPBSYbP4fZ1u_R0PVj8ClaiZWCstsE3GSAzZYC" \* MERGEFORMATINET ����Curso de Direito
�� HYPERLINK "http://portal.estacio.br/" \o "Estácio" �� INCLUDEPICTURE "http://portal.estacio.br/img/logo.png" \* MERGEFORMATINET ������Direito do Consumidor
SIMULADO�Disciplina:
CCJ0023��Aulas:
01 a 16�Assunto:
Questões AV2�Folha:
�PAGE \* MERGEFORMAT �1� de �NUMPAGES \* MERGEFORMAT �3��Data:
01/12/2015��
� INCLUDEPICTURE "http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTlzEsfAOs7FECPBSYbP4fZ1u_R0PVj8ClaiZWCstsE3GSAzZYC" \* MERGEFORMATINET ����Curso de Direito
�� HYPERLINK "http://portal.estacio.br/" \o "Estácio" �� INCLUDEPICTURE "http://portal.estacio.br/img/logo.png" \* MERGEFORMATINET ������Direito do Consumidor
SIMULADO�Disciplina:
CCJ0023��Aulas:
01 a 16�Assunto:
Questões AV2�Folha:
�PAGE \* MERGEFORMAT �2� de �NUMPAGES \* MERGEFORMAT �2��Data:
01/12/2015��
	QUESTÕES
	X
	1a Questão
XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO.
O fornecimento de serviços e de produtos é atividade desenvolvida nas mais diversas modalidades, como ocorre nos serviços de crédito e financiamento, regidos pela norma especial consumerista, que atribuiu disciplina específica para a temática. A respeito do crédito ao consumidor, nos estritos termos do Código de Defesa do Consumidor, assinale a opção correta.
 As informações sobre o preço e a apresentação do serviço de crédito devem ser, obrigatoriamente, apresentadas em moeda corrente nacional. 
 A informação prévia ao consumidor, a respeito de taxa efetiva de juros, é obrigatória, facultando-se a discriminação dos acréscimos legais, como os tributos e taxas de expediente.
 A liquidação antecipada do débito financiado comporta a devolução ou a redução proporcional de encargos, mas só terá cabimento se assim optar o consumidor no momento da contratação do serviço.
 A pena moratória decorrente do inadimplemento da obrigação deve respeitar teto do valor da prestação inadimplida, não se podendo exigir do consumidor que suporte cumulativamente a incidência dos juros de mora.
2a Questão
Havendo conflito de leis abrangendo relação de consumo:
 Deverá prevalecer o Código de Defesa do Consumidor. 
 Deverá prevalecer a lei que for mais específica.
 Deverá ser afastado o Código de Defesa do Consumidor.
 Deverá ser aplicado o Código Civil porque regula relações de direito privado.
3a Questão
Ficam excluídas da definição de consumidor:
 As pessoas físicas ou jurídicas que utilizem o produto ou o serviço como bens de produção. 
 Apenas as pessoas jurídicas de direito público interno.
 Apenas as pessoas jurídicas de direito privado com fins econômicos.
 As pessoas físicas não consideradas hipossuficientes, segundo os critérios legais.
 Todas as pessoas jurídicas, ainda que utilizem o produto ou o serviço como destinatárias finais.
4a Questão
Com relação ao risco do desenvolvimento é incorreto afirmar:
 Por se tratar de defeito imprevisível, o fornecedor de produtos e serviços não responde pelo risco do desenvolvimento. 
 O defeito já existe no momento em que o produto é colocado em circulação (defeito oculto), apenas se exterioriza depois.
 No produto anterior àquele de melhor qualidade posteriormente lançado no mercado não há defeito na época em que foi colocado em circulação, apenas é superado pelo surgimento de outro de melhor qualidade.
 No Direito Comunitário Europeu haverá a exclusão da responsabilidade se o produtor comprovar que o estado do conhecimento técnico e científico, no momento em que o produto foi colocado em circulação, não permitia, de modo algum, a contratação da existência do defeito.
5a Questão
O Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor regulam relações de direito privado, por isso é correto afirmar que possuem a mesma essência.
 Não, porque o CDC regula relações entre desiguais enquanto o CC regula relações entre iguais. 
 Sim, porque visam isonomia nas relações de direito privado.
 Sim, porque ambos possuem menção expressa na Constituição.
 Não, porque o CDC fica restrito à sua área de atuação enquanto o CC permite sua aplicação em determinadas leis especiais.
6a Questão
É incorreto afirmar que os princípios desempenham a função:
 De estabelecer a conduta adequada para hipóteses específicas, perfeitamente caracterizadas. 
 De dar unidade e harmonia ao sistema jurídico, integrando suas diferentes partes.
 De condicionar a atividade do intérprete, lente do exame de toda e qualquer questão submetida ao julgador.
 De apontar os rumos a serem seguidos por toda a sociedade e obrigatoriamente perseguidos pelos poderes constituídos.
7a Questão
Quando o Código de Defesa do Consumidor trata do conceito de consumidor em seu art. 2° é INCORRETO dizer com relação ao tema que:
 O STJ adota a teoria maximalista para conceituar consumidor. 
 A teoria finalista restringe o conceito de consumidor.
 A teoria maximalista amplia o conceito de consumidor.
 O STJ adota a teoria finalista para conceituar consumidor.
=============== (Ref.: 201501513206) ==================
Quando o Código de Defesa do Consumidor trata do conceito de consumidor em seu art. 2° é INCORRETO dizer com relação ao tema que:
 O STJ adota a teoria finalista para conceituar consumidor permitindo a aplicação da teoria finalista
 Atenuada. 
A teoria finalista restringe o conceito de consumidor.
O STJ adota a teoria maximalista para conceituar consumidor.
A teoria maximalista amplia o conceito de consumidor.
====================================================
8a Questão
IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO.
A sociedade empresária XYZ Ltda. oferta e celebra, com vários estudantes universitários, contratos individuais de fornecimento de material didático, nos quais garante a entrega, com 25% de desconto sobre o valor indicado pela editora, dos livros didáticos escolhidos pelos contratantes (de lista de editoras de antemão definidas). Os contratos têm duração de 24 meses, e cada estudante compromete-se a pagar valor mensal, que fica como crédito, a ser abatido do valor dos livros escolhidos. Posteriormente, a capacidade de entrega da sociedade diminuiu, devido a dívidas e problemas judiciais. Em razão disso, ela pretende rever judicialmente os contratos, para obter aumento do valor mensal, ou então liberar-se do vínculo. Acerca dessa situação, assinale a afirmativa correta.
 A empresa não pode se valer do Código de Defesa do Consumidor e não há base, à luz do indicado, para rever os contratos. 
 A revisão é cabível, assentada na teoria da imprevisão, pois existe o contrato de execução diferida, a superveniência de onerosidade excessiva da prestação, a extrema vantagem para a outra parte, e a ocorrência de acontecimento extraordinário e imprevisível.
 Aplica-se o CDC, mas a pretendida revisão da cláusula contratual só poderá ser efetuada se provado que os problemas citados têm natureza imprevisível, característica indispensável, no sistema do consumidor, para autorizar a revisão.
 Aplica-se o CDC, já que os estudantes são destinatários finais do serviço, mas o aumento só será concedido se provada a dificuldade financeira e que, ademais, ainda assim o contrato seja proveitoso para os compradores.
9a Questão
A ordem econômica estabelecida na Constituição Federal, e que elege, entre os princípios a serem observados, a defesa do consumidor é fundada:
 Na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa. 
 Apenas na função social da propriedade.
 Na valorização do trabalho humano e na abolição da livre concorrência.
 Na livre concorrência e tratamento privilegiado do trabalho intelectual ou técnico.
 No tratamento igualitário para as empresas de pequeno e grande porte, quando constituídas sob as leis brasileiras e desde que tenham sede e domicílio no país.
10a Questão
XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO.
Maria e Manoel, casados, pais dos gêmeos Gabriel e Thiago que têm apenas três meses de vida, residem há seis meses no CondomínioVila Feliz. O fornecimento do serviço de energia elétrica na cidade onde moram é prestado por uma única concessionária, a Companhia de Eletricidade Luz S.A. Há uma semana, o casal vem sofrendo com as contínuas e injustificadas interrupções na prestação do serviço pela concessionária, o que já acarretou a queima do aparelho de televisão e da geladeira, com a perda de todos os alimentos nela contidos. O casal pretende ser indenizado. Nesse caso, à luz do princípio da vulnerabilidade previsto no Código de Proteção e Defesa do Consumidor, assinale a afirmativa correta.
 A doutrina consumerista dominante considera a vulnerabilidade um conceito jurídico indeterminado, plurissignificativo, sendo correto afirmar que, no caso em questão, está configurada a vulnerabilidade fática do casal diante da concessionária, havendo direito básico à indenização pela interrupção imotivada do serviço público essencial. 
 Prevalece o entendimento jurisprudencial no sentido de que a vulnerabilidade no Código do Consumidor é sempre presumida, tanto para o consumidor pessoa física, Maria e Manoel, quanto para a pessoa jurídica, no caso, o Condomínio Vila Feliz, tendo ambos direitos básicos à indenização e à inversão judicial automática do ônus da prova.
 É dominante o entendimento no sentido de que a vulnerabilidade nas relações de consumo é sinônimo exato de hipossuficiência econômica do consumidor. Logo, basta ao casal Maria e Manoel demonstrá-la para receber a integral proteção das normas consumeristas e o consequente direito básico à inversão automática do ônus da prova e a ampla indenização pelos danos sofridos.
 A vulnerabilidade nas relações de consumo se divide em apenas duas espécies: a jurídica ou científica e a técnica. Aquela representa a falta de conhecimentos jurídicos ou outros pertinentes à contabilidade e à economia, e esta, à ausência de conhecimentos específicos sobre o serviço oferecido, sendo que sua verificação é requisito legal para inversão do ônus da prova a favor do casal e do consequente direito à indenização.
11a Questão
Em relação à vulnerabilidade é incorreto afirmar:
 Hipossuficiência é um agravamento da situação de vulnerabilidade ligada a aspectos processuais. 
 Todos os consumidores são vulneráveis por presunção absoluta, mas nem todos são hipossuficientes.
 Vulnerabilidade é qualidade intrínsica, imanente e universal de todos que se encontram na posição de consumidor.
 As normas do CDC estão sistematizadas a partir da ideia básica de proteção do consumidor, por ser ele vulnerável.
 Vulnerabilidade e hipossuficiência são a mesma coisa porque ambas indicam a fragilidade e a situação de desigualdade do consumidor.
12a Questão
Não podem ser considerados consumidores, ou equiparados a consumidores, nos termos do CDC:
 A pessoa física que desenvolve atividade de montagem de produtos para venda no comércio. 
 A pessoa jurídica que utiliza serviço como destinatário final.
 A coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações de consumo.
 A pessoa exposta à prática comercial de publicidade abusiva, mesmo que não haja efetivamente adquirido o produto anunciado.
13a Questão
É correto dizer que no CDC a revisão de cláusula contratual terá lugar se ocorrer:
 Fato superveniente e álea extraordinária. 
 A álea normal ou ordinária.
 Fato superveniente imprevisível.
 Fato superveniente e álea normal.
 Fato superveniente de alcance particular do devedor.
14a Questão
Código do Consumidor, é incorreto afirmar:
 É lei geral, tal qual o Código Civil, porque se aplica a todas as relações de consumo, onde quer que ocorrerem. 
 É uma lei de origem constitucional em face do disposto do art. 5º, XXXII, da Constituição Federal.
 É uma lei principiológica porque estruturada em princípios e cláusulas gerais.
 É lei especial em razão do sujeito.
15a Questão
Com relação à vulnerabilidade, é correto dizer:
 É princípio estruturante do Direto do Consumidor. 
 É pressuposto para a inversão do ônus da prova.
 É princípio da ordem econômica.
 É sinônimo de hipossuficiência.
16a Questão
Foi veiculada nos principais meios de comunicação a decisão de um Laboratório Farmacêutico quanto à retirada de um anti-inflamatório do mercado, em virtude da constatação de que pode causar danos aos consumidores que o utilizarem de forma contínua, dobrando a probabilidade de a pessoa sofrer infarto e outras complicações ligadas a parte cardíaca. Diante do caso concreto pode-se afirmar:
 O fornecedor pode e deve retirar o medicamento do mercado respeitando o direito básico do consumidor de proteção à vida, saúde e segurança, conforme determinação do Código de Defesa do Consumidor. 
 Nessa situação o Código de Defesa do Consumidor somente será observado se causar algum dano efetivo para o consumidor.
 Não havia necessidade da retirada do remédio do mercado porque é um produto que, por si só, apresenta um risco inerente.
 A decisão do laboratório não possui qualquer relação com o Código de Defesa do Consumidor já que possui uma legislação específica tratando de forma exclusiva sobre remédios.
17a Questão
Com relação aos princípios do CDC, é incorreto afirmar:
 O princípio da equidade não está previsto no CDC. 
 A principal consequência do princípio da transparência é o dever de informar.
 Vulnerabilidade é qualidade intrínseca, ingênita, peculiar e indissolúvel de todo consumidor.
 Os princípios da segurança e informação são os fundamentos do sistema de responsabilidade civil nas relações de consumo.
18a Questão
No tocante às relações de consumo, é correto afirmar que:
 A reparação do dano moral coletivo está prevista no Código de Defesa do Consumidor. 
 A pessoa jurídica não sofre dano moral indenizável.
 A interpretação das cláusulas contratuais deve ocorrer de forma a não favorecer nem prejudicar o consumidor.
 É isento de responsabilidade o fornecedor que não tenha conhecimento dos vícios de qualidade por inadequação de produtos e serviços de consumo.
19a Questão
Considere as proposições abaixo e indique a incorreta:
 Risco do desenvolvimento é defeito de concepção ou de projeto do produto ou serviço e, como tal, exclui a responsabilidade do fornecedor. 
 O fato exclusivo da vítima ou de terceiro são causas de exclusão da responsabilidade do fornecedor.
 O fortuito interno, integrante do próprio risco do empreendimento, não exclui a responsabilidade do fornecedor.
 Embora não prevista no CDC, a força maior exclui a responsabilidade do fornecedor por se tratar decausa externa, sem qualquer relação com defeito do produto ou serviço.
20a Questão
São consideradas cláusulas abusivas as que: (assinale a afirmativa incorreta):
 Condicionam o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço. 
 Transfiram responsabilidade a terceiros.
 Estejam em desacordo com o sistema de proteção ao consumidor.
 Estabeleçam inversão do ônus da prova em prejuízo do consumidor.
 Estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada.
21a Questão
A Constituição menciona que o Estado promoverá a defesa do consumidor. Quando o poder constituinte originário faz tal afirmação significa dizer que:
 Não é uma mera faculdade e sim um dever do Estado. 
 Não há que se falar em dever do Estado uma vez que o Direito do Consumidor regula as relações de direito privado.
 Mesmo com a determinação da Constituição, não se pode esquecer que o Estado é soberano, logo, não há que se falar em dever.
 Assim como tantos outros direitos mencionados na Constituição sua aplicabilidade ou não caberia ao apelo social, não passando de mera faculdade do Estado.
22a Questão
Em relação aos princípios previstos no Código de Defesa do Consumidor, assinale a alternativa correta.
 O princípio da transparência impõe um dever comissivo e um omissivo, ou seja, não pode o fornecedor deixar de apresentar o produto tal como ele se encontranem pode dizer mais do que ele faz; não pode, portanto, mais existir o dolus bonus. 
 O princípio da vulnerabilidade, que presume ser o consumidor o elo mais fraco da relação de consumo, diz respeito apenas à vulnerabilidade técnica.
 O CDC é uma norma tipificadora de condutas, prevendo expressamente o comportamento dos consumidores e dos fornecedores.
 A boa-fé prevista no CDC é a boa-fé subjetiva.
23a Questão
X EXAME DE ORDEM UNIFICADO.
Aurora contratou com determinada empresa de telefonia fixa um pacote de serviços de valor preestabelecido que incluía ligações locais de até 100 minutos e isenção total dos valores pelo período de três meses, exceto os minutos que ultrapassassem os contratados, ligações interurbanas e para telefone móvel. Para sua surpresa, logo no primeiro mês recebeu cobrança pelo pacote de serviços no importe três vezes superior ao contratado, mesmo que tivesse utilizado apenas 32 minutos em ligações locais. A consumidora fez diversos contatos com a fornecedora do serviço para reclamar o ocorrido, mas não obteve solução. De posse dos números dos protocolos de reclamações, ingressou com medida judicial, obtendo liminar favorável para abstenção de cobrança e de negativação do nome. Considerando o caso acima descrito, assinale a afirmativa correta.
 A conversão da obrigação em perdas e danos faz-se independentemente de eventual aplicação de multa. 
 A conversão da obrigação em perdas e danos independe de pedido do autor, em qualquer hipótese.
 A multa diária ao réu pode ser fixada na sentença, mas desde que o autor tenha requerido expressamente.
 A tutela liminar será concedida, desde que não implique em ordem de busca e apreensão, que requer medida cautelar própria e justificação prévia.
24a Questão
No que diz respeito à defesa do consumidor é correto afirmar:
I. É um princípio inerente à ordem econômica.
II. É um direito e uma garantia fundamental.
III. Tem status constitucional de cláusula pétrea.
 Todas as afirmativas estão corretas. 
 Somente a I e III estão corretas.
 Somente a I está correta.
 Nenhuma está correta.
25a Questão
Sobre o tratamento da publicidade no Código de Defesa do Consumidor, é correto afirmar que:
 É abusiva a publicidade que desrespeita valores ambientais. 
 A publicidade somente vincula o fornecedor se contiver informações falsas.
 O ônus da prova da veracidade da mensagem publicitária cabe ao veículo de comunicação.
 A publicidade que não informa sobre a origem do produto é considerada enganosa, mesmo quando não essencial para o produto.
26a Questão
Determinado consumidor, ao mastigar uma fatia de pão com geléia, encontrou um elemento rígido, o que lhe causou intenso desconforto e a quebra parcial de um dos dentes. Em razão do fato, ingressou com medida judicial em face do mercado que vendeu a geléia, a fim de ser reparado. No curso do processo, a perícia constatou que o elemento encontrado era uma pequena porção de açúcar cristalizado, não oferecendo risco à saúde do autor. Diante desta narrativa, assinale a afirmativa correta.
 O elemento rígido não característico do produto, ainda que não o tornasse impróprio para o consumo, violou padrões de segurança, já que houve dano comprovado pelo consumidor. 
 A responsabilidade do fornecedor depende de apuração de culpa e, portanto, não tendo o comerciante agido de modo a causar voluntariamente o evento, não deve responder pelo resultado.
 O fabricante e o fornecedor do serviço devem ser excluídos de responsabilidade, visto que o material não ofereceu qualquer risco à integridade física do consumidor, não merecendo reparação.
 O comerciante não deve ser condenado e sequer caberia qualquer medida contra o fabricante, posto que não há fato ou vício do produto, motivo pelo qual não deve ser responsabilizado pelo alegado defeito.
27a Questão
VI Exame de Ordem.
A empresa Cristal Ltda., atendendo à solicitação da cliente Ruth, realizou orçamento para prestação de serviço, discriminando material, equipamentos, mão de obra, condições de pagamento e datas para início e término do serviço de instalação de oito janelas e quatro portas em alumínio na residência da consumidora. Com base no narrado acima, é correto afirmar que:
 O valor orçado terá validade de dez dias, contados do recebimento pela consumidora; aprovado, obriga os contraentes, que poderão alterá-lo mediante livre negociação. 
 Uma vez aprovado, o orçamento obriga os contraentes e não poderá alterado ou negociado pelas partes, que, buscando mudar os termos, deverão fazer novo orçamento.
 Ruth não responderá por eventuais acréscimos não previstos no orçamento prévio, exceto se decorrente da contratação de serviço de terceiro.
 O orçamento terá validade de trinta dias, independentemente da data do recebimento e aprovação pela consumidora Ruth.
28a Questão
XIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO.
Eliane trabalha em determinada empresa para a qual uma seguradora apresentou proposta de seguro de vida e acidentes pessoais aos empregados. Eliane preencheu o formulário entregue pela seguradora e, dias depois, recebeu comunicado escrito informando, sem motivo justificado, a recusa da seguradora para a contratação por Eliane. Partindo da situação fática narrada, à luz da legislação vigente, assinale a afirmativa correta.
 Eliane pode exigir o cumprimento forçado da obrigação nos termos do serviço apresentado, já que a oferta obriga a seguradora e a negativa constituiu prática abusiva pela recusa infundada de prestação de serviço. 
 A seguradora não está obrigada a se vincular a Eliane, já que a proposta de seguro e acidentes pessoais dos empregados não configura oferta, nos termos do Código do Consumidor.
 Por se tratar de contrato bilateral, a seguradora poderia ter se recusado a ser contratada por Eliane nos termos do Código Civil, norma aplicável ao caso, que assegura que a proposta não obriga o proponente.
 Trata-se de hipótese de aplicação da legislação consumerista, mas, a despeito das garantias conferidas ao consumidor, em hipóteses como a narrada no caso, é facultado à seguradora recusar a contratação antes da assinatura do contrato.
29a Questão
O Código de Defesa do Consumidor (8.078/90) expressa que os contratos que regulam as relações de consumo não obrigarão os consumidores, se não lhes for dada a oportunidade de tomar conhecimento prévio de seu conteúdo, ou se os respectivos instrumentos forem redigidos de modo a dificultar a compreensão de seu sentido e alcance. Sobre os contratos de consumo, é CORRETO afirmar:
 O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 (sete) dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou em domicílio. 
 Nos contratos de adesão, admite-se cláusula resolutória, desde que alternativa, cabendo a escolha ao fornecedor.
 São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que estabeleçam inversão do ônus da prova a favor do consumidor.
 Nos contratos de compra e venda de móveis ou imóveis mediante pagamento em prestações, bem como nas alienações fiduciárias em garantia, consideram-se válidas as cláusulas que estabeleçam a perda total das prestações pagas em benefício do credor que, em razão do inadimplemento, pleitear a resolução do contrato e a retomada do produto alienado.
30a Questão
Considerando-se a relação jurídica em face da proteção contratual ordenada pelo CDC, é correto afirmar que um consumidor que tenha comprado produto mediante pagamento em 10 prestações:
 Pode liquidar antecipadamente o débito em questão, total ou parcialmente, exigindo redução proporcional dos juros cobrados. 
 Dispõe de até 7 dias para desistir da compra realizada, desde que ela tenha sido efetuada no estabelecimento comercial do fornecedor.
 Pode escolher, no ato da compra, se a garantia do fornecedor contradefeitos aparentes ou ocultos que ocorram no produto adquirido será ou legal ou contratual.
 Deve ser imediatamente indenizado caso o produto apresente problemas, preferencialmente mediante abatimento do valor da indenização nas prestações vincendas.
31a Questão
X EXAME DE ORDEM UNIFICADO.
Elisabeth e Marcos, desejando passar a lua-de-mel em Paris, adquiriram junto à Operadora de Viagens e Turismo X um pacote de viagem, composto de passagens aéreas de ida e volta, hospedagem por sete noites, e seguro saúde e acidentes pessoais, este último prestado pela seguradora Y. Após chegar à cidade, Elisabeth sofreu os efeitos de uma gastrite severa e Marcos entrou em contato com a operadora de viagens a fim de que o seguro fosse acionado, sendo informado que não havia médico credenciado naquela localidade. O casal procurou um hospital, que manteve Elisabeth internada por 24 horas, e retornou ao Brasil no terceiro dia de estada em Paris, tudo às suas expensas. Partindo da hipótese apresentada, assinale a afirmativa correta.
 O casal poderá acionar judicialmente a operadora de turismo, mesmo que a falha do serviço tenha sido da seguradora, em razão da responsabilidade solidária aplicável ao caso. 
 O casal terá que acionar judicialmente a operadora de turismo e a seguradora simultaneamente por se tratar da hipótese de litisconsórcio necessário e unitário, sob pena de insurgir em carência da ação.
 O casal somente poderá acionar judicialmente a seguradora Y, já que a operadora de turismo responderia por falhas na organização da viagem, e não pelo seguro porque esse foi realizado por outra empresa.
 O casal não poderá acionar judicialmente a operadora de turismo já que havia liberdade de contratar o seguro saúde viagem com outra seguradora e, portanto, não se tratando de venda casada, não há responsabilidade solidária na hipótese.
32a Questão
XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO.
O Banco XYZ, com objetivo de aumentar sua clientela, enviou proposta de abertura de conta corrente com cartão de crédito para diversos estudantes universitários. Ocorre que, por desatenção de um dos encarregados pela instituição financeira da entrega das propostas, o conteúdo da proposta encaminhada para a estudante Bruna, de dezoito anos, foi furtado. O cartão de crédito foi utilizado indevidamente por terceiro, sendo Bruna surpreendida com boletos e ligações de cobrança por compras que não realizou. O episódio culminou com posterior inclusão do seu nome em um cadastro negativo de restrições ao crédito. Bruna nunca solicitou o envio do cartão ou da proposta de abertura de conta, e sequer celebrou contrato com o Banco XYZ, mas tem dúvidas acerca de eventual direito à indenização. Na qualidade de Advogado, diante do caso concreto, assinale a afirmativa correta.
 A pessoa exposta a uma prática abusiva, como na hipótese do envio de produto não solicitado, é equiparada a consumidor, logo Bruna pode postular indenização com base no Código do Consumidor. 
 O envio de produto sem solicitação do consumidor não é expressamente vedado pela lei consumerista, que apenas considera o produto como mera amostra grátis, afastando eventual obrigação do Banco XYZ de indenizar Bruna.
 A prática bancária em questão é abusiva segundo o Código do Consumidor, mas o furto sofrido pelo preposto do Banco XYZ configura culpa exclusiva de terceiro, excludente da obrigação da instituição financeira de indenizar Bruna.
 A conduta adotada pelo Banco XYZ é prática abusiva à luz do Código do Consumidor, mas como Bruna não é consumidora, haja vista a ausência de vínculo contratual, deverá se utilizar das regras do Código Civil para fins de eventual indenização.
33a Questão
Acerca de publicidade empresarial, assinale a opção correta à luz do Código de Defesa do Consumidor.
 Compete exclusivamente ao Poder Executivo impor a realização de contrapropaganda ao anunciante que tenha feito anúncio publicitário abusivo ou enganoso. 
 É do MP o ônus da prova em ação civil pública por ele proposta para responsabilizar anunciante por publicidade abusiva ou enganosa, sendo aplicável a inversão se presentes os pressupostos que a justifiquem.
 Considere que, em jornal de circulação nacional, seja publicada, com aparência de matéria jornalística desse jornal e sem indicação de se tratar de publicidade, publicidade relativa a determinado automóvel em que esse automóvel é avaliado como excelente. Nesse caso, a referida publicidade é considerada enganosa.
