Buscar

AV2 - GESTÃO DA QUALIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0134_AV2_201301758809 » GESTÃO DA QUALIDADE
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	WANDERLEY VITTORIO
	Turma: 9072/FO
	Nota da Prova: 4,5 de 8,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 2  Data: 28/11/2015 18:21:42
	
	 1a Questão (Ref.: 201302084133)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Dentro dos 14 - princípios da Qualidade de DEMING, poderemos observar a preocupação em romper as barreiras entre os interdepartamentos, atuar em equipe de trabalho, eliminar os pontos de divergências existente, na busca de uma integração da empresa com seus objetivos de qualidade. Com base nesse conjunto de argumentos, redija um texto dissertativo a respeito da preocupação de DEMING, em romper as barreiras. (valor 100% da nota da questão).
		
	
Resposta: A preocupação com a quebra de barreiras está relacionada ao fato de uma empresa ser um sistema, o qual para ter um bom funcionamente buscar articular a importância em estabelecer uma dinâmica de comunicação e interação entre as equipes de trabalho, com o objetivo de transformação dos processos que estão fora das conformidades. O gestor está focado na eliminação das divergências formadas no dia a dia de trabalho, que sempre dificultam o processo de acerto de não conformidades.
	
Gabarito: Resposta - articular a importância em estabelecer um dinâmica de comunicação e interação entre as equipes de trabalho com o objetivo de transformação dos processos que estão fora da conformidades. O gestor está focado na eliminação das divergências formadas no dia a dia de trabalho - que sempre dificultam o processo acerto das não conformidades.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302044120)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Os onze fundamentos da Excelência, adotados pela FPNQ, se referem aos valores organizacionais percebidos como parte da cultura organizacional, sendo fundamentais na formação de uma gestão orientada para a melhoria da competitividade e para a busca de resultados. Um dos fundamentos se refere ao Conhecimento sobre o mercado e cliente. No que consiste esse fundamento?
		
	
Resposta:
	
Gabarito: Conhecimento sobre o Mercado e Cliente. Conhecimento e entendimento do cliente e do mercado, visando a criação de valor de forma sustentada para o cliente e, consequentemente, gerