Buscar

QUESTÕES-PATOLOGIA-DEGEN-PIGMENT-NECROSE-EDEMA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA 1
Diferenças macro e micro entre degeneração e necrose
DEGENERAÇÃO CELULAR
Micro= -acúmulo de substância química no citoplasma celular. (acúmulos de H2O,glicídios,lipídios ou proteínas) 
	 -núcleo definido
NECROSE 
Micro= células mortas, citoplasma sem contorno e rigidez e se torna básico, alterações nucleares (picnose, cariorrexia, cariólise) ou ausência do núcleo.
Macro= podem ter variações na sua cor (desde esbranquiçado até o negro), palpação: pode ter rigidez ou flacidez ou sem adesão(friável), odor fétido (mal cheiro).
Picnose: o núcleo diminui de tamanho devido a condensacao da cromatina nuclear e tona-se intensamente basofilico indicando a cessacao da transcrição de DNA; 
Cariorrexia: fragmentação do núcleo em varias partículas pequenas induzidas pelas nucleases. 
Cariólise: é a dissolução completa do núcleo tornando-se anuclear. A célula vai ficar: amorfa, anucleada e eosinofila.
Tipos de necrose, explicar macro e micro
Dêem uma complementada pelo livro:
Necrose de coagulação: mantém arquitetura (estrutura) macro e microscopica. Citoplasma mais eosinofilico
Necrose de liquefação: Não mantém arquitetura. Característica de abscessos no SNC, onde é chamada de malácia. Ocorre liquefação das estruturas.
Necrose de caseificação, calcificação ou caseosa: Ocorre devido a deposição de Ca++ e possui aspecto friável, aparência lembra um queijo. Característica de lesões por Mycobacterium sp e outros agentes causadores de lesões crônicas e difíceis de fagocitar como Corynebacterium pseudotuberculosis.
Necrose de gordura: Aspecto friável semelhante ao da necrose de calcificação. Em geral não explica a morte do animal; achado de necropsia. Ocorre devido a compressão levando a falta de O2 (pressão externa ou de outros órgãos, prenhez, pode atingir a gordura do canal do parto se o feto é grande, sem maiores problemas) ou escape de enzimas pancreáticas para a cavidade abdominal.
Necrose gangrenosa: apresenta envolvimento de infecções bacterianas (basicamente, o tecido morre e apodrece). Pode ser:
_gangrena seca: nas extremidades (p ex: exposição prolongada a frio intenso, levando a vasoconstrição periférica e hipóxia)
_gangrena úmida: órgãos internos, especialmente intestino e pulmões
Edema (explicar mecanismo)
O edema é o acúmulo de quantidades anormais de água no interstício e/ou cavidades corporais. As principais causas de edema são: 
Aumento da pressão hidrostática: O aumento da pressão promovida pelo liquido dentro do vaso sanguíneo contra as paredes do mesmo leva ao aumento do extravasamento de líquido pelas paredes permeáveis dos capilares.
 Aumento permeabilidade vascular: Se aumenta a permeabilidade dos vasos, aumenta também a quantidade de líquido que sai do interior dos vasos para o espaço intersticial
 Redução da pressão oncótica intravascular (hipoproteinemia): As proteínas existentes no sangue atraem água para o interior dos vasos por meio da pressão oncótica, que nada mais é do que a pressão osmótica promovida pelas proteínas. Se a quantidade de proteínas no sangue (no interior dos vasos) diminui, a pressão oncótica reduz também, e menos água é atraída para o interior dos vasos, se acumulando no espaço intersticial.
 Obstrução linfática: Os vasos linfáticos também atuam retirando o excesso de água do espaço intersticial. Se ocorre uma obstrução desses vasos, sua capacidade de retirar esse excesso de água do espaço intersticial e redistribuí-lo pelo organismo fica prejudicado.
Explicar degeneração gordurosa (macro e micro)
Degeneração gordurosa é o acúmulo de lipídeos no citoplasma celular, podendo ocorrer em qlqr célula especialmente nos miócitos e hepatócitos. 
Aspecto micro: célula apresenta múltiplos vacúolos ou vacúolos grandes deslocando o núcleo. A gordura é dissolvida no processo de coloração, portanto não é vista na lâmina. Para ver a gordura é utilizada a Coloração de Sudan III ou IV.
Aspecto macro: + volume
 - consistência, + friabilidade
 amarelo e gorduroso
Fígado:superfície externa lisa e brilhante, sem marcação lobular
Acúmulo extra celular -->pigmentos
(Não achei acúmulos de pigmentos que sejam extracelulares. Todos eles são intracelulares. Talvez fossem pigmento exógenos; aí incluiria o carvão(antracose) e a tatuagem.)
Antracose, melanose, pseudo-melanose
Antracose ocorre devido a inalação crônica de poeira, levando ao acúmulo de partículas de carvão no pulmão. Formam-se pequenas manchas escuras, sem sinais clínicos no cão.
Melanose é o acúmulo de melanina formando manchas escuras em diversos órgãos. Não causa problemas clínicos.
Pseudo-melanose é uma hiperpigmentação por autólise e acúmulo de Fe

Outros materiais