 Considere que determinada agência de turismo promova a distribuição de panfletos anunciando a venda de pacotes de turismo, a preços baixos, para praias do México, nos meses de janeiro a março, mas omita que esse período corresponde à temporada de furacões na região. Nesse caso, a publicidade é considerada simulada por omissão.
 Considere que, em anúncio televisivo, protagonizado por médico de renome por fazer reportagens televisivas e por ser escritor, se afirme que determinado sabonete elimina 90% das bactérias presentes na pele das crianças e que se apure que, na verdade, o referido sabonete elimina apenas 10% das bactérias. Nessa situação, o anúncio é publicidade abusiva.
34a Questão
Os serviços públicos possuem as seguintes características, mencionados no expressamente no Código de Defesa do Consumidor:
 Adequação, eficiente e seguro. 
 Função social, probidade e boa-fé.
 Basta adequação e segurança.
 Informação e transparência.
35a Questão
Quando a contratação ocorre por site da internet, o consumidor pode desistir da compra?
 Sim. Quando a compra é feita fora do estabelecimento comercial, o consumidor pode desistir do contrato no prazo de sete dias, mesmo sem apresentar seus motivos para a desistência. 
 Sim. Quando a compra é feita pela internet, o consumidor pode desistir da compra em até 30 dias depois que recebe o produto.
 Não. Quando a compra é feita pela internet, o consumidor é obrigado a ficar com o produto, a menos que ele apresente vício. Só nessa hipótese o consumidor pode desistir.
 Não. O direito de arrependimento só existe para as compras feitas na própria loja, e não pela internet.
36a Questão
XIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO.
Mauro adquiriu um veículo zero quilômetro da fabricante brasileira Surreal, na concessionária Possante Ltda., revendedora de automóveis que comercializa habitualmente diversas marcas nacionais e estrangeiras. Na época em que Mauro efetuou a compra, o modelo adquirido ainda não era produzido com o opcional de freio ABS, o que só veio a ocorrer seis meses após a aquisição feita por Mauro. Tal sistema de frenagem (travagem) evita que a roda do veículo bloqueie quando o pedal do freio é pisado fortemente, impedindo com isso o descontrole e a derrapagem do veículo. Mauro, inconformado, aciona a concessionária postulando a substituição do seu veículo, pelo novo modelo com freio ABS. Diante do caso narrado e das regras atinentes ao Direito do Consumidor, assinale a afirmativa correta.
 Havendo necessidade de reposição de peças ou componentes no veículo de Mauro, a fabricante Surreal deverá, ainda que cessada a fabricação no país, efetuar o reparo com peças originais por um período razoável de tempo, fixado por lei. A reposição com peças usadas só é admitida pelo Código do Consumidor quando houver autorização do consumidor. 
 Se o veículo adquirido por Mauro apresentar futuro defeito no freio dentro do prazo de garantia, a concessionária Possante Ltda. é obrigada a assegurar a oferta de peças de reposição originais enquanto não cessar a fabricação do veículo.
 Somente quando cessada a produção no país do veículo adquirido por Mauro, a fabricante Surreal ficará exonerada do dever legal de assegurar o oferecimento de componentes e peças de reposição para o automóvel.
 Mauro tem direito à substituição, pois o fato de o novo modelo ter sido oferecido com o opcional do freio ABS, de melhor qualidade, configura defeito do modelo anterior por ele adquirido.
37a Questão
Maria Fernanda contratou com determinada empresa de telefoniafixa um pacote de serviços de valor preestabelecido que incluía ligações locais de até 300 minutos e isenção total dos valores pelo período de três meses, exceto os minutos que ultrapassassem os contratados, ligações interurbanas e para telefone móvel. Para sua surpresa, logo no primeiro mês recebeu cobrança pelo pacote de serviços no importe três vezes superior ao contratado, mesmo que tivesse utilizado apenas 32 minutos em ligações locais. A consumidora fez diversos contatos com a fornecedora do serviço para reclamar o ocorrido, mas não obteve solução. De posse dos números dos protocolos de reclamações, ingressou com medida judicial, obtendo liminar favorável para abstenção de cobrança e de negativação do nome. Considerando o caso acima descrito, assinale a afirmativa correta:
 A conversão da obrigação em perdas e danos faz-se independentemente de eventual aplicação de multa. 
 A multa diária ao réu pode ser fixada na sentença, mas desde que o autor tenha requerido expressamente.
 A conversão da obrigação em perdas e danos independe de pedido do autor, em qualquer hipótese.
 A tutela liminar será concedida, desde que não implique em ordem de busca e apreensão, que requer medida cautelar própria e justificação prévia.
38a Questão
No Código de Defesa do Consumidor, consideram-se:
 Prescricional o prazo para o exercício da pretensão à reparação pelos danos causados por fato do produto e decadencial o prazo para reclamar pelo vício do produto. 
 Decadencial o prazo para o exercício da pretensão à reparação pelos danos causados por fato do serviço e prescricional o prazo para a reclamação por vício aparente ou oculto de produto ou de serviço.
 Prescricional o prazo para a reclamação por vício aparente dos produtos e decadencial o prazo para reclamar por vício oculto dos produtos.
 Indistintamente os prazos prescricionais ou decadenciais, porque ambos se sujeitam à interrupção e à suspensão.
 Decadenciais os prazos de exercício de pretensão condenatória e prescricionais os das ações constitutivas.
39a Questão
O consumidor pode desistir do contrato:
 No prazo de sete dias, a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. 
 No prazo de sete dias a contar de sua assinatura se for celebrado dentro do estabelecimento do fornecedor e, em quinze dias, se for celebrado por telefone ou meio eletrônico, a partir do recebimento do produto.
 A qualquer momento, se ainda não tiver sido pago integralmente o preço da compra ou da prestação do serviço, e este ainda não tiver sido completamente executado.
 Sempre que, antes do pagamento, encontrar produto similar oferecido no mercado, por preço inferior,mesmo que já recebida a mercadoria em seu domicílio.
 Sempre que o contrato for celebrado por meio eletrônico, no prazo de 10 dias a contar do recebimento do produto.
40a Questão
Joana adquiriu um aparelho de telefone em loja de eletrodomésticos e, juntamente com o manual de instruções, foi-lhe entregue o termo de garantia do produto, que assegurava ao consumidor um ano de garantia, a contar da efetiva entrega do produto. Cerca de um ano e um mês após a data da compra, o aparelho de telefone apresentou comprovadamente um defeito de fabricação. Em face dessa situação hipotética, assinale a opção correta acerca dos direitos do consumidor.
 Joana poderá reclamar eventuais defeitos de fabricação até o prazo de noventa dias após o final da garantia contratual conferida pelo fornecedor. 
 O prazo para Joana reclamar dos vícios do produto é de apenas noventa dias, a partir da entrega efetiva do produto, independentemente de prazo de garantia.
 A lei garante a Joana a possibilidade de reclamar de eventuais defeitos de fabricação a qualquer tempo, desde que devidamente comprovados.
 Após o prazo de um ano de garantia conferida pelo fornecedor, Joana não poderá alegar a existência de qualquer defeito de fabricação.
41a Questão
Com relação aos serviços bancários e financeiros é incorreto dizer:
 Há súmula do STJ no sentido da aplicação do CDC às instituições financeiras. 
 Não se aplica o CDC porque dinheiro e crédito não são produtos adquiridos ou usados pelo destinatário.
 O STF já reconheceu a constitucionalidade da aplicação do CDC aos bancos e financeiras.
 Nos serviços bancários a gratuidade e meramente aparente.
 Aplica-se o CDC em razão de expressa previsão legal.
Com relação aos serviços bancários e financeiros é incorreto dizer:
a-O STF já reconheceu a constitucionalidade da aplicação do C DC aos bancos e financeiras; e) Nos serviços bancários a gratuidade e meramente aparente.
b-Aplica-se o C DC em razão de expressa previsão legal;
c-Há súmula do STJ no sentido da aplicação do C DC às instituições financeiras;
d-Não se aplica o CDC porque dinheiro e crédito não são produtos adquiridos ou usados pelo destinatário;
42a Questão
Com relação à informação é incorreto dizer:
 É dispensável quando se tratar de produtos e serviços potencialmente perigosos, pois o risco inerente é naturalmente conhecido. 
 Tem por finalidade permitir ao consumidor fazer boas escolhas.
 É direito básico do consumidor e obrigação do fornecedor.
 É decorrência do princípio da transparência.
43a Questão
Assinale a opção que não está de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
  
O consumidor tem direito à modificação das cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais, mas não à revisão delas em razão de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas. 
É direito do consumidor a facilitação da defesa de seus direitos, incluindo​se a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando ele for hipossuficiente.
O consumidor tem direito à efetiva reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos.
É direito do consumidor a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, o que inclui a especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço e a explicitação dos riscos relacionados a produtos e serviços.
44a Questão
No tocante à aplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor é correto afirmar: I​- Criou mais uma lei especial, dentre tantas, para regular uma relação específica; II-​ Havendo um consumidor e um fornecedor, há uma relação de consumo, logo a Lei 8.078/90 é aplicada; III-​ Criou uma sobrestutura jurídica multidisciplinar, aplicável em todos os ramos do Direito onde ocorram relação de consumo;
 Somente a II e a III estão corretas. 
 Nenhuma afirmativa está correta;
 Somente a II está correta;
 Somente a afirmativa I está correta;
45a Questão
Sobre a boa​-fé objetiva é incorreto afirmar:
 Indica a ausência de malícia do agente ou a suposição de estar agindo corretamente. 
 É fonte de deveres anexos para as partes contratantes.
 É critério hermenêutico ou paradigma interpretativo.
 Limita o exercício dos direitos subjetivos para coibir condutas abusivas.
46a Questão
Considere as seguintes afirmativas: I​- Vulnerabilidade e hipossuficiência se confundem, pois dizem respeito à situação de inferioridade do consumidor perante o fornecedor. II​- Em qualquer caso de relação de consumo, é preciso que fique demonstrada a vulnerabilidade do consumidor para que incida o CDC. III​- Não fere o princípio constitucional da isonomia o tratamento diferenciado dispensado pelo CDC ao consumidor em razão de sua vulnerabilidade.
 Somente a III está correta. 
 Todas estão incorretas
 Somente a I e II estão corretas;
 Todas as afirmações estão corretas;
47a Questão
Nos casos de extravio de bagagem nos transportes aéreos é CORRETO afirmar: I-​ Possuem indenização tarifada. II​- Não estão sujeitos as regras do Código de Defesa do Consumidor. III​- Ficam limitadas as determinações do Código Civil.
 Nenhumaestá correta. 
 Somente a I e III estão corretas
 Somente a II e III estão corretas.
 Somente a I e II estão corretas.
48a Questão
No âmbito do Código de Defesa do Consumidor, em relação ao princípio da boa-fé objetiva, é correto afirmar que:
 Importa em reconhecimento de um direito a cumprir em favor do titular passivo da obrigação. 
 Sua aplicação se restringe aos contratos de consumo.
 Não se aplica à fase pré-contratual.
 Para a caracterização de sua violação imprescindível se faz a análise do caráter volitivo das partes.
49a Questão
Com relação ao serviço público essencial é correto afirmar:
 I- Devem ser contínuos, segundo determinação do Código de Defesa do Consumidor.
 II- Podem ser cortados se o consumidor for previamente comunicado do corte na prestação do serviço diante de inadimplemento.
 III- Jamais podem ser cortados porque devem ser contínuos. Essa é a posição pacífica na jurisprudência.
 Somente a I e II estão corretas. 
 Todas estão corretas.
 Somente a I e III estão corretas.
 Somente a II e III estão corretas.
50a Questão
Verossimilhança e hipossuficiência são pressupostos para a inversão do ônus da prova:
 Só para a inversão ope judicis. 
 São sempre alternativos.
 Tanto para a inversão ope judicis como para a ope legis.
 Só para a inversão ope legis.
 São pressupostos sempre cumulativos.
51a Questão
Analisando o artigo 6º, V, do Código de Defesa do Consumidor, que prescreve: ¿ São direitos básicos do consumidor: V- a modificação das cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais ou sua revisão em razão de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas ¿ Assinale a alternativa correta.
 Admite a incidência da cláusula rebus sic stantibus. 
 Não traduz a relativização do princípio contratual da autonomia da vontade das partes.
 Almeja, em análise sistemática, precipuamente, a resolução do contrato firmado entre consumidor e fornecedor.
 Exige a imprevisibilidade do fato superveniente.
52a Questão
Considerando as três assertivas abaixo, assinale a alternativa correta: 
 Quando se trata da análise do conceito de consumidor deve ser observada a teoria finalista porque é a adota de forma predominante no ordenamento jurídico. 
 Nos casos de revisão da cláusula contratual em razão de onerosidade excessiva, no âmbito do C DC , deve ser observada a teoria da imprevisão. 
 A inversão do ônus da prova sempre se faz presente nos casos que envolver relação de consumo.
 Somente a I está correta. 
 Apenas a II e III estão corretas.
 Apenas a I e II estão corretas.
 Nenhuma está correta.
53a Questão
Os produtos que possuem risco inerente, como inseticidas, uma navalha etc, não se subordinam aos princípios da informação e segurança, pois todos tem conhecimento dos riscos normais desses produtos. Caso causem algum dano ao consumidor não haverá o dever de indenizar.
 A afirmativa é incorreta, pois os produtos e serviços de risco inerente devem observar com maior rigor o princípio da informação. 
 Está correta por não ser possível fornecer produtos e serviços de riscos inerentes sem tais características.
 Está correta porque o CDC assegura ao consumidor o direito de ser indenizado sempre que sofrer qualquer dano.
 Está correta porque nem todos os princípios consagrados no C DC devem ser observados conjuntamente.
54a Questão
Assinale a alternativa Incorreta. O direito à informação, como um direito básico do consumidor está justificado devido a (ao):
 Fato do povo brasileiro não ter um nível mínimo de educação comparado ao dos países desenvolvidos. 
 Opção do legislador brasileiro em proteger a parte mais fraca da relação em alguns ramos do direito, como também ocorre no Direito do Trabalho.
 Dever legal do fornecedor de prestar esclarecimentos, informações e até educação ao consumidor.
 Hipossuficiência do consumidor que consiste nas suas carências mentais e econômicas frente ao fornecedor.
 Intervencionismo estatal adotado pelo legislador pátrio nas obrigações oriundas das relações de consumo.
55a Questão
Com relação a inversão do ônus da prova no âmbito do Código de Defesa do Consumidor é correto afirmar:
 O CDC adota a inversão do ônus da prova ope legis e ope judicis. 
 A inversão do ônus da prova nas relações de consumo pode e deve ser utilizada de forma irrestrita quando envolver relação de consumo.
 O CDC adota a inversão do ônus da prova ope judicis.
 O CDC adota a inversão do ônus da prova ope legis.
56a Questão
 Os cadastros e dados de consumidores devem ser objetivos, claros, verdadeiros e em linguagem de fácil compreensão, não podendo conter informações negativas referentes a período superior a: 
 . cinco anos.
 . três anos.
 . oito anos.
 . dois anos.
 . dez anos.
57a Questão
(Analista/Advogado - 2015 - DPE/MT - FGV) Com relação aos prazos de prescrição e decadência previstos no Código de Defesa do Consumidor, analise as afirmativas a seguir. I. O direito de reclamar pelos vícios ocultos no produto caduca em 90 dias, quando se tratar do fornecimento de serviços e de produtos duráveis. II. O consumidor tem 30 dias para reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis. III. É de três anos o prazo prescricional para reparação de danos causados por fato do produto ou do serviço, iniciando-se a contagem do prazo a partir do conhecimento do dano e de sua autoria. Assinale:
 . Se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
 . Se todas as afirmativas estiverem corretas
 . Se somente a afirmativa II estiver correta
 . Se somente a afirmativa III estiver correta
 . Se somente a afirmativa I estiver correta
58a Questão
(Analista/Advogado - 2015 - DPE/MT - FGV) A respeito das cláusulas abusivas, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A nulidade de uma cláusula contratual abusiva não invalida o contrato, exceto quando de sua ausência, apesar dos esforços de integração, decorrer ônus excessivo a qualquer das partes. ( ) No fornecimento de produtos ou serviços que envolva outorga de crédito ou concessão de financiamento ao consumidor, o fornecedor deverá, entre outros requisitos, informar-lhe prévia e adequadamente sobre a soma total a pagar, com e sem financiamento. ( ) As multas de mora decorrentes do inadimplemento de obrigações no seu termo poderão ser superiores a dois por cento do valor da prestação. As afirmativas são, respectivamente,
 . V, V e F.
 . F, V e F.
 . F, F e V.
 . V, F e F.
 . F, V e V.
59a Questão
Pela previsão do artigo 28 do Código de Defesa do Consumidor, o juiz poderá desconsiderar a personalidade jurídica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infração da lei, fato ou ato ilícito ou violação dos estatutos ou contrato social. Sobre a desconsideração da personalidade jurídica no CDC, é C ORRETO afirmar:	
 . Também poderá ser desconsiderada a pessoa jurídica sempre que sua personalidade for, de alguma forma, obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados aos consumidores.
 . As sociedades coligadas só responderão por dolo
 . As sociedades consorciadas são subsidiariamente responsáveis pelas obrigações decorrentes do Código de Defesa do Consumidor.
 . As sociedades integrantes dos grupos societários e as sociedades controladas são solidariamente responsáveis pelas obrigações decorrentes do Código de Defesa do Consumidor.
60a Questão
Quando se fala em cláusulas abusivas pode-se afirmar: I ¿ a lista do art. 51 do C DC é taxativa. II ¿ a nulidade da cláusula invalida o contrato. III ¿ podem ser declaradas nulas de oficio.
 . Somente as afirmativas I e II estão corretas.
 . Todas as assertivas estão incorretas
 . Todas as assertivas estão corretas.
 . Somente a afirmativa III está correta.
61a Questão
Franco adquiriu um veículo zero quilômetro em novembro de 2010. Ao sair com o automóvel da concessionária, percebeuum ruído todas as vezes em que acionava a embreagem para a troca de marcha. Retornou à loja, e os funcionários disseram que tal barulho era natural ao veículo, cujo motor era novo. Oito meses depois, ao retornar para fazer a revisão de dez mil quilômetros, o consumidor se queixou que o ruído persistia, mas foi novamente informado de que se tratava de característica do modelo. Cerca de uma semana depois, o veículo parou de funcionar e foi rebocado até a concessionária, lá permanecendo por mais de sessenta dias. Franco acionou o Poder Judiciário alegando vício oculto e pleiteando ressarcimento pelos danos materiais e indenização por danos morais. Considerando o que dispõe o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, a respeito do narrado acima, é correto afirmar que, por se tratar de vício oculto,
 . o direito de reclamar judicialmente se iniciou no momento em que ficou evidenciado o defeito, e o prazo decadencial é de noventa dias.
 . o prazo decadencial para reclamar se iniciou com a retirada do veículo da concessionária, devendo o processo ser extinto.
 . o consumidor Franco tinha o prazo de sete dias para desistir do contrato e, tendo deixado de exercê-lo, operou-se a decadência.
 . o prazo decadencial é de trinta dias contados do momento em que o veículo parou de funcionar, tornando-se imprestável para o uso.
62a Questão
(Defensor Público DPE/MS VUNESP 2014) Em relação ao direito de reclamar pelos vícios aparentes
 ou de fácil constatação, é correto afirmar que:
 . Inicia-se a contagem do prazo decadencial a partir da entrega efetiva do produto ou do término da execução dos serviços.
 . Caduca em cento e vinte dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
 . obsta a decadência, a reclamação comprovadamente formulada pelo consumidor perante qualquer órgão de defesa do consumidor até a cientificação do fornecedor acerca de seus termos.
 . Caduca em sessenta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis.
63a Questão
(185º. Concurso de Provas e Títulos para Ingresso na Magistratura TJ/SP 2014 VUNESP) A notificação do consumidor, nos termos do parágrafo 2º. do artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor, antes de uma futura inscrição de seu nome no C adastro de Proteção ao C rédito, cabe:
 . Ao órgão mantenedor do Cadastro de Proteção ao Crédito.
 . Ao credor e ao órgão mantenedor do Cadastro de Proteção ao Crédito.
 . Ao credor, exigindo-se o aviso de recebimento na carta de comunicação ao consumidor.
 . Somente ao credor.
64a Questão
É abusiva a publicidade:
 . quando discriminatória de qualquer natureza, que incite à violência ou explore o medo ou superstição.
 . se não tiver sido autorizada pelos órgãos de proteção e defesa do consumidor.
 . apenas quando se aproveite da deficiência de julgamento e inexperiência da criança, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança.
 . quando omitir informação capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade ou propriedades de produto ou serviço.
 . quando, em qualquer modalidade, transmitir informação inteira ou parcialmente falsa.
65a Questão
No Código de Defesa do Consumidor, consideram-se:
 . prescricional o prazo para o exercício da pretensão à reparação pelos danos causados por fato do produto e decadencial o prazo para reclamar pelo vício do produto
 . prescricional o prazo para a reclamação por vício aparente dos produtos e decadencial o prazo para reclamar por vício oculto dos produtos.
 . decadencial o prazo para o exercício da pretensão à reparação pelos danos causados por fato do serviço e prescricional o prazo para a reclamação por vício aparente ou oculto de produto ou de serviço.
 . decadenciais os prazos de exercício de pretensão condenatória e prescricionais os das ações constitutivas.
 . indistintamente os prazos prescricionais ou decadenciais, porque ambos se sujeitam à interrupção e à suspensão.
66a Questão
Quanto ao Código de Defesa do Consumidor, aponte a alternativa incorreta:
	
 . A garantia legal de adequação do produto ou serviço depende de termo expresso, vedada a exoneração contratual do fornecedor.
 . O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 (sete) dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.
 . O produto é defeituoso quando não oferece a segurança que dele legitimamente se espera, mas não é considerado defeituoso pelo fato de outro de melhor qualidade ter sido colocado no mercado.
 . O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos; no caso dos profissionais liberais, no entanto, a responsabilidade pessoal será apurada mediante a verificação de culpa.
 . Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha: a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso; a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos; o abatimento proporcional do preço.
67a Questão
A telespectadora Maria, após assistir ao anúncio de certa máquina fotográfica, ligou e comprou o produto via telefone. No dia 19 de março, a câmera chegou ao seu endereço. Acerca dessa situação, assinale a alternativa correta.
 . Mesmo que o produto não tenha defeito, se Maria se arrepender da aquisição e desistir do contrato no dia 25 de março do mesmo ano, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, deverão ser devolvidos, monetariamente atualizados.
 . Após o prazo de desistência, que é decadencial, Maria não poderá reclamar de vícios do produto ou de desconformidades entre a oferta apresentada e as características do bem adquirido, a não ser que exista garantia contratual.
 . A contar do recebimento do produto, a consumidora pode exercer o direito de arrependimento no prazo prescricional de quinze dias.
 . Se, no dia 26 de março do mesmo ano, a consumidora pretender desistir do contrato, não poderá fazê-lo, pois, além de o prazo decadencial já ter fluído, os contratos são regidos pelo brocardo pacta sunt servanda.
68a Questão
Em caso de vício de qualidade, o consumidor tem direito a reclamar ao fornecedor, dentro do prazo legal de:
 . 90 dias no caso de produtos duráveis e 30 para os não duráveis
 . 15 dias em caso de produtos não duráveis e 30 para produtos duráveis
 . 30 dias para os produtos duráveis e não duráveis
 .	30 dias em caso de produtos duráveis e 10 dias não duráveis
69a Questão
Todas as vítimas de um evento danoso evolvendo uma relação de consumo, mesmo aquelas que não estão diretamente configuradas como consumidores, serão consideradas de acordo com o CDC :
 . Consumidor por Equiparação
 . Consumidor por analogia
 . Fornecedor
 . Consumidor Involutário
 . Consumidor Voluntário
70a Questão
Considera-se consumidor Padrão, standard ou strictu sensu:
 . aquele que adquire para seu consumo produto ou serviço, sendo o destinatário final do produto.
 . aquele que recebe para seu consumo produto ou serviço, sendo o destinatário final do produto.
 . aquele que adquire para seu consumo produto ou serviço, sendo ou não o destinatário final do produto.
 . aquele que adquire para revenda e seu consumo produto ou serviço, sendo o destinatário final do produto.
71a Questão
Ao instalar um novo aparelho de televisão
 no quarto de seu filho, oconsumidor verifica que a tecla de volume do controle remoto não está funcionando bem. Em contato com a loja onde adquiriu o produto, é encaminhado à autorizada. O que esse consumidor pode exigir com base na lei, nesse momento, do comerciante?
 . O conserto do produto no prazo máximo de 30 dias.
 . A imediata substituição do produto por outro novo.
 . Um produto idêntico emprestado enquanto durar o conserto.
 . O dinheiro de volta.
72a Questão
IX EXAME DE ORDEM UNIFIC ADO Academia de ginástica veicula anúncio assinalando que os seus alunos, quando viajam ao exterior, podem se utilizar de rede mundial credenciada, presente em 60 países e 230 cidades, sem custo adicional. Um ano após continuamente fazer tal divulgação, vários alunos reclamam que, em quase todos os países, é exigida tarifa de uso da unidade conveniada. A academia responde que a referência aos em custo adicional refere-se à inexistência de acréscimo cobrado por ela, e não de eventual cobrança, no exterior, de terceiro. Acerca dessa situação, assinale a afirmativa correta.
 . A loja faz publicidade enganosa, que se configura, basicamente, pela falsidade, total ou parcial, da informação veiculada.
 . A loja promove publicidade abusiva, pois anuncia informação parcialmente falsa, a respeito do preço e qualidade do serviço.
 . Não há irregularidade, e as informações complementares podem ser facilmente buscadas na recepção ou com as atendentes, sendo inviável que o ordenamento exija que detalhes sejam prestados, todos, no anúncio.
 . A loja veicula publicidade enganosa, que se caracteriza como a que induz o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa a sua saúde ou segurança.
73a Questão
O prazo para reclamar sobre vício oculto de produto durável é de
 . 90 (noventa) dias a contar de quando ficar evidenciado o vício
 . 90 (noventa) dias a contar da entrega do produto
 . 90 (noventa) dias a contar da aquisição do produto
 . 30 (trinta) dias a contar da entrega do produto.
74a Questão
(Defenso Público DPE/MS VUNESP/2014) No que tange à colocação de produto de alto grau de periculosidade à saúde ou segurança no mercado de consumo, é correto afirmar que:
 . O fornecedor que, posteriormente à introdução de produto no mercado de consumo, tiver conhecimento de sua alta periculosidade, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.
 . Os anúncios publicitários informativos da alta periculosidade de determinado produto devem ser realizados, exclusivamente, em mídia televisiva, às expensas do Procon quando o fornecedor não tiver condições financeiras para tanto.
 . O fornecedor deve, expressamente, na embalagem ou rótulo, destacar a alta periculosidade inerente ao produto.
 . Cabe privativamente à União, sempre que tiver conhecimento da alta periculosidade de um produto à saúde ou segurança dos consumidores, informa-los a respeito.
75a Questão
C om relação à publicidade, pode-se dizer:
a) Publicidade tem objetivo comercial, enquanto que propaganda visa a um fim ideológico.
b) Nem toda informação é publicidade, como também nem toda a publicidade é informação.
c) No regime contratual consumerista a publicidade obriga o fornecedor e integra o contrato que vier a ser celebrado, e nisso consiste o princípio da veracidade da publicidade.
d) Ao vedar a publicidade enganosa, o C DC consagrou o princípio da vinculação da publicidade.
e) O elemento fundamental para a caracterização da publicidade enganosa será a sua capacidade de induzir em erro o consumidor. Assinale a opção correta:
 . Estão incorretas as afirmativas das letras C e D
 . Apenas a letra E está correta.
 . Todas as afirmativas estão incorretas.
 . Todas as afirmativas são corretas.
 . Apenas a afirmativa da letra A está correta
76a Questão
Ao consumidor adquirente de produto de consumo durável ou não durável que apresente vício de qualidade ou quantidade que o torne impróprio ou inadequado ao consumo a que se destina, não sendo o vício sanado no prazo de 30 dias, assegura-se
 . convencionar com o fornecedor um prazo maior que 30 dias para que o vício seja sanado.
 . o abatimento de até 50% do valor pago, em razão do vício apresentado e do inconveniente causado pela aquisição de produto defeituoso.
 . a substituição imediata do produto por outro de qualquer espécie, em perfeitas condições de uso.
 . a imediata restituição do valor pago, atualizado monetariamente, não cabendo indenização.
77a Questão
De acordo com as disposições do Código de Defesa do Consumidor, assinale a alternativa C ORRETA:
 . As sociedades consorciadas são solidariamente responsáveis pelas obrigações decorrentes do Código de Defesa do Consumidor.
 . É direito básico do consumidor a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, independentemente da verossimilhança da alegação ou de seu estado de hipossuficiência.
 . As sociedades integrantes dos grupos societários e as sociedades controladas são solidariamente responsáveis pelas obrigações decorrentes do Código de Defesa do Consumidor.
 . A responsabilidade das sociedades coligadas é objetiva.
. Para efeitos do Código de Defesa do Consumidor, entendesse por interesses ou direitos difusos os transindividuais de natureza indivisível, de que seja titular grupo, categoria ou classe de pessoas ligadas entre si ou com a parte contrária por uma relação jurídica base.
78a Questão
No que se refere ao Código de Defesa do Consumidor, analise: I. Pretensão à reparação pelos danos causados por fato do produto ou do serviço previsto nesse Código, quanto à qualidade do produto e do serviço. II. Direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis. Nesses casos e excluindo-se eventuais causas obstativas, interruptivas ou suspensivas, ocorrem, respectivamente, a
 . prescrição da pretensão em 5 (cinco anos) e decadência em 90 (noventa) dias.
 . prescrição da ação em 8 (oito) anos e decadência em 45 (quarenta e cinco) dias.
 . decadência em 60 (sessenta) dias e prescrição da ação em 5 (cinco) anos.
 . decadência em 90 (noventa) dias e prescrição da pretensão em 3 (três) anos.
 . prescrição da ação em 3 (três) anos e decadência em 120 (cento e vinte) dias.
79a Questão
Claudia comprou uma televisão LC D 48 polegadas na C asa Bons Negócios, com garantia de doze meses. No décimo terceiro mês de uso a televisão apresentou grave defeito de imagem, mas a C asa Bons Negócios se recusa a reparar o defeito ao argumento de já estar vencido o prazo de garantia. Em face da negativa da vendedora. É correto afirmar:
 . não está correto o entendimento da vendedora porque prevalece a garantia legal;
 . está correto o entendimento da vendedora porque o caso é de vício oculto do produto para o qual não há garantia legal.
 . está correto o entendimento da vendedora (Casa Bons Negócios);
 . está correto o entendimento da vendedora porque prevalece a garantia contratual;
 . não está correto o entendimento da vendedora, porque o caso é de prescrição cujo prazo é de cinco anos;
80a Questão
Em se tratando de produto durável que apresente defeito de fácil constatação, o prazo para o consumidor reclamar iniciará:
 . Da data da efetiva entrega do produto.
 . Ao término da data de validade.
 . Em noventa dias da data da compra.
 . Da data da compra.
 . Da data da constatação do defeito.
81a Questão
A respeito do que preconiza a Lei n.º 8.078/1990 em relação à proteção contratual, assinale a opção correta.
 . Os contratos de adesão escritos serão redigidos em termos claros e com caracteres ostensivos e legíveis, com tamanho de fonte não inferior ao corpo doze, de modo a facilitar sua compreensão pelo consumidor.
 . O termo de garantia contratual ou equivalente deve ser padronizado e esclarecer, de maneira adequada, em que consiste a garantia, bem como a forma,o prazo e o lugar em que pode ser exercitada e os ônus a cargo do consumidor, devendo esse termo ser preenchido pelo consumidor, no ato do fornecimento, e ser acompanhado de manual de instrução, de instalação e uso do produto em linguagem didática, com ilustrações.
 . O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de dez dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento do produto ou serviço ocorrer fora do estabelecimento comercial, como por telefone ou em domicílio.
 . Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento de compra previsto no CDC, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, no prazo de até trinta dias, monetariamente atualizados.
 . Nos contratos de adesão, não se admite cláusula resolutória
82a Questão
(185º. Concurso de Provas e Títulos para Ingresso na Magistratura TJ/SP VUNESP 2014) Com base no Código de Defesa do Consumidor, assinale a opção correta.
 . Em contratos submetidos ao C ódigo de Defesa do C onsumidor, é abusiva a cláusula contratual que determina a restituição dos valores devidos somente ao término da obra ou de forma parcelada, na hipótese de resolução do contrato de promessa de compra e venda de bem imóvel, por culpa de quaisquer contratantes.
 . É válida, em atenção ao princípio da autonomia da vontade, cláusula que estabelece a perda das benfeitorias, sem direito a indenização, em caso de rescisão do contrato, em virtude de mora no pagamento do preço.
 . O consorciado inadimplente que desiste de participar do grupo de consórcio não tem direito à restituição do que pagou, justamente por não ter cumprido sua parte no contrato.
 . As instituições financeiras respondem somente se agirem com culpa pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de operações bancárias.
83a Questão
O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:
 . Trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis
 . Noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis.
 . Trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
 . Sessenta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis.
 . Sessenta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
84a Questão
PROC /PR/2007 Assinale a alternativa correta:
 . Consumidor é a pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.
 . Consumidor é a pessoa física ou jurídica, ou ainda a coletividade indeterminada de pessoas que adquire um produto ou serviço necessário ao desempenho de sua atividade lucrativa ou simplesmente como seu destinatário final.
 . Consumidor é tão somente a pessoa física que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.
 . Consumidor é tão somente a pessoa física destinatária de produto ou serviço necessário ao desempenho de sua atividade lucrativa.
 . Consumidor é a pessoa física ou jurídica destinatária de produto necessário ao desempenho de sua atividade lucrativa.
85a Questão
A lei 8.078/1990 define os elementos que compõem a relação jurídica de consumo, em seus artigos 2o e 3o: elementos subjetivos, consumidor e fornecedor; elementos objetivos, produtos e serviços, respectivamente. Segundo estas definições, podemos afirmar que: I. Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços. II. Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive da natureza bancária, financeira, de crédito e securitária e as decorrentes de relação de caráter trabalhista trabalhista. III. Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final. Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações de consumo. IV. Produto é qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial
 . Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
 . Apenas as assertivas II e III estão corretas.
 . Apenas assertivas II e III estão incorretas.
 . Apenas a assertiva I está correta.
86a Questão
Bruno e Brenda, desejando passar a lua de mel em Las Vegas, adquiriram junto à Operadora de Viagens e Turismo Voe bem um pacote de viagem, composto de passagens aéreas de ida e volta, hospedagem por seis noites, e seguro saúde e acidentes pessoais, este último prestado pela seguradora Nada Acontece. Após chegar à cidade, Brenda sofreu os efeitos de uma dor de cabeça severa e Bruno entrou em contato com a operadora de viagens a fim de que o seguro fosse acionado, sendo informado que não havia médico credenciado naquela localidade. O casal procurou um hospital, que manteve Brenda internada por 24 horas, e retornou ao Brasil no terceiro dia de estada em Las Vegas, tudo às suas expensas. Partindo da hipótese apresentada, assinale a afirmativa correta:
 . O casal poderá acionar judicialmente a operadora de turismo, mesmo que a falha do serviço tenha sido da seguradora, em razão da responsabilidade solidária aplicável ao caso.
