Buscar

QUESTÕES-PATOLOGIA-FÍGADO-DIGESTÓRIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA 4
*doenças vesiculares
As doenças vesiculares recebem esse nome por causarem o surgimento de vesículas em locais como as mucosas oral e faringeana, a borda coronária e o úbere. Sua importância se deve principalmente ao fato de uma dessas doenças ser a febre aftosa, que gera barreiras sanitárias para o comércio internacional. Por isso, nos casos suspeitos é necessário fazer a diferenciação entre a febre aftosa e as demais doenças vesiculares para evitar prejuízos econômicos. Alem da febre aftosa, são doenças vesiculares a estomatite vesicular e a Doença vesicular Suína, exantema veiscular.
[dêem uma olhada no Quinn, de micro, no capítulo sobre picornaviridae] 
*diferenciar actinomicose de actinobacilose. Dizer etiologia
A Actinobacilose, tb chamada de língua de pau é causada pelo Actinobacillus lignieresii e causa glossite piogranulomatosa e fibrosante multifocal acentuada, estomatite e a língua fica rígida. A língua fica fora da boca, pendurada, por isso o animal definha muito rápido. Aspecto macroscópico – granuloma branco acinzentado ou branco amarelado. Aspecto microscópico – colônias bacterianas (bacilos Gram -) circundadas por granulócitos, macrófagos, células epitelióides e células gigantes multinucleadas de Langhans (composição de um granuloma).
Actinomicose – Actinomyces bovis. Levou esse nome porque, ao ser descoberta, lembrava uma infecção por fungos, apresentando aspecto radiado, arredondado. Deixa a “bochecha” do animal inchada. Aspecto macroscópico – nódulo cinza ou branco acinzentado, firme, fibrótico e irregular. Ocorre osteólise da mandíbula (promove a destruição da mandíbula).
*freemartinismo
Ocorre quando há gestação gemelar de um macho e uma fêmea com anastomose da circulação placentária. Os hormônios masculinos são produzidos antes durante o desenvolvimento fetal e atingem o feto feminino também. Ocorre expressão parcial do TDF do cromossomo Y causando inibição ovariana. A fêmea nasce com ovário c/ estrutura masculina, útero s/comunicação, fenótipo e genitália alterada
*vulvovaginite pustular infecciosa
A vulvovaginite pustular infecciosa dos bovinos (VPI) causa hemorragia folicular e ulcerações, com áreas planas e achatadas. Observam-se inclusões em 48 h pós-infecção. É causada pelo Herpesvirus bovino tipo I ou cepa relacionada (semelhante ao IBR). Leva a infertilidade.
*abscessos hepáticos
Os abscessos podem surgir através de qlqr fonte de bactérias para o fígado, como as vias sanguínea e linfática. Nesse caso endocardite e doença periodontal eqlqr outra causa de bacteremia constante podem ser fontes de bactérias para a formação de abscessos no fígado. Mas o que o professor quer mesmo que vc escreva é sobre a relação entre o abcesso hepático e a onfaloflebite perinatal. No feto há vasos sanguíneos que ligam o cordão umbilical ao fígado. Após o nascimento, essa comunicação permanece aberta por alguns dias. Se o umbigo não for devidamente curado e houver uma infecção do umbigo e veias relacionadas (onfalo=umbigo; flebite=inflamação nas veias), as bactérias podem ascender por essa comunicação e atingir o fígado, onde irão formar os abscessos. Esses abscessos não necessariamente podem causar a morte do animal, em geral são apenas achados de necropsia. No entanto levam a condenação do fígado do animal ao abate.
*diferenciar parvo e hepatite infecciosa canina
O vírus da parvovirose possui tropismo por células em mitose. Por isso ele ataca as células da base das microvilosidades intestinais,que são células que se encontram em constante multiplicação pois são responsáveis por substituir as células mortas nas camadas superiores. No interior de cada microvilosidade encontra-se um capilar, por isso a destruição da microvilosidade leva a hemorragia e diarréia sanguinolenta. Como a mucosa foi destruída ocorre evidenciação das placas de Peyer. Há atrofia das vilosidades e fusão de criptas. São encontradas células de regeneração (multinucleadas) e corpúsculos de inclusão basofílicos intranucleares. Ocorre leucopenia (redução do número de leucócios) e necrose de tecido linfóide, especialmente na medula óssea (aplasia). Pode causar miocardite necrótica e linfocitária em cães jovens, pois até o terceiro dia de vida as células cardíacas ainda estão em divisão e, como foi dito, o vírus tem tropismo por células em mitose. 
[mais informações no Quinn ou no caderno de infecciosas de alguém]
A Hepatite infecciosa canina é causada por um adenovírus (CAV-1). Promove necrose massiva (envolvendo todo o lobo e lóbulos contínuos) e hemorragia . Obsevam-se corpúsculos de inclusão basofílicos. 
[bela merda de aula q ele deu. Só entendi pq ele comparou as duas doenças depois q vi esse artigo: http://www.scielo.br/pdf/pvb/v27n8/a02v27n8.pdf . Leiam, é muito bom. Pelo que entendi, ambas causam diarréia sanguinolenta, porém esta é menos comum na hepatite infecciosa canina, na qual ocorre devido a hemorragias na mucosa intestinal, e não por destruição da mucosa como na parvovirose.]
*diferenciar hemoglobinúria e mioglobinúria
Hemoglobinúria: presença de hemoglobina na urina. Indica que houve destruição das hemácias (hemólise intravascular). Doenças: hemoglobinúria bacilar, intoxicação por Pteridium aquilinum e Babesiose. Se vc centrifuga ou deixa a urina para decantar, não há decantação. Urina cor de “coca-cola”.
Mioglobinúria: presença de mioglobina na urina. Indica que houve destruição dos miócitos. Doenças: em cavalos lesões musculares por esforço excessivo, miopatia de exercício ou mal da segunda-feira, intoxicação por Senna occidentalis ou por antibióticos ionóforos. Se vc centrifuga ou deixa a urina para decantar, não há decantação. Urina cor de “coca-cola”. Indistinguível de hemoglobinúria a campo.
*insuficiência hepática
É a síndrome clínica resultante da inadequada função hepática. Os sinais gerais são icterícia, fotossensibilização, encefalopatia hepática, tendências hemorrágicas, hipoalbuminemia e edema.
*diarreia viral bovina/doença das mucosas. Patogenia e etiologia
A Diarréia viral bovina (BVD) é causada por um pestivírus. Se a fêmea grávida se contamina com até 60 dias de gestação, ocorre reabsorção fetal e repetição de Cia. Se a contaminação ocorre entre 60 e 120 dias o bezerro reconhece o vírus como próprio e nasce portador. Se a contaminação ocorre após 120 de gestação, irá ocorrer aborto ou o nascimento de um bezerro com seqüelas. O animal que nasce portador, se tiver contato com um tipo diferente do vírus após os 2 anos de idade, irá desenvolver a doença das mucosas. 
[Não lembro os sinais clínicos. Ver no Quinn, capítulo sobre Flaviviridae]
*megaesôfago
Megaesôfago ou fraqueza esofágica é um distúrbio
onde ocorre dilatação do esôfago e a mobilidade 
esofágica encontra-se diminuída ou ausente, resultando 
no acumulo e na retenção de alimento e líquido no 
esôfago. 
Pode ser congênito (o animal nasce com o 
problema) ou adquirido (secundário a outras 
patologias). A maioria dos casos tem natureza 
congênita e há evidências de que esta condição seja 
hereditária tanto no cão como no gato [3].
O megaesôfago congênito tem sua origem 
Desconhecida. Já no adquirido pode ser causados a partir de 
patologias como: miastenia grave, lúpus eritematoso, 
polimiosite, polineurite, neuropatias degenerativas,
hipoadrenocorticismo, hipotireoidismo, cinomose, 
déficit de tiamina, intoxicações por metais pesados 
(chumbo e tálio), tumores (principalmente timoma) e 
problemas cervicais. 
Há também algumas condições que podem produzir 
dilatação esofágica transitória, como por exemplo, 
aerofagia, ansiedade, dispnéia, anestesia e vômito, e 
não deve ser confundida com a patologia.
http://www.revista.inf.br/veterinaria08/revisao/09.pdf
http://www.sigeventos.com.br/jepex/inscricao/resumos/0001/R0543-3.PDF
http://www.eventosufrpe.com.br/jepex2009/cd/resumos/R0719-2.pdf

Outros materiais