Buscar

DIDATICA DISCURSIVA

Prévia do material em texto

KELLI JULIANE FERREIRA - RU: 748430 
Nota: 86
PROTOCOLO: 201503247484301AA236
Disciplina(s):
Didática
Currículo Escolar
	Data de início:
	15/04/2015 13:58
	Prazo máximo entrega:
	15/04/2015 15:13
	Data de entrega:
	15/04/2015 14:41
Questão 1/5
“Apesar da sensível distância entre o ambiente de John Dewey e a situação brasileira, o fato é que o Brasil viveu, nas décadas de 1930 a 1950, momentos claramente marcados pelo espírito de modernização, sinônimo de mudança urgente, única via capaz de coloca o país em pé de igualdade com as nações mais prósperas do mundo ocidental. Esse movimento culminou, nos marcos aqui estabelecidos, com o predomínio do ideário desenvolvimentista abraçado pelo governo Kubitschek, quando a educação veio a assumir, mais uma vez, o papel de agência de socialização das novas gerações, mediante a incorporação das técnicas e dos resultados oriundos da pesquisa científica [...]”
CUNHA, Marcus Vinicius da . John Dewey e o pensamento educacional brasileiro: a centralidade da noção de movimento. Revista Brasileira de Educação. Maio/jun/jul/ago 2001, nº 17. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n17/n17a06 >. Acesso em: 22/12/2014.
 
Dewey desempenhou um papel muito relevante sobre o pensamento educacional renovador brasileiro, e despertou nos teóricos brasileiros a reflexão sobre inúmeros aspectos educacionais.
Com base no texto dado e nos conteúdos abordados no livro-base sabemos que Dewey teve e continua tendo uma influência relevante sobre a educação brasileira. Sobre tal autor explique:
Quem foi o reformador brasileiro que trouxe o pensamento de Dewey ao Brasil?  (20%)
Qual reforma empreendeu embasado na teoria deweyana? (20%)
Qual foi a principal contribuição de sua para o currículo nacional? (60%)
Nota: 10.0
	É preciso que o aluno tenha claro que:
O reformador que trouxe as ideias de Dewey ao Brasil foi Anísio Teixeira;
Ele empreendeu a reforma na educação no estado da Bahia;
E sua principal contribuição de sua para o currículo nacional foi levar os teóricos a darem a devida importância a organização curricular escolar, empreendendo-a em harmonia com os interesses e os estágios de desenvolvimento das crianças. (LIVRO-BASE, p. 56)
Resposta:Sua principal contribuição para o Brasil foi o método de ensino , no qual desenvolvia o interesse e habilidades dos alunos, melhorando assim o modo de assimilação de conteúdos
Questão 2/5
As teorias educativas do princípio do século foram marcadas pela influência de Dewey que salientou a inoperância da pedagogia do século XIX, que procurava investigar o que queria o professor, em vez dos reais e genuínos problemas de interesse para o aluno, fazendo deste um ser passivo. Como antídoto a essa passividade aquiescente do aluno, Dewey propôs o método de aprendizagem por problemas, inspirado na metodologia cientifica.
TAVEIRA, Maria do Céu; SILVA, José Tomás. Psicologia Vocacional. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2008, p. 52
 
 
De acordo com os conteúdos abordados no livro-base e nas aulas, apresente:
As etapas a serem percorridas pelo método de solução de problemas de Dewey. Explique cada uma. (70%)
Quais os papéis desempenhados pelo professor e pelo aluno no processo. (30%)
Nota: 20.0
	A atividade: ponto inicial de qualquer aprendizagem;
Problema: Situação problema o ponto de partida do pensamento é a tentativa do empreendimento, de se superar uma situação problemática;
Coleta de dados: professor e aluno devem coletar dados que possam ajudar a superar a situação problemática;
Hipótese: esses dados uma vê coletados permitem a formulação de uma ou mais hipóteses explicativas do problema;
Experimentação: estas hipóteses devem ser testadas a fim de verificar sua validade.
 
O professor é o orientador, facilitador, criador de desafios, aquele que estimula a investigação do aluno. O aluno é desempenha papel ativo, participativo, é considerado o agente da aprendizagem.
(LIVRO-BASE, p.40-41)
Resposta:O currículo foi dividido em três teorias.
A tradicional, a teoria crítica, e a teoria pós-crítica.
A tradicional , o aluno assimilava o conhecimento que o professor transmitia de acordo com o que a necessidade da sociedade, o aluno era um ser passivo.
A critica, o método de ensino baseava no que a sociedade precisava ,mas visando as habilidades do aluno e interesses.
E a pós-critica relacionava primeiro habilidades e interesses do aluno a o conteúdo a ser ensinado;praticava o desenvolvimento do aluno;sendo assim o aluno papel principal no método.
Questão 3/5
Stobäus (2004, p.15) levanta a questão sobre a importância de se “conhecer e contextualizar a Educação Especial desde os seus primórdios até a atualidade, abordando a segregação das pessoas com deficiência em diversos períodos históricos da humanidade, assinalando o processo de exclusão destes sujeito até a chegada do novo milênio no qual uma nova filosofia e um novo paradigma da inclusão se descortinam para as pessoas com necessidades educacionais especiais na sociedade  ocidental”.
STOBÄUS, Claus Dieter.  Educação especial: em direção à educação inclusiva. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 15.
 
Com base texto dado e nos conteúdos abordados no livro-base, descreva brevemente o processo pelo qual os portadores de necessidades especiais passaram na sociedade até chegar ao período de sua inclusão, na contemporaneidade.
Nota: 20.0
	É Importante que nesta questão o aluno pontue alguns dos aspectos relevantes de cada período histórico sobre a forma como eram tratados os portadores de necessidades especiais.
Era pré-cristã - Neste período a busca pela perfeição norteava o comportamento social; aqueles que não se enquadravam nos padrões de beleza, que não possuíam um físico perfeito eram comumente mortos.
Idade Média - Duas visões imperaram neste período: a que considerava a deficiência como um castigo divino, associando essas pessoas a forças diabólicas e por isso eram sacrificadas, mortas em fogueiras; e a que a considerava uma forma de Deus ensinar aos homens a caridade e a compaixão.
Século XVI - Com o avanço da medicina, neste período o portador de necessidades especiais passa a ser visto como doente; implantam-se para estes escolas-residências, onde são tratados, reabilitados e educados.
Século XX - Neste período apesar de haver movimentos em favor da integração social do portador de necessidades especiais, a sociedade não se modificou para tal, mas sim exigia deste que se se esforça para se adequar à realidade social.
 
Contemporaneidade - Como resultado do movimento de valorização dos indivíduos, neste período há um esforço conjunto, da sociedade e das pessoas, para que se adequem e garantam a participação de todos.
(LIVRO BASE, p. 124-125)
Resposta:Os portadores de necessidades especiais passaram por vários problemas na sociedade até sua inclusão,nos primórdios o aluno com necessidades especiais participavam de aulas como qualquer outro aluno, enfrentando suas dificuldades e quase sempre não acompanhavam tal ensino, pois precisavam de total atenção e de um ensino detalhado a suas necessidades. hoje em dia os alunos com esses problemas já encontram escolas especializadas que ali o ensino é totalmente dedicado a eles e com base nas dificuldades que eles enfrentam e com professores qualificados para transmitir o conhecimento.
Questão 4/5
“Os primeiros anos do Governo Provisório, de 1930 a 1937, foram caracterizados por um período mais instável, gerado pelo conflito de interesses das várias forças presentes na revolução. Esse período foi muito rico em debates ideológicos na defesa de diferentes projetos para a sociedade brasileira, estando presentes, também, propostas para a elaboração de uma nova política educacional.
A educação, perante o novo modelo econômico, passa a ser vista de outra forma; fica explícita a clara relação entre desenvolvimento econômico (agora industrial) e modelo educacional. No contexto da industrialização/urbanização, a educação escolar vai fazendo-se necessáriaa um número maior de pessoas, dada a complexificação do campo econômico, politico e cultural. Além disso, numa sociedade em que é mantido a contradição fundamental entre os que detêm e os que não detêm poder econômico, perpetua-se também o direcionamento da educação de acordo com os interesses da minoria privilegiada. É a partir das necessidades do desenvolvimento econômico-industrial que a educação será conduzida.
ZOTTI, Solange Aparecida. Sociedade, educação e currículo no Brasil dos jesuítas aos anos de 1980.Campinas: Autores Associados, 2004. P. 87-88.
 
Após a leitura atenta do texto explique:
Quais são as principais características da Escola Nova? (60%)
A quais aspectos da pedagogia tradicional a Escola Nova se contrapôs? (40%)
Nota: 16.0
	Ensaia a aproximação da realidade dos educandos com base em uma proposta de elaboração de projetos focada nos interesses apresentados em sala de aula;
O professor se torna o facilitador da aprendizagem;
O educando é considerado ativo, participativo, construtor de seu conhecimento;
A ênfase curricular não está nos conteúdos e sim nos processos de aprendizagem, na descoberta e respeito aos diferentes ritmos;
Preocupa-se com os melhores métodos para viabilizar o processo de ensino-aprendizagem;
Conteúdos estabelecidos com base na experiência dos educandos;
 
A Escola Nova se contrapôs à tradição enciclopédica e o foco no conteúdo que a escola tradicional se propunha.
 
(LIVRO BASE, p.55 e p. 91)
Resposta:As principais características da escola nova, era a preocupação do currículo de forma a preparar o aluno para o mercado de trabalho desenvolvendo suas habilidades e interesses .
A pedagogia tradicional tratava-se do currículo marxista preocupado com o mercado de trabalho apenas, e a escola nova alivia-se o interesse do aluno e suas habilidades a preocupação a elaborar um currículo que desenvolvesse tais interesses.
Questão 5/5
“Em seu caráter moral, ensinar obriga o educador a assumir uma postura comprometida. Quando ensinamos, criamos realidades. Através do que ensinamos, definimos o verdadeiro e o falso, o bom e o mau, o correto e o incorreto. Somos criadores de definições culturais que transmitimos aos alunos com caráter de verdade, em função da autoridade que nos confere o papel de professor. Isso estabelece uma relação de desigualdade de poder e autoridade entre o professor e aluno. O ensino é uma atividade que nunca pode ser exercida de forma neutra, já que, ao ensinar, sempre estamos transmitindo uma maneira de ser e estar no mundo”.
FAIRSTEIN, Gabriela Alejandra. Como se ensina? São Paulo: Loyola, 2005. p.20-21.
 
Com base na reflexão suscitada por Fairstein e nos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, explique:
Que aspectos justificam a não neutralidade do professor?
Nota: 20.0
	A escolha teórica que o professor adota, as abordagens da qual se vale, seus métodos de ensino, tudo isso denotam uma postura parcial, uma escolha pessoal, uma concepção de homem, educação, sociedade e escola, que influenciam diretamente na forma como ensina, como trata seu aluno.
(LIVRO-BASE, p.63 e AULA 1 - vídeo 3- aos 9 minutos é tratado do assunto)
Resposta:O professor tem papel fundamental no ensino e na aprendizagem do aluno,um professor que não se preocupa com o desenvolvimento do mesmo não está exercendo seu dever que é o de instigar o interesse do aluno para que no futuro desenvolva suas melhores habilidades na sociedade tornando-se um cidadão que cause diferença e de boa índole.
Um professor deve sempre estar atento a tais dificuldades do aluno, afim de resolve-las e procurando uma solução adequada ao problema...Um professor neutro não é digno de ser chamado de professor ,pois não faz de seu papel o tão qual importante é.

Outros materiais