Buscar

resulmo sistemas (anatomia)

Prévia do material em texto

Sistema Circulatório 
	Sistema
	Entrada
	Processamento
	Saída
	
Circulatório
	
A circulação sanguínea é um sistema fechado, com o volume circulatório em regime estacionário (e o que entra de um lado é igual ao que sai do outro).
	É obrigatória que o regime estacionário exista também entre a grande e pequena circulação, a quantidade de sangue que é movimentada a cada impulso do coração é a mesma, a grande e na pequena circulação. Segmento varia bastante, ela vai aumentando da aorta ate os capilares sistêmicos, e depois diminui dos capilares ate a veia cava.
Na pequena circulação, a parte com alto O2 e baixo CO2 é a venosa, ao contrario da grande circulação. A pressão é baixa, tanto nas artérias como nas veias.
 
	Nos três segmentos do tubo, o fluido que entra é igual ao que sai: 
	Entra=Sai
Pode ocorre falha na bomba cárdica, ou seja, acumulo de sangue impedindo as trocas gasosas e tende a sair pelos os alvéolos, desparecimento dos estados estacionário são as hemorragia. A perda de sangue nas artérias é maiores devido a pressão arterial. 
O mecanismo de controle do fluxo através da vasodilatação (aumento do fluxo), ou vasoconstrição (diminuição do fluxo), é eficiente, porque o raio do vaso contribui decisivamente.
Sistema respiratório
	Sistema
	Entrada
	Processamento
	Saída
	
Respiratório
	A entrada de ar nos pulmões, a inspiração, dá-se pela contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O ar atmosférico entra pela parte externa do nariz e pelas cavidades nasais (interna), depois, é filtrado por pelos presentes nessas cavidades, impedindo assim que entrem partículas no restante do sistema. (Essas partículas ficam presas na camada do muco localizada nas fossas nasais). O ar passa por: fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos. Nos alvéolos pulmonares o ar é umedecido e aquecido.
	 Nos alvéolos ocorre a hematose, onde o maior teor de gás carbônico presente no sangue venoso se difunde dos capilares pulmonares para o interior dos alvéolos; e o maior teor de oxigênio no interior dos alvéolos se difunde para os capilares pulmonares.
 A maior parte do gás carbônico reage com água no interior das hemácias formando o ácido carbônico (H2CO3) que se dissocia em íons H+ e íons bicarbonato. Os íons H+ se ligam a moléculas de hemoglobina, enquanto que os íons bicarbonato (HCO3-) vão para o plasma sanguíneo. 
 Os íons bicarbonato, ao passar pelos alvéolos entram nas hemácias e se reassociam aos íons H+. Dessa forma tem-se novamente ácido carbônico que se transforma em água e gás carbônico que será difundido para os alvéolos.
Obs.: O movimento respiratório é controlado por um centro nervoso localizado na medula espinhal. Em condições normais esse centro produz impulso a cada 5 segundos, estimulando a contração da musculatura torácica e do diafragma.
	 Em seguida, através da expiração, ocorre á saída de ar dos pulmões, onde acontece o relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais, a qual se eleva o diafragma e as costelas abaixam, diminuindo assim o volume da caixa torácica, expulsando o ar dos pulmões. Obs.: Além das fossas nasais o ar pode entrar ou sair do organismo pela boca, porém, o umedecimento e aquecimento do ar ficam incompletos não ocorrendo á filtração das partículas. Fatores que influenciam: No tronco cerebral, na base do cérebro, possuímos um conjunto de neurônios encarregados de controlar a cada instante a nossa respiração: Trata-se do Centro Respiratório. Neste existem 3 zonas, com especificidade de funções. Uma destas zonas é a Zona Quimiossensível. Esta zona aumenta sua atividade especialmente quando ocorrem: Aumento de Gás Carbônico, Aumento de íons Hidrogênio livres (redução de pH) e, em menor grau, redução de Oxigênio. Quanto maior a atividade da zona, maior será a ventilação pulmonar. 
Referencias: 
http://www.resumoescolar.com.br/biologia/resumo-do-sistema-respiratorio/
http://ciencias6eb23padredonaciano.blogspot.com.br/2010/12/como-ocorre-entrada-e-saida-de-ar-dos.html
http://www.infoescola.com/fisiologia/movimentos-respiratorios/
https://www.algosobre.com.br/biologia/sistema-respiratorio.html
Sistema: Visão
	Sistema
	Entrada
	Processamento
	Saída
	Visão
	Visão apresenta aspectos biofísicos peculiares. A reflexão ‘é a mudança da direção da luz, ao encontrar um obstáculo que são dois tipos de reflexão especular (sai na mesmo direção), difusa (em diferente direção).
Interferência resulta do somatório dos pulsos de onda (claro-escuro, e da luz monocromática, luz branca gerar diversas cores).
Difração sucessão de finas zonas claras e escuras.
Espalhamento das soluções coloidais, ou de macromoléculas.
Polarização (circular).
Refração (radio que penetra perpendicularmente com desvio e a incidência obliqua). 
	O globo ocular como formado de imagem, o olho forma imagens, transforma a energia eletromagnética em energia elétrica, e esses pulsos são levados ao cérebro. O globo ocular é composto pelo íris, córnea, cristalino, humor vítreo, fóvea, mácula lútea, ponto cego e nervo ótico. Sistema de formação da imagem, o principal meio refletivo do olho é a interface ar-córnea. Acomodação depende da espessura cristalina, visão para longe, o musculo ciliar tem suas fibras radiais contraídas, e as circulares, relaxadas. Já na visão para perto, relaxamento das fibras radiais do musculo ciliar. A acomodação varia com a idade, é conhecida como presbiopia.
	Devido à faixa de energia da visão fotóptica e isotópico, o uso de óculos de lentes vermelhas facilita a adaptação ao escuro, porque preserva a visão dos bastonetes, permitindo a visão de cones. A correção de miopia se faz através de lentes divergentes. A perda da acomodação exige a correção para a visão de perto, tanto de hiperbólicos, com de miopicos. Nesses casos, as lentes bifocais são um recurso melhor. As lentes multifocais são anda mais aperfeiçoadas, porque apresentam foco para distancias intermediarias.
Sistema Renal 
	Sistema
	Entrada
	Processamento
	Saída
	
Renal
	Sangue pela artéria aferente 
	- Filtração do sangue: O fluxo sanguíneo se divide entre os capilares peritubulres e pelos vasos retos. Em seguida os dois fluxos desembocam na veia renal, voltando à circulação venosa geral. Ao passar pelo glomero, uma fração de água, e pequenos solutos, passa pela membrana filtrante, deixando o sangue enriquecido em proteínas, passar para a artéria aferente. 
-Controle do volume hídrico 
- Controle do pH: Com o aumento do pH arterial ocorre um aumento da disponibilidade intracelular de íons Hidrogênio, elevando assim a sua secreção para o lúmen tubular. Como cada íon H+ secretado resulta na adição de um íon bicarbonato ao plasma, o pH do sangue tende a se normalizar. Opostamente, numa alcalose a excreção renal de H+ é diminuída para corrigir o pH.
- Controle da osmolaridade 	
	-Sangue pela artéria eferente 
-Urina 
	Uretra
	Urina
	A uretra é um canal e sua função é propelir a urina desde a bexiga até o exterior. O seu esfíncter permite o controlo consciente por parte do indivíduo do esvaziamento da bexiga.
	Urina
	Ureteres
	Urina
	A sua função é propelir a urina do rim até à bexiga. O método é a contracção por peristalse (em ondas) da sua camada de musculo liso. Esta contracção é completamente inconsciente.
	Urina
	Bexiga
	Urina
	A bexiga urinária possui a importante função de armazenar a urina, gerada pelos rins, até ela ser expelida pelo processo de micção.
	Urina
Referencias: 
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/excrecao2.php
http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/360/funcao-dos-rins-no-controle-do-ph-plasmatico
Sistema Auditivo 
	Sistema
	Entrada
	Processamento
	Saída
	Ouvido externo
	Onda sonora
	Levar o som captadoao tímpano, e é também uma cavidade ressonante.
	Energia sonora.
	Ouvido médio 
	Energia sonora 
	O tímpano vibra sobre o impacto da pressão sonora em amplitude proporcional à intensidade do som. Do ouvido médio, as ondas sonoras são transmitidas ao nervo auditivo.
	Começo da compreensão do som;
Deslocamento mecânico.
	Ouvido interno 
	Movimento mecânico
	A cóclea, em forma de caracol e responsável em grande parte pela nossa capacidade em diferenciar e interpretar sons. Em resultado da qual os sons nela recebidos (do tipo mecânico) são transformados em impulsos eléctricos que "caminham" até ao cérebro pelo nervo auditivo, onde são depois descodificados e interpretados.
	Pulso elétrico.
Referencia:
http://telecom.inescn.pt/research/audio/cienciaviva/constituicao_aaudicao.html

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes