Buscar

Classificação das Constituições - Alunos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
 CASSIFICAÇÃO DAS CONSTITUIÇÕES
Quando ao conteúdo
	
	a) Constituição Material (materialmente constitucional): é o conjunto de normas, escritas ou não, que tratam das matérias tipicamente constitucionais (organização do Estado, forma de governo e direitos fundamentais), regulam a estrutura do Estado em si. Ex: CF de 1824.
	
	b) Constituição Formal: é o conjunto de normas inseridas no texto constitucional, independentemente de tratarem das matérias tipicamente constitucionais. A constituição formal é necessariamente escrita e rígida. Pode ser em mais de um documento. 
	
	Cabe observar que, com a introdução do Art. 5°, §3° à CF, passamos a ter uma espécie de conceito misto. 
*
*
Quanto a forma:
	
	a) Constituição Escrita (Instrumental): normas escritas, elaboradas por um órgão constituinte, encerrando todas as normas constitucionais. 
	- Efeitos: Estabilizante e de Segurança Jurídica
	- Pode ser codificada (apenas um documento) ou legal (mais de um documento).
	
	b) Constituição Não Escrita: consuetudinária, costumeira ou histórica, as normas não constam de um documento único e solene, baseando-se nos costumes, convenções constitucionais, jurisprudência e textos esparsos. CF da Inglaterra. 
	OBS: Bonavides: “na época contemporânea inexistem Constituições totalmente costumeiras”, tipificando a Constituição inglesa como parcialmente costumeira. 
*
*
Quanto à Origem:
	
	a) Constituição promulgada (democrática, popular ou votada): caracterizada pela participação popular. Origina-se dos trabalhos de uma Assembleia Nacional Constituinte, composta por representantes do povo, eleitos para essa finalidade. 
	Ex: CF de 1891, 1934, 1946 e a de 1988 (alterada por 6 Emendas de Revisão, 70 emendas fruto do poder constituinte derivado reformador, podendo, ainda, conforme Art. 5°, §3° da CF, ter seus direitos e garantias fundamentais ampliados por tratados e convenções internacionais de direitos humanos. 
	
	b) Constituição Outorgada: elaboradas e estabelecidas sem a participação popular. Impostas por um “ditador de plantão”. São as CF de 1824, 1937 e 1967 (apesar de ter sido votada, o foi sob o regime autoritarista, não possuindo o CN liberdade para alterar o texto) com a EC 01/69. Recebem de alguns constitucionalistas o apelido de Cartas Constitucionais. 
*
*
c) Constituição Pactuada, mista ou dualista: o poder constituinte está nas mãos de dois ou mais titulares que formam um pacto. 	Ex: Carta Magna da Inglaterra de 1215 entre o Rei João Sem Terra e os barões do reino. É aquela que firma um compromisso instável de duas forças políticas rivais (Bonavides).
d) Constituição cesarista, bonapartista ou plebiscitária: são constituições outorgadas que se submetem a uma consulta popular posterior ou anterior para que sejam aprovadas. 
	Não ocorre a participação popular na sua feitura, pois o povo apenas ratifica a vontade do detentor do poder, através de plebiscito ou referendo. 
*
*
Quanto ao modo de elaboração:
	
	a) Constituição dogmática: é escrita e sistematizada por um órgão constituinte formado especificadamente para esse fim, a partir de princípios e fundamentos da teoria política e direito dominante à época. Necessariamente escrita.
	
	b) Constituição Histórica: formada pela lenta e contínua síntese histórica, da tradição, costumes e fatos políticos. Necessariamente não escrita. C da Inglaterra.
*
*
Quanto à estabilidade, alterabilidade ou mutabilidade:
	
a) Constituição imutável: não prevê nenhum processo de alteração. Nenhum país a adota inteiramente, no Brasil ocorre com as Cláusulas Pétreas.
	OBS: Alexandre de Moraes considera a CF/88 superrígida, por conter parte imutável, impassível de modificação. Entretanto, tal modalidade não é reconhecida pelo STF.
	
b) Constituição Rígida: estabelece, para sua própria modificação, um procedimento específico e solene, mais difícil que o previsto na alteração de lei comum. 
	CF/88, conforme artigo 60.
*
*
c) Constituição Flexível: prevê, para a sua modificação, o mesmo procedimento observado para as leis infraconstitucionais. Não existe hierarquia entre as normas infraconstitucionais e constitucionais, ou seja, uma lei ordinária posterior pode alterar texto constitucional, se assim o declarar. 
	
d) Constituição semirígida ou semiflexível: uma parte necessita de procedimentos especiais para a sua modificação e outra parte pode ser alterada pelos processos normais.
	Ex: CF/24.
 
*
*
Quanto à extensão:
	
a) Constituição breve, concisa ou sintética (negativa): é mais duradoura, feita em poucos artigos prevendo somente os princípios e as normas gerais de estruturação e limitação do poder do Estado. 
	Ex: CF dos EUA de 1787.
	
b) Constituição longa, prolixa ou analítica: extensa, tratando e regulado todos os assuntos relevantes à formação, destinação e funcionamento do Estado. 
	Ex: CF/88.
*
*
Quanto à sistemática
a) Reduzidas: são aquelas materializadas em um só código básico e sistemático, dando, como exemplo, as brasileiras (observação ao sistema misto, cada vez mais presentes devido ao art. 5°,§3° da CF). Bonavides as chama de Codificadas.
b) Variadas: se distribuem em vários textos e documentos esparsos, sendo formadas de várias leis constitucionais. Bonavides as chama de Legais.
*
*
Quanto a finalidade:
a) Constituição-garantia: visa garantir a liberdade e limitar o poder do Estado, pela previsão de direitos e garantias. CF dos EUA.
b) Constituição-dirigente: plano normativo global, determinando tarefas e programas de atuações futuras e fins para o Estado. Muitas normas programáticas presentes. CF de 88.
c) Constituição-balanço: retrata uma situação existente para o mundo do ser e não dever ser. Constituições Soviéticas da ex URSS.
*
*
Quanto à concordância entre as normas constitucionais e a realidade política (classificação ontológica):
	Busca identificar a correspondência entre a realidade política do Estado e o texto constitucional. Conceituação criada por Karl Loewenstein. 
a) Constituição normativa: a dinâmica do poder efetivamente se submete as normas da CF. EX: EUA.
b) Constituição semântica: normas da CF não dominam processo político. CF de fachada que serve para formalização do poder político dominante. Estados Autoritários. CF de 37 e 67.
c) Constituição nominal: não dominam o processo político atual, mas com pretensão para que no futuro haja a concordância entre as normas da CF e a realidade política. A CF 88 embora queira ser normativa é nominal.
*
*
Classificação da Constituição Federal de 1988
Conteúdo:
Forma:
Origem:
M. Elaboração:
Estabilidade/Alterabilidade:
Extensão:
Sistemática:
Finalidade:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes