Buscar

AV - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL - 2015.3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0242_AV_201512842079 (AG) » HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	CLAUDIO BASTOS MERON NEVES
	Turma: 9059/AL
	Nota da Prova:    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 0  Data: 20/11/2015 11:30:37
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201512963379)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	"A educação pode transformar vidas, por isso deve ser democrática". Por que essa prática não aplica-se a educação no período colonial?
		
	
Resposta: Primeiramente que não existia democracia no período colonial e neste período somente a elite, os fidalgos, os colonizadores tinha acesso a educação. Os pobres, escravos, camponeses não tinham acesso a educação.
	
Gabarito: R: Porque ainda que houvesse um sistema educacional para os índios, mulheres e escravos por exemplos estavam excluídos do sistema educacional.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201513666302)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Reflita e mencione quais os avanços que a Reforma Capanema trouxe para o processo educacional brasileiro.
		
	
Resposta: Com a Reforma Capanema trouxe muitas melhorias e avanços para o processo educacional brasileiro. Nos tempos atuais, todos sem excessão tem direito a educação de qualidade, seja ele pobre, negro. E a cada dia que se passa os avanços na educação brasileira vem aumentando, dando novas oportunidades aqueles que jamais teriam se fosse no período colonial.
	
Gabarito: O aluno deverá mencionar que Capanema tomou as seguintes medidas: criação do ensino supletivo de dois anos; foi dada atenção à estruturação da carreira docente com a regulamentação do curso de formação de professores; curso secundário (4 anos ginásio 3 anos colegial); colegial: clássico (humanidades) científico.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201513567623)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os movimentos reformistas religiosos que surgiram na Europa moderna, entre os séculos XV e XVI, variaram em seus fundamentos e prática frente aos dogmas religiosos instituídos pela Igreja Católica. Marque a opção que relaciona corretamente um desses movimentos reformistas com seu fundamento doutrinário.
		
	
	O humanismo defendeu a extinção do Papado como necessária para o desenvolvimento de uma nova religião baseada na tolerância e no respeito às crenças religiosas individuais.
	 
	O luteranismo condenou a doutrina da predestinação e a livre interpretação das escrituras sagradas.
	
	O anglicanismo instituiu uma doutrina protestante, cuja hierarquia eclesiástica subordinava o poder temporal dos monarcas à autoridade divina dos Papas.
	
	O Concílio de Trento promoveu uma reformulação dos dogmas religiosos católicos, disciplinando o clero e restringindo sua autoridade aos assuntos ligados à fé cristã.
	 
	O calvinismo, em sua concepção moral, valorizou o trabalho e justificou o lucro, formulando uma doutrina que correspondia às necessidades de uma moral burguesa.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513579900)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No Brasil colonial, para os filhos da elite (fidalgos, colonizadores) era oferecida uma educação:
		
	
	d) formal, longa e homogênea, preparatória para o poder e/ou para a vida eclesiástica ministrada nos colégios, nos seminários.
	 
	a) formal, longa e diversificada, preparatória para o poder e/ou para a vida eclesiástica ministrada nos colégios, nos seminários, podendo o educando chegar à universidade, sendo esta cursada em Portugal.
	
	b) formal, longa e diversificada, preparatória para o poder e/ou para a vida eclesiástica ministrada nos colégios, nos seminários, podendo o educando chegar à universidade, sendo esta cursada na própria Colônia.
	
	e) formal, longa e homogênea, preparatória para o poder e/ou para a vida eclesiástica era oferecido rudimentos escolares, isto é, ler, escrever e contar.
	
	c) formal, longa e diversificada, preparatória para o poder e/ou para a vida no trabalho pesado ministrada nos colégios, nos seminários.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201512944004)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os jesuítas foram expulsos das colônias portuguesas por Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, primeiro-ministro de Portugal de 1750 a 1777. Pombal pensava em reerguer Portugal da decadência que se encontrava diante de outras potências européias da época. A educação jesuítica não convinha aos interesses comerciais emanados por Pombal que tinha como objetivo organizar educação para servir aos interesses do Estado.
Marque, dentre as alternativas abaixo, aquela que NÂO se relaciona com as mudanças implantadas por Pombal em relação à educação:
		
	
	Pombal introduziu importantes mudanças no sistema de ensino do reino e das colónias - que até essa época estava sob a responsabilidade da Igreja -, passando-o ao controle do Estado.
	
	A escalada de Pombal, marcada pelo anti-clericalismo teve como característica a expulsão dos jesuítas de Portugal e seus domínios. Para justificar seu ato, o ministro acusou a ordem de participar de uma tentativa de regicídio e de tentar fundar no Brasil um Império Teocrático.
	 
	Com a expulsão dos jesuítas do império português, o Marquês determinou que a educação na colônia passasse a ser transmitida por leigos nas chamadas Aulas Régias. Até então, o ensino formal estivera a cargo da Igreja.
	 
	Com a expulsão dos jesuítas da colônia, foram criadas as aulas régias do ensino que passaria do domínio dos jesuítas para o domínio dos franciscanos, o que levou à criação de mais um tributo, o subsídio literário.
	
	O fim das escolas jesuíticas de Portugal e de todas as colônias, bem como a criação das aulas régias de Latim, Grego e Retórica.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201513500662)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O ano de 2008 assinalou os duzentos anos da chegada da Família Real ao Brasil. Sobre o tema assinale a alternativa correta.
		
	
	Foi incentivada a manifestação pública de nossos problemas, seguindo as práticas liberais e laicas da monarquia portuguesa.
	 
	Visando somente os interesses da população brasileira, D. João VI abriu Academias Militares, Escolas de Direito e Medicina, a Biblioteca Real, o Jardim Botânico.
	 
	As motivações da vinda da Família Real para o Brasil estão relacionadas mais à realidade européia do período do que à idéia de desenvolvimento de um Brasil monárquico e posteriormente independente de Portugal.
	
	A política de terras foi imediatamente implementada e, em 1810, o Brasil realizava sua primeira reforma agrária.
	
	A monarquia que chegava ao Brasil representava, em realidade, boa parte dos ideais da Revolução Francesa e do liberalismo europeu daquele período.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201513625035)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No Império Brasileiro, era exigido dos professores que eles complementassem a sua formação. Essa complementação seria feita com os custos pagos:
		
	 
	Pelos professores
	
	Por bônus incluídos nos salários
	 
	Por impostos indiretos
	
	Pelo Estado
	
	Por mensalidades cobradas aos alunos
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201512943826)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Constituição, que no seu artigo 179, prometia à instrução primária gratuita, porém sem reais garantias legais de sua efetivação, foi a de:
		
	
	Constituição de 1934
	 
	Constituição de 1824
	
	Constituição de 1937
	
	Constituição de 1891
	 
	Constituição de 1988
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201512956998)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A primeira LDB foi criada em 1961. Marque a alternativa abvaixo que NÃO corresponde a uma característica desta legislação:
		
	
	Obrigatoriedade de matrícula nos quatro anos do ensino primário
	 
	Obrigatoriedade do ensino religioso
	 
	Mais autonomia aos Estados, diminuindo a centralização do poder do MEC
	
	Formação do professor para o ensino médio nos cursos de nível superior
	
	Formaçãodo professor para o ensino primário no ensino normal de grau ginasial ou colegial
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201513611171)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Lei Nº 5.692/71, que fixou as diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus, introduziu mudanças profundas na estrutura de ensino vigente. Sobre a referida lei, é CORRETO afirmar que:
		
	 
	ampliou a obrigatoriedade escolar para oito anos, com a fusão dos antigos cursos primário e ginásio.
	
	desvinculou a função formativa da função profissionalizante no ensino de 2º grau.
	
	dificultou o crescimento da iniciativa privada na educação, através da cobrança de altos impostos
	 
	aumentou drasticamente os recursos para a educação pública.

Outros materiais