 . O casal somente poderá acionar judicialmente a seguradora, já que a operadora de turismo responderia por falhas na organização da viagem, e não pelo seguro porque esse foi realizado por outra empresa.
 . O casal terá que acionar judicialmente a operadora de turismo e a seguradora simultaneamente por se tratar da hipótese de litisconsórcio necessário e unitário, sob pena de insurgir em carência da ação.
 . O casal não poderá acionar judicialmente a operadora de turismo já que havia liberdade de contratar o seguro saúde viagem com outra seguradora e, portanto, não se tratando de venda casada, não há responsabilidade solidária na hipótes
77a Questão
A inversão do ônus da prova, no processo civil, quando a matéria estiver incluída no âmbito do Código de Defesa do Consumidor, é cabível:
 . a favor do consumidor, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiência.
 . a favor do consumidor, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou for ele vulnerável, segundo as regras ordinárias de experiência.
 . mediante simples requerimento do consumidor que invocar sua vulnerabilidade.
 . sempre que ao consumidor forem concedidos os benefícios da assistência judiciária gratuita
 . sempre a favor do consumidor, mas também a favor do fornecedor, se o juiz entender que o consumidor é litigante de má-fé
88a Questão
(185º. Concurso de Provas e Títulos para Ingresso na Magistratura TJ/SP 2014 VUNESP) Com relação ao direito do consumidor, assinale a opção correta.
 . A teoria menor da desconsideração da personalidade jurídica, adotada excepcionalmente no direito do consumidor, aplicasse com a mera prova de insolvência da pessoa jurídica para o pagamento de suas obrigações.
 . A disregard doctrine não tem aplicação no Código de Defesa do Consumidor.
 . A teoria maior da desconsideração da personalidade jurídica, adotada como regra geral pelo Código de Defesa do Consumidor, exige, além da demonstração de estar a pessoa jurídica insolvente para cumprir suas obrigações, também prova do desvio de finalidade, ou a demonstração de confusão patrimonial.
 . Demonstrando os sócios e/ou administradores da pessoa jurídica uma administração isenta de culpa ou dolo, ficam isentos de qualquer responsabilidade por eventual dano causado ao consumidor por ela.
89a Questão
Tendo como referência as disposições da Lei n.º 8.078/1990, assinale a opção correta a respeito da qualidade de produtos e serviços, da prevenção e da reparação de danos.. Em se tratando de produto industrial, cabe ao fabricante prestar as informações relativas a riscos à saúde ou à segurança dos consumidores, por meio de impressos apropriados, que devem acompanhar o produto.
 . Determinado produto pode vir a ser considerado defeituoso pelo fato de outro de melhor qualidade ter sido colocado no mercado.
 . Ainda que tenham conhecimento de que determinado produto tem alto grau de periculosidade à saúde ou à segurança dos consumidores, não cabe à União, aos estados, ao DF nem aos municípios informá-los a respeito.
 . As partes poderão convencionar a redução ou a ampliação do prazo para saneamento do vício do produto, não podendo esse prazo ser inferior a sete nem superior a noventa dias.
90a Questão
Nas ações coletivas, o efeito da coisa julgada material será:
 . Tratando-se de direitos difusos, no caso de improcedência por insuficiência de provas, não faz coisa julgada material, podendo, qualquer prejudicado, intentar nova ação com os mesmo fundamentos, valendo-se de novas provas.
 . Tratando-se de direitos individuais homogêneos, efeito erga omnes, se procedente, mas só aproveita aquele que se habilitou até o trânsito em julgado.
 . Tratando-se de direitos coletivos, no caso de improcedência do pedido de nulidade de cláusula contratual, o efeito é ultra partes e impede a propositura de ação individual. 
 . Tratando-se de direitos individuais homogêneos, julgados improcedentes, o consumidor, que não tiver conhecimento da ação, não poderá intentar ação individual.
91a Questão
São considerados viciados os produtos que
 . Se revelem inadequados ao fim a que se destinam
 . São inseguros
 . São perigosos e são inseguros
 . Possuam validade de pouca duração.
 . São perigosos
92a Questão
Martins celebrou negócio jurídico com a empresa Zoop Z para o fornecimento de dez volumes de determinada mercadoria para entretenimento infantil. No contrato restava estabelecido que Martins vistoriara toda mercadoria antes da aquisição e que o consumidor retiraria os produtos no depósito da empresa. Considerando tal situação fictícia, assinale a alternativa correta à luz do disposto na Lei nº. 8.078/90, de acordo com cada hipótese abaixo apresentada
 . É nula de pleno direito a cláusula contratual que exonere a contratada de qualquer obrigação de indenizar por vício do produto em razão de ter sido a mercadoria vistoriada previamente pelo consumidor.
 . A garantia legal do produto independe de termo expresso no contrato, bem como é lícito ao fornecedor estipular que se exime de responsabilidade na hipótese de vício de qualidade por inadequação do produto, desde que fundada em ignorância sobre o vício.
 . O contrato poderia prever a impossibilidade de reembolso da quantia por Martins, bem como ter transferido previamente a responsabilidade por eventual vício do produto, com exclusividade, ao fabricante.
 . A Zoop Z tem liberdade para estabelecer compulsoriamente a utilização de arbitragem, bem como exigir o ressarcimento dos custos de cobrança da obrigação de Martins, sem que o mesmo seja conferido contra o fornecedor.
93a Questão
O direito do consumidor consistente em reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:
 . trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis, e noventa dias tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
 . trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis, e seis meses tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
 . sete dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis, e trinta dias tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
 . sete dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis, e seis meses tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
94a Questão
(Analista/Advogado 2015 DPE/MT FGV) Em relação à cobertura de tratamento experimental por operadora de plano de saúde, assinale a afirmativa correta:
 . A operadora de plano de saúde deve custear tratamento experimental se houver indicação médica
 . A operadora de plano de saúde será compelida a custear o tratamento experimental apenas quando houver cláusula expressa no contrato.
 . É abusiva a cláusula de contrato de plano de saúde que vede a cobertura de tratamento experimental em qualquer caso.
 . A obrigação da operadora de plano de saúde de custear o tratamento experimental está expressamente prevista no CDC .
 . O consumidor poderá optar pelo tratamento experimental às expensas da operadora de plano de saúde, ainda que o tratamento convencional se mostre eficaz.
95a Questão
(185º. Concurso de Provas e Títulos para Ingresso na Magistratura TJ/SP VUNESP 2014) Com relação à denunciação da lide perante o Código de Defesa do Consumidor, assinale a opção correta:
 . A vedação à apresentação de denunciação da lide em uma demanda envolvendo relação de consumo existe exclusivamente para as hipóteses em que o comerciante foi demandado em lugar do fabricante do produto. Jamais em ações em que se discute prestação de serviços, sendo permitida, nesse caso, a denunciação da lide.
 . Sempre que não houver identificação do responsável pelos defeitos nos produtos adquiridos, ou que sua identificação for difícil, autoriza-se que o consumidor simplesmente litigue contra o comerciante, que perante ele fica diretamente responsável, podendo este denunciar a lide ao verdadeiro causador do dano, na forma do parágrafo único do artigo 13 do Código de Defesa do Consumidor. 
 . É possível a denunciação da lide tanto nas hipóteses em que o comerciante foi demandado em lugar do fabricante do produto, como também nas ações em que se discute prestação de serviços.
 . A denunciação da lide em ação envolvendo relação de consumo é vedada pelo Código de Defesa do Consumidor em qualquer situação.
96a Questão
Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I Com a nova concepção dos contratos, bem como a sua massificação, o contrato de adesão ganhou grande espaço no âmbito das relações de consumo, tanto é assim que o legislador fez questão de trazer seu conceito no art. 54 do Código de Defesa do Consumidor e, merece destaque o fato de as cláusulas gerais do contrato serem estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor ou pela autoridade competente, cabendo a outra parte aderir ou não ao contrato. Porque II O contrato de adesão decorreu da massificação da produção e do consumo que tornou a contratação padronizada como instrumento indispensável. Não há nos contratos de adesão tratativas, nem margem para negociações. Assim, a interpretação da cláusula do contrato de adesão, deve ser interpretada de maneira mais favorável para o consumidor (art. 41 do CDC), a inserção de uma cláusula no formulário não descaracteriza a natureza de adesão do contrato (art. 54, §1° CDC).
 . As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
 . A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
 . As asserções I e II são proposições falsas
 . As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
 . A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
97a Questão
(Defensor Público DPE/MS VUNESP 2014) No fornecimento de produtos ou serviços que envolva outorga de crédito ou concessão de financiamento ao consumidor, é correto afirmar que:
 . O fornecedor deverá informar prévia e adequadamente o consumidor sobre a soma total a pagar, com e sem financiamento.
 . O fornecedor deverá informar, posterior e adequadamente, o consumidor sobre o montante dos juros de mora e da taxa efetiva anual de juros, quando houver mudança nas condições do mercado de crédito.
 . É assegurado ao consumidor a liquidação antecipada do débito, mediante redução proporcional dos juros e demais acréscimos, desde que corresponda à totalidade do valor em aberto.
 . As multas de mora decorrentes do inadimplemento

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes