Buscar

AVS DIDÁTICA 2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Tipo de Avaliação: AVS
	Aluno: 201407314815 - JOEL SOUZA SANTOS
	Professor:
	THEREZINHA DE JESUS CONDE PINTO
DALTA BARRETO MOTTA
	Turma: 9036/AA
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 0  Data: 10/12/2015 21:12:13
	
	 1a Questão (Ref.: 201408071195)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Um professor tradicional é capaz de contribuir para a formação emancipada e crítica das novas gerações? Sim, não, justifique:
		
	
Resposta: Não, pois ele não foca no diálogo, não instiga seus alunos a pensarem, não osconsidera sujeitos livres para questionar, não os permitem aprender fazendo e sim, ouvindo o professor falar e memorizando definições num cenário pedagógico enrigecido com um ensino mecanizado ao invés de dialógico e significativo. Este professor enquadrará o aluno num sistema onde ele não tem liberdade para descobrir, desenvolver e ddominar suas várias habilidades cognitivas.
	
Gabarito: Não, pois ele não abre espaço para que se viva a cidadania crítica na escola, na sala de aula, não incentiva a participação, o questionamento diante do mundo, impondo suas verdades como única possibilidade de resposta e dessa forma enquadrando o aluno no sistema, formando-o alienadamente, e submisso, acomodado diante dos fatos, da realidade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408077290)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O ato de avaliar está presente em todos os momentos de nossa vida. A todo instante estamos fazendo julgamentos e escolhas, tomando decisões. Realizamos, mesmo sem perceber, julgamentos provisórios das situações que experimentamos e a partir deles fazemos escolhas. No cenário pedagógico, podemos interferir na aprovação ou reprovação do aluno e, por conta dessa responsabilidade, que devemos ser muito bem formados eticamente. Ao respaldarmos a prática na perspectiva tradicional de ensino, enfatizamos o uso de testes e provas e verificamos se o aluno apresentou domínio cognitivo, mas, ao adotarmos a prática da avaliação formativa, o que devemos levar em conta no ato de avaliar?
		
	
Resposta: Devemos levar em conta as respostas significativas dadas dos avaliados onde demonstrarão, segundo suas capacidades cognitivas, seus processos evolutivos. O aluno, certamente não usará palavras iguais às que estão nos livros, nem as proferidas por seu professor. Neste caso devemos, também, estar aatentos para investigar as intenções de suas respostas. O professor deverá ter sua avaliação pautada na perspetiva libertadora da educação no momento de sua avaliação.
	
Gabarito: A formação integral, se o aluno participa, as atitudes, se agrega valores, vamos além da formalidade das ciências. Não basta ao aluno estar em dia com os conteúdos, gabaritar uma prova, é preciso ter atitude diante do outro, diante da vida.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408047024)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O procedimento de ensino pode ser entendido como será a execução da aula e uma boa aula é quando se torna significativa e não mecanizando, cabendo ao professor fazer avanços e recuos. Nessa perspectiva, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e depois marque a alternativa correta.
( ) O professor pode encerrar sua aula com um jogo (coletivo), mas continuar a temática de estudos em dias posteriores;
( ) Um seminário pode ser exemplo do próprio procedimento metodológico da aula;
( ) Empenho e interesse dos alunos não fazem a diferença em relação ao alcance dos objetivos educacionais;
( ) Um bom exemplo de aula pode ser: o professor realiza sua aula com base em repetições e ao final faz uma roda de conversa com os alunos sobre o que eles entenderam;
( ) Uma aula na qual o professor utiliza o procedimento de aula expositiva dialogada pode ser entendida como uma aula na linha crítica em que o objeto de estudos é problematizado.
		
	
	V F V F V
	
	F V F V F
	
	F F F V V
	 
	V V F F V
	
	V V V F F
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407594024)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Toda sociedade tem um projeto de desenvolvimento e, dentro dele, idealiza um papel para a educação. Por exemplo, uma política ou projeto educacional conservador tende a reproduzir a forma como a sociedade está organizada. Tem como objetivo principal garantir que os sujeitos se tornem aptos a trabalhar pela continuidade desse sistema, gerando assim harmonia, ajustamento aos padrões sociais. Isso significa dizer que a educação, segundo essa concepção conservadora, é instrumento de:
		
	
	resgate da condição de sujeito autônomo
	 
	perpetuação da estrutura social vigente
	
	libertação da condição de opressão
	
	transformação social
	
	construção de uma nova ordem social
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407385951)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Currículo é algo abrangente, dinâmico e existencial. Ele é entendido numa dimensão profunda e real que envolve todas as situações circunstanciais da vida escolar e social do aluno. Nesta perspectiva, o plano curricular é de fundamental importância para a escola e para o aluno porque:
I_ É a expressão viva e real da filosofia da educação seguida pela escola;
II_ Representa as disciplinas e conteúdos a serem absorvidos pelos alunos, determinados pelos Conselhos Estaduais de Educação;
III_ Representa os esforços de um colegiado, envolvendo situações de ensino;
IV_ É a força que transforma a realidade social através da vida escolar.
Estão CORRETAS as alternativas:
		
	 
	I e IV
	 
	II e III
	
	II e IV
	
	I e II
	
	I e III
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407369316)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A avaliação tem estreita relação com a interpretação que o professor faz das respostas dadas, especialmente significativas dos alunos, funcionando como um processo de investigação. Nesse sentido, o professor que faz avaliação escolar pautado na perspectiva libertadora da educação centraliza sua atenção:
		
	
	na classificação e aprovação do aluno
	 
	na formação integral do aluno.
	
	no rendimento e resultado do aluno.
	
	no domínio cognitivo e afetivo do aluno.
	
	na assimilação da informação pelo aluno.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408044551)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Apreender a escola como construção social implica, assim, compreendê-la no seu fazer cotidiano, onde os sujeitos não são apenas agentes passivos diante da estrutura. Ao contrário, trata-se de uma relação em contínua construção, de conflitos e negociações em função das circunstâncias determinadas (DAYRELL, 1996, p. 137). Compreender, admitir, reconhecer a escola como heterogênea, plural significa que as ações dos sujeitos nela inserida são:
		
	
	completas e definitivas
	
	unificadas e delimitadas
	 
	mediadas e problematizadas
	
	oprimidas e estereotipadas
	
	hierarquizadas e padronizadas
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407519265)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Diferentes movimentos sociais - consciência negra, grupos indígenas, de cultura popular, de movimentos feministas, homossexuais, grupos religiosos, de trabalhadores rurais etc. - têm reivindicado um reconhecimento e valorização mais efetivos das respectivas identidades culturais, de suas particularidades e contribuições específicas à construção social. Neste contexto, é preciso buscar caminhos de incorporar positivamente a diversidade cultural no cotidiano escolar. Nesta perspectiva, os "Parâmetros Curriculares Nacionais", propostos pelo Ministério de Educação em 1996, apresentam como um dos temas transversais a:
		
	
	Diversidade cultural
	
	Dimensão cultural
	 
	Pluralidade cultural
	 
	Heterogeneidade cultural
	
	Realidade cultural
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408044774)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É necessário decidir, coletivamente, o que se quer reforçar dentro da escola e como detalhar as finalidades para se atingir a almejada cidadania emancipada. Essa colocação está sustentada na ideia de que aescola deve assumir, como uma de suas principais tarefas, o trabalho de refletir sobre sua intencionalidade educativa. Nesse sentido, a escola procura firmar, alicerçar o conceito de:
		
	
	organização disciplinar
	
	competitividade
	
	hierarquia
	 
	autonomia
	
	neutralidade política
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407393361)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As relações das pessoas com a escola são mediadas pelas representações do currículo que circulam na sociedade. A escola é uma das formas de controle social, na medida em que por meio do exame se pode classificar ou punir. Numa perspectiva curricular construtivista, a avaliação deve
		
	 
	Enfatizar o processo, indicando o crescimento do aluno em direção ao objetivo proposto
	
	Ser bem planejada e realizada a cada bimestre ou trimestral focalizando o domínio cognitivo
	
	Ser classificatória, possibilitando a organização dos grupos produtivos
	
	Deve ser voltada para produtos e processos para que possam ser medidos
	
	Ser desnecessária, visto que a aprendizagem é um processo natural

Outros materiais