Buscar

kpf - Diagrama de Streckeisen.

Prévia do material em texto

Diagrama de Streckeisen.
Para usarmos a tabela de classificação de rochas ígneas, primeiramente, devemos fazer uma analise quantitativa dos minerais mais proeminentes em termos de porcentagem, onde a soma da porcentagem desses minerais resultem em 100%. Após esse levantamento podemos determinar qual o tipo de rocha que temos, para isso, temos que saber que a tabela é composta por dois triângulos opostos, onde cada um dos seus quatro vértices representam 100% da quantidade do mineral que está sendo analisado e a base oposta ao vértice representa 0%. As linhas paralelas à base representam 10% cada, desta forma se o mineral representar 50% da rocha em análise, este ocupará a 5° linha paralela a base oposta pelo vértice do mineral descrito. Portanto, o nome da rocha será definido pelo quadrante em que a interseção formada pelas linhas estará. Para melhor compreensão analise o exemplo a seguir:
1)Analise da porcentagem dos minerais: Temos uma rocha plutônica com aproximadamente 50% de quartzo, 40% de plagioclásio e 10% de feldspato alcalino.
2)Representação da quantidade do mineral através das linhas: Quartzo - 5° linha da base oposta para o vértice, Plagioclásio - 4° linha da base oposta para o vértice, Feldspato alcalino - 1° linha da base oposta para o vértice.
3)Identificação da interseção e do quadrante em que ela está: O nome da rocha descrita é Granodiorito.
 
Tabela para descrição de Rochas Plutônicas

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes