Buscar

AV2 Ética na saúde

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	 
	 Fechar
	Avaliação: SDE0083_AV2_201401031421 » ÉTICA NA SAÚDE
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201401031421 - DARLAN JOSUE DE ALMEIDA
	Professor:
	RAYMUNDO DE OLIVEIRA REIS NETO
	Turma: 9040/GY
	Nota da Prova: 8,0 de 8,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 2  Data: 21/11/2015 09:09:31
	
	 1a Questão (Ref.: 201401071738)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A bioética coloca o homem acima da idéia de progresso, por isso tecnologias e desenvolvimento técnico devem ser controlados para acompanhar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade. Ofereça argumentos acerca dos objetivos da bioética.
		
	
Resposta: A bioetica tem como objetivo a preservação da vida acima de qualquer tipo de procedimento, não se deve testar algo que possa trazer algum dano a saude e nem tomar como inexistente um risco desconhecido, para isso que serve a bioetica, e o conjunto de regras, normas e costumes cuturais que defende a vida, porem e diferente de um tipo de sociedade para outra.
	
Gabarito: Seu principal objetivo é deslocar a discussão acerca dos novos problemas impostos pelo desenvolvimento tecnológico, de um viés mais tecnicista para um caminho mais pautado pelo humanismo, superando a dicotomia entre os fatos explicáveis pela ciência e os valores éticos. A biossegurança, a biotecnologia e a intervenção genética em seres humanos, além das controvérsias morais como aborto e eutanásia, requisitavam novas abordagens e respostas ousadas da parte de uma ciência transdisciplinar.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401652993)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Com relação aos aspectos éticos envolvidos no atendimento do profissional de saúde junto ao idoso, apresente a postura adequada que deve prevalecer nesta relação do profissional com o paciente.
		
	
Resposta: Dialogo, cuidado e precauçoes em determinados procedimentos, mas nunca limitando de tudo, pois isso poderia ser ruim para o psicologico do paciênte. O profissional deve buscar a socialização do seu paciênte respeitando suas dificuldades e limitações.
	
Gabarito: O profissional que atende ao idoso deve preservar fundamentalmente o vínculo de confiança com seu paciente e este vínculo está baseado na integralidade da sua pessoa. A autonomia decisória e as convicções pessoais devem ser respeitadas ao máximo e, mesmo em situações de incapacidade temporária ou definitiva, o idoso tem direito a ver respeitadas as decisões tomadas antecipadamente.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401207906)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Asha é uma indiana e chegou ao Rio de janeiro para passar férias. Ela está chocada com as roupas que as mulheres usam e o modo como as pessoas namoram nas ruas. Ela afirma que na Índia uma mulher se agarrar com um homem na rua seria totalmente proibido. Isso ocorre porque:
		
	
	A moral diz respeito às leis vigentes em um país e todos os países têm as mesmas leis.
	 
	A moral é um conjunto de regras que diz respeito a uma determinada sociedade e cultura. Brasil e Índia tem culturas diferentes.
	
	Asha é uma pessoa antiética e amoral e por isso está sacrificando a cultura do seu país.
	
	Asha é uma pessoal imoral e antiética e não deve ser levada à sério.
	
	A ética de Asha é permissiva para a cultura brasileira, mas não é permissiva para a cultura indiana.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401120603)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	M., 30 anos, apresenta, no momento, câncer de ovário. Sua família a apóia para a quimioterapia, apesar de todos os efeitos colaterais causados pela intervenção quimioterápica, como enjôos, queda de cabelo e fraqueza. O princípio da bioética que correlaciona-se com o caso proposto denomina-se:
		
	 
	Princípio do duplo efeito
	
	Princípio da consciência de doença
	
	Princípio do fenômeno trivial
	
	Princípio da decisão médica
	
	Princípio da tripla decisão
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401612476)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quanto ao princípio de precaução, sua lógica sustenta-se no postulado de que:
		
	
	POr toda pesquisa envolver risco, os sujeitos da pesquisa devem ser primariamente de espécies não humanas.
	 
	Não se pode tomar como inexistente um risco desocnhecido.
	
	Por já estarem doentes, os pacientes que são sujeitos em uma pesquisa já estão em grande sofrimento e não podemos fazê-los sofrer ainda mais em nome dos interesses da pesquisa.
	
	os pesquisadores devem ser objeto do mesmo cuidado que os sujeitos da pesquisa.
	
	A pesquisa biomédica deve pautar-se em princípios éticos e não na mera busca da verdade.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401711686)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A respeito dos direitos fundamentais pertinentes ao doador e receptor de órgãos, leia as afirmativas a seguir e marque a resposta correta: I ¿ Os direitos fundamentais estão relacionados à dignidade e aos direitos essenciais da pessoa II ¿ Os direitos fundamentais são considerados como cláusulas atingíveis por diversas constituições democráticas pelo mundo, ou seja, podem ser alterados por legislações em prejuízo do ser humano. III ¿ Os direitos fundamentais estão associados ao direito à vida, à formação dos direitos de personalidade, à integridade física e ao direito ao corpo, em particular, à liberdade de consciência e ao poder de dispor do próprio corpo. Está correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I e II
	
	III
	 
	I e III
	
	II e III
	
	II
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401722028)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma menina de 15 anos engravidou e sua vida corre risco. De acordo com a legislação brasileira a referida menina:
		
	
	Não tem o direito de fazer o aborto, pois já tem 15 anos.
	
	Tem o direito de fazer o aborto somente se tiver sido estuprada.
	
	Não tem o direito de fazer o aborto, pois não foi estuprada.
	
	Não tem o direito de fazer o aborto, pois o bebê não é anencéfalo.
	 
	Tem direito a fazer o aborto, pois sua vida está em risco.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401214744)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Lucas é um paciente com câncer terminal que decidiu não aderir mais a nenhum tipo de tratamento. A recusa de Lucas em aceitar tratamentos está relacionada com:
		
	
	A Aderência a novos tratamentos
	
	O Princípio da Relatividade
	
	O Princípio da Facilidade
	
	A Construção de Preservação da Vida
	 
	O Princípio da Autonomia
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401727518)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dentre os critérios de priorização para a utilização de recursos, podemos destacar o critério da Igualdade de Acesso, que defende:
		
	 
	Do ponto de vista ético, se um recurso não pode ser acessível a todos que dele necessitam, não pode ser ofertado a ninguém.
	
	Do ponto de vista ético, se um recurso não pode ser acessível a todos que dele necessitam, não pode deixar de ser ofertado.
	
	Do ponto de vista ético, se um recurso não pode ser acessível a todos que dele necessitam, deverá ser ofertado por sorteio.
	
	Do ponto de vista ético, se um recurso não pode ser acessível a todos que dele necessitam, devem ser priorizados os casos mais graves.
	
	Do ponto de vista ético, se um recurso não pode ser acessível a todos que dele necessitam, devem ser priorizados pacientes que já contribuíram ou possam contribuir para com a sociedade.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401214789)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Felizmente, tem sido constatada uma diminuição no número de casos definidos por ¿atendimentos especiais¿ ou registrados como PNEs (Portadores de Necessidades Especiais) em função de dois aspectos básicos: 1) O avanço tecnológico da medicina; 2) o próprio estímulo da sociedade em ações de inclusão social. Isso significa que:
		
	
	O avanço tecnológico faz com queo número de atendimentos a pacientes especiais aumente, pois cada vez há mais tecnologia oferecida a esse público. E a inclusão social permite que as famílias superprotejam seus filhos e evitem escolas e médicos comuns ao público geral.
	
	A inclusão social beneficia diretamente as pessoas portadoras de necessidades especiais em função dos processos de averiguação de capacidades funcionais.
	
	O avanço tecnológico e os processos de inclusão social são maléficos para os portadores de necessidades especiais uma vez que este público precisa de atenção especial sempre.
	
	O avanço científico não constitui um benefício para os portadores de necessidades especiais uma vez que não oferece atenção diferenciada para este público e nem medicamentos para tratamentos específicos.
	 
	O avanço tecnológico, através da descoberta de novos medicamentos e tipos de tratamento, têm reduzido significativamente muitas patologias. E a inclusão social faz com que essas pessoas não se vejam como pessoas que precisem de atendimento diferenciado.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 20/11/2015 até 04/12/2015.
Parte inferior do formulário

Continue navegando