Buscar

A mercadoria

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A mercadoria
significado
A mercadoria: 
Valor-de-uso
Valor-de-troca
Se tirarmos da mercadoria o valor-de-uso, o que resta? 
“Se prescindirmos do valor-de-uso da mercadoria, só lhe resta ainda uma propriedade, a de ser produto do trabalho. Mas, então, o produto do trabalho já terá passado por uma transmutação. Pondo de lado seu valor-de-uso, abstraímos, também, das formas e elementos materiais que fazem dele um valor-de-uso. Ele não é mais mesa, casa, fio ou qualquer outra coisa útil. Sumiram todas as suas qualidades materiais. Também não é mais o produto do trabalho do marceneiro, do pedreiro, do fiadeiro ou de qualquer outra forma de trabalho produtivo. Ao desaparecer o caráter útil dos produtos do trabalho, também desaparece o caráter útil dos trabalhos neles corporificados; desvanecem-se, portanto, as diferentes formas de trabalho concreto, elas não mais se distinguem umas das outras, mas reduzem-se, todas, a uma única espécie de trabalho, o trabalho humano abstrato” 
Duplo caráter do trabalho
Trabalho calculado em termos qualitativos
Trabalho necessário para produzir valores-de-troca
Trabalho humano abstrato
 “Um valor-de-uso ou bem só possui, portanto, valor, porque nele está corporificado, materialmente, trabalho humano abstrato. Como medir a grandeza do seu valor? Por meio da quantidade da “substância criadora de valor” nele contida, o trabalho. A quantidade de trabalho, por sua vez mede-se pelo tempo de sua duração, o tempo de trabalho, por frações do tempo, como hora, dia etc.”
“Sendo um casaco e linho valores-de-uso qualitativamente diversos, também diferem qualitativamente os trabalhos que dão origem à sua existência – o ofício do alfaiate e o de tecelão. Se aquelas coisas não fossem valores-de-uso qualitativamente diversos e, por isso, produtos de trabalho úteis qualitativamente diferentes, não poderiam elas, de nenhum modo, se contrapor uma a outra como mercadorias. Casacos não se permutam por outros tantos casacos iguais; valores-de-uso idênticos não se trocam” 
Trabalho autônomo ou individual
X 
Trabalho socialmente necessário
(condições particulares: ciência, forma de produção, contexto cultural etc)
Tempo de Trabalho socialmente necessário
“Se o valor de uma mercadoria é determinado pela quantidade de trabalho gasta durante sua produção, poderia parecer que, quanto mais preguiçoso e inábil um ser humano, tanto maior o valor de uma mercadoria, pois ele precisa de mais tempo para acabá-la. Todavia, o trabalho que constitui a substância dos valores é o trabalho humano homogêneo, dispêndio de idêntica forma de trabalho”
Tempo de trabalho socialmente necessário
“Tempo de trabalho socialmente necessário é o tempo de trabalho requerido para produzir-se um valor-de-uso qualquer, nas condições de produção socialmente normais existentes e com grau social médio de destreza e intensidade do trabalho”. 
“A produtividade do trabalho é determinada pelas mais diversas circunstâncias, dentre elas a destreza média dos trabalhadores, o grau de desenvolvimento da ciência e sua aplicação tecnológica, a organização social do processo de produção, o volume e a eficácia dos meios de produção e as condições naturais”
“Mercadorias que contêm iguais quantidades de trabalho, ou que podem ser produzidas no mesmo tempo de trabalho, possuem, consequentemente, valor da mesma magnitude. O valor de uma mercadoria está para o valor de qualquer outra, assim como o tempo de trabalho necessário à produção de uma está para o tempo de trabalho necessária à produção de outra.”
Quanto maior a produtividade, menor o tempo de trabalho e menor o valor 
Quanto menor a produtividade, maior o tempo de trabalho e maior o valor
“A grandeza do valor de uma mercadoria varia na razão direta da quantidade e na inversa da produtividade do trabalho que nela se aplica”

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais