Buscar

AV2 PATOLOGIA 2015.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0139_AV2_201307264557 » PATOLOGIA BÁSICA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	LILIAN CARLA CAPISTRANO FERNANDES
ERIKA CRISTINA DE OLIVEIRA CHAVES
	Turma: 9021/DC
	Nota da Prova: 5,5 de 8,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 1,5  Data: 01/12/2015 09:36:31
	
	 1a Questão (Ref.: 201307521441)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	EDEMA OU TUMEFAÇÃO CELULAR APARECE SEMPRE QUE AS CÉLULAS SÃO INCAPAZES DE MANTER A HOMEOSTASE IÔNICA E HÍDRICA. O EQUILÍBRIO ENTRE A ÁGUA E OS ÍONS NO INTERIOR CELULAR ESTÃO DIRETAMENTE RELACIONADOS À INTEGRIDADE DAS MEMBRANAS. EXPLIQUE COMO OCORRE O EDEMA CELULAR CONSIDERANDO A ISQUEMIA COMO AGENTE ETIOLÓGICO.
		
	
Resposta: Isquemia é a falta de nutrição devida para as celulas...Edema é o acumulo de liquido inter ou extracelular... No caso de um edema celular causado por isquemia, podemos dizer que, a falta de nutrientes necesario para o funcionamento adequado da celula(H2O, Co2, N, H, Na, K, entre outros) causou uma disfunção na parede e consequentemente uma disfunçao no meio intracelular..essas alterações tornam a celula deficitaria por má sintetização de proteinas, fosfoipideos, e outros
	
Gabarito: A PRIVAÇÃO DE OXIGÊNIO E GLICOSE LEVA A REDUÇÃO OU AUSÊNCIA DA SÍNTESE DE ATP, O QUE COMPROMETE O FUNCIONAMENTO DA BOMBA DE SÓDIO E POTÁSSIO, PERMITINDO A SAÍDA DE POTÁSSIO E A ENTRADA DE SÓDIO CARREANDO ÁGUA PARA O INTERIOR CELULAR.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): A PRIVAÇÃO DE OXIGÊNIO E GLICOSE LEVA A REDUÇÃO OU AUSÊNCIA DA SÍNTESE DE ATP, O QUE COMPROMETE O FUNCIONAMENTO DA BOMBA DE SÓDIO E POTÁSSIO, PERMITINDO A SAÍDA DE POTÁSSIO E A ENTRADA DE SÓDIO CARREANDO ÁGUA PARA O INTERIOR CELULAR.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307338982)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Paciente idoso, 93 anos, diabético, desidratado e desnutrido deu entrada na emergência de um hospital sendo encaminhado imediatamente para a UTI. O paciente já tinha sido hospitalizado na mesma unidade hospitalar uma semana antes em virtude de uma descompensação do diabetes. Teve alta, mas retornou à unidade. O paciente era portador de insuficiência renal crônica e na internação anterior foi submetido a uma sondagem vesical que é a introdução de uma sonda ou cateter na bexiga, que pode ser realizada através da uretra ou por via supra-púbica, e tem por finalidade a remoção da urina, ou seja, esvaziar a bexiga do paciente que apresentava retenção urinária. O paciente apresentou febre alta logo no primeiro dia de alta hospitalar sendo, então, submetido à nova internação. A temperatura se manteve elevada pelos sete dias, além de prostração, calafrios, oligúria (diminuição do volume urinário), hematúria (perda de sangue na urina), face e extremidades ruborizadas. Foi realizada cultura de microrganismos na urina do paciente sendo detectada a espécie Escherichia coli, que é uma bactéria gram negativa e faz parte das enterobactérias. Infelizmente, o paciente foi ao óbito no oitavo dia tendo como causa mortis a falência múltipla de órgãos em decorrência da progressão para o estágio final do choque. O resultado da avaliação leucocitária, no primeiro dia de internação foi 18.000 leucócitos/mm3 (60% de neutrófilos) e no sétimo dia foi 42.000 células/mm3 (90% de neutrófilos). De acordo com o caso clínico, responda: a) Como você interpretaria essa leucocitose (aumento no número de leucócitos) especificamente neutrofilia (aumento no número de neutrófilos)? b) Que tipo de choque que levou o paciente ao óbito?
		
	
Resposta: A) Que o paciente encontrava se em processo inflamatorio e que os indices do exame de leucocitose se deu em alteração pelo ato de seu corpo esta tentando reagir, sem exito, a uma infecção causada por agente que ja estavam em seu organismo a um determinada tempo. B) Choque Septico
	
Gabarito: a) A leucocitose está relacionada à presença de uma inflamação de cunho infecciosa constatada pela neutrofilia. Sob estímulo dos mediadores pró-inflamatórios, a medula óssea aumentou a produção de leucócitos justificando a presença da leucocitose. Os neutrófilos correpondem a primeira linha de defesa contra agressões. O aumento na quantidade de neutrófilos está associado a diversos tipos de infecções microbianas, nesse caso, bacteriana (E.coli). b) choque séptico.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): a) A leucocitose está relacionada à presença de uma inflamação de cunho infecciosa constatada pela neutrofilia. Sob estímulo dos mediadores pró-inflamatórios, a medula óssea aumentou a produção de leucócitos justificando a presença da leucocitose. Os neutrófilos correpondem a primeira linha de defesa contra agressões. O aumento na quantidade de neutrófilos está associado a diversos tipos de infecções microbianas, nesse caso, bacteriana (E.coli). b) choque séptico.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307872358)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O termo ¿Lesão¿ utilizado em Patologia refere-se ao:
		
	
	Estudo das causas das doenças
	
	Estudo do início das doenças
	
	Estudo das alterações funcionais dos tecidos
	
	Estudo dos mecanismos das doenças
	 
	Estudo das alterações morfológicas dos tecidos
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307332152)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Dentre os elementos básicos das doenças destaca-se a Etiologia, que se trata:
		
	 
	das causas das doenças
	
	dos prejuízos funcionais
	
	dos sinais e sintomas
	
	das alterações na forma do tecido
	
	da história natural da doença
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307954468)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A (X) se origina da alteração da manutenção da proporção entre fosfolipídios e gordura devido ao comprometimento da síntese de fosfolípideos. Há uma diminuição da produção de fosfolipídeos devido a quedas metabólicas das células, o que indica que houve uma agressão e perda da homeostase. Com a redução de fosfolípides, há uma mudança no arranjo físico-químico entre essa substância e a gordura neutra, que fica ¿desmascarada¿, ou seja, torna-se microscopicamente visível e corável. O acúmulo de gordura neutra é, então, produto da mudança da relação fosfolipídios/gordura neutra intracelular. A incógnita (X) pode ser substituída por:
		
	 
	Esteatose
	
	Turgência
	
	Infiltração
	
	Fibrose
	
	Morfostase
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307329354)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A calcificação pode ser encontrada em áreas de necrose. Nesse caso, ocorre deposição local de sais de cálcio, mesmo que os níveis sanguíneos de cálcio estejam normais. Essa deposição também pode ocorrer nas valvas cardíacas dos idosos, podendo torná-las rígidas ou obstruídas. Sobre esse assunto pode-se afirmar que:
		
	
	Na calcificação do tipo metastásica os níveis sanguíneos de cálcio estão dentro dos valores considerados normais.
	 
	Um tumor na glândula paratireóide está associado à hipersecreção do hormônio paratireoidiano, causando hipercalcemia e maior possibilidade de surgimento de calcificações distróficas em tecidos normais.
	 
	As características mencionadas no enunciado da questão descrevem a calcificação do tipo distrófica.
	
	As características mencionadas no enunciado da questão descrevem a calcificação do tipo metastásica.
	
	Na calcificação do tipo distrófica os níveis sanguíneos de cálcio estão aumentados (hipercalcemia).
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307521433)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	PROCESSO QUE MANTÉM O SANGUE FLUIDO E LIVRE DE COÁGULOS CHAMA-SE:
		
	
	TROMBOSE
	
	HEMORRAGIA
	
	EMBOLIA
	 
	HEMOSTASIA
	
	CONGESTÃO
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307914743)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A fase aguda das doenças caracteriza-se por sinais como febre, anorexia, perda de peso, prostração e sonolência. Esses sinais ocorrem principalmente devido a liberação de mediadores químicos, como:
		
	
	prostaglandinas e substância P
	 
	interleucinase fator de necrose tumoral
	 
	Prostaglandinas e histamina
	
	histamina e bradicinina
	
	interleucinas e histamina
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308014688)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O aumento ou multiplicação das fibras musculares ocorre por 2 processos: hipertrofia e hiperplasia. Sabemos que as fibras musculares são de 3 tipos e tem morfologia, tipo de contração e localização diferentes. Elas aumentam por 2 processos: hipertrofia e hiperplasia. Assinale a alternativa que contenha a descrição do que ocorre na hipertrofia.
		
	 
	Ocorre retenção da linfa que causa o aumento da fibra
	 
	Ocorre o aumento do número de células, por meiose
	 
	Ocorre o aumento do volume da fibra muscular
	 
	Ocorre o aumento dos receptores da acetilcolina
	 
	Ocorre o aumento do número de células, por mitose
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307962390)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os componentes da imunidade adquirida são:
		
	
	os mastócitos e seus produtos.
	
	os eosinófilos e seus produtos.
	
	os monócitos e seus produtos.
	
	os macrófagos e seus produtos.
	 
	os linfócitos e seus produtos.

Outros materiais