Buscar

AVS 2015 - Filosofia e Ética

Prévia do material em texto

AVS 2015 – Filosofia e Ética
	
	 1a Questão (Ref.: 201505118319)
	sem. N/A: A ESTRUTURA DO ATO MORAL
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	A aceitação de exigências e prescrições ocorre pela consciência que discerne o valor moral de nossos atos. Herdando valores universais sobre o certo e o errado (Bem/Mal) recebidos pela tradição e agregando juízos e avaliações estabelecidos ao longo da história humana, ela nos permite reconhecer dois grandes planos que orientam a moral. Explique quais são esses planos segundo Sánchez Vázques.
		
	
Resposta: Plano Normativo - São as normas, regras estabelecidas na sociedade. Plano fatual - São os atos efetivamente dessas normas e regras na sociedade.
	
Gabarito: O normativo, constituído pelas normas ou regras de ação e pelos imperativos que enunciam algo que deve ser; e o fatual, ou plano dos atos morais, constituído por certos atos humanos que se realizam efetivamente, isto é, que são independentemente de como pensemos que deveriam ser.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505102846)
	sem. N/A: Revisão da Disciplina- Ética Cristã
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Como cita Vazquez num mundo em que os homens conhecem as maiores desigualdades: a divisão entre escravos e homens livres, ou entre servos e senhores feudais. Qual foi a recomendação da Igreja Católica no período medieval?
		
	
Resposta: A igreja recomendava que eram todos iguais mediante Deus. Todos tinham que viver nesse mundo mediante a vida que recebeu, tentando explicar a desigualdade que existia.
	
Gabarito: Não condenou esta desigualdade social e chegou, inclusive, a justificá-la. Com a seguinte recomendação ¿ A igualdade e a justiça são transferidas para um mundo ideal, enquanto aqui se mantém e sanciona a desigualdade social¿. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504613381)
	6a sem.: Teorias éticas gregas
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	São quatro grandes períodos da Filosofia grega, nos quais seu conteúdo muda e se enriquece, são: I- Período pré-socrático ou cosmológico, do final do século VII ao final do século V a.C., quando a Filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações na Natureza. II- Período socrático ou antropológico, do final do século V e todo o século IV a.C., quando a Filosofia investiga as questões humanas, isto é, a ética, a política e as técnicas (em grego, ântropos quer dizer homem; por isso o período recebeu o nome de antropológico). III-Período sistemático, do final do século IV ao final do século III a.C., quando a Filosofia busca reunir e sistematizar tudo quanto foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia, interessando-se sobretudo em mostrar que tudo pode ser objeto do conhecimento filosófico, desde que as leis do pensamento e de suas demonstrações estejam firmemente estabelecidas para oferecer os critérios da verdade e da ciência. IV -Período helenístico ou greco-romano, do final do século III a.C. até o século VI depois de Cristo. Nesse longo período, que já alcança Roma e o pensamento dos primeiros Padres da Igreja, a Filosofia se ocupa sobretudo com as questões da ética, do conhecimento humano e das relações entre o homem e a Natureza e de ambos com Deus. 
		
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Somente as alternativas I e II estão corretas;
	
	Somente as alternativas I e III estão corretas;
	
	Somente as alternativas I e IV estão corretas;
	
	Somente a alternativa I está correta;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504613147)
	2a sem.: A origem e o Nascimento da Filosofia na Grécia
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	É correto afirmar que a filosofia nasceu na Grécia devido ao fato dos gregos... 
		
	
	transformarem em ciência (isto é, num conhecimento racional, abstrato e universal) aquilo que eram elementos de uma sabedoria prática para o uso direto na vida.
	
	serem excepcionais, sem nenhum outro semelhante ele, nem antes e nem depois deles, e por isso somente eles poderiam ter sido capazes de criar a Filosofia, como foram os únicos a criar as ciências e a dar às artes uma elevação que nenhum outro povo conseguiu, nem antes e nem depois deles. 
	
	terem assistidos a um acontecimento espontâneo, único e sem par, como é próprio de um milagre. 
	
	serem sábios.
	
	serem originais.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505101711)
	sem. N/A: O caráter histórico e social da moral
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Sob o sistema fabril, em que a máquina e o capital desalojam das mãos do trabalhador sua importância e habilidade, encontra-se um segundo exemplo para caracterizar a relação moral-história. Transformações de peso na vida social e econômica, como o desenvolvimento das técnicas, da experimentação e a ampliação dos mercados, estão na base de seu surgimento. Os instrumentos de produção passam a ser comprados pelo capital acumulado, obrigando os mestres artesãos e os ajudantes a venderem sua força de trabalho em troca de um salário para sobreviver. Com o aumento da produção, o que é produzido deixa de pertencer aos trabalhadores, sendo oferecido como mercadoria pelo burguês que retém um valor não-remunerado: mais-valia. Nessas condições, surge a classe econômica dos trabalhadores assalariados ou proletariado. Nesse sentido, conforme leitura do texto, a moral contemporânea tem forte influência do elemento:
		
	
	Burguês
	
	Proletário
	
	Camponês 
	
	Aristocrático
	
	Oligárquico
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201505102701)
	sem. N/A: A estrutura do ato moral
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Diante do que se realiza em cada experiência vivida, devemos considerar a forma de nos comportarmos moralmente. Dispomos sempre de um código que nos forneça previamente fundamentos para que possamos agir corretamente numa situação; mas, devido às peculiaridades do que passamos em cada caso e suas dimensões imprevisíveis, em que nos perguntamos: devemos fazer X ou Y? Mergulhamos nossas escolhas em problemas que assumem a forma de conflito de deveres, ou casos de consciência moral. Nesse sentido, toda sociedade tem um conjunto de prescrições historicamente construídas que fornecem a tábua de valores para a vida em sociedade. Essa tábua de valores pode ser denominada de:
		
	
	Política
	
	Ética 
	
	Social
	
	Moral 
	
	Religiosa
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201504714775)
	sem. N/A: Responsabilidade moral, determinismo e liberdade
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Como são consideradas a ações sob compulsão? 
		
	
	queridas 
	
	esperadas
	
	involuntárias 
	
	desejadas 
	
	voluntárias 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201504717259)
	sem. N/A: Responsabilidade Moral , Determinismo e Liberdade II
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Considere que a liberdade é o agir com ausência de coação interna e externa. Quais são os elementos que tangenciam a ação do homem?
		
	
	Religiosos, políticos, econômicos ,emocionais e morais 
	
	Religiosos, políticos, profissionais, espirituais e legais 
	
	Sociais, políticos, econômicos, religiosos e legais 
	
	Políticos, econômicos, sociais , morais, emocionais e legais 
	
	Esportivos, sociais, políticos e econômicos , recreativos e profissionais 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201504631516)
	8a sem.: Etica Cristã
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Qual é a ética que considera o homem um peregrino neste mundo? 
		
	
	ética platônica 
	
	ética grega 
	
	ética cristã 
	
	ética estóica 
	
	ética aristotélica 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201504644367)
	9a sem.: Etica Moderna e Contemporanea
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Qual é o sentido deontologico da norma etica contemporanea?
		
	
	O sentido de que os fins justificam os meios
	
	Agir pela consciencia do dever
	
	Seguir a obrigatoriedade da norma 
	
	É o agir de acordo com a intuição
	
	Agir por conivencia

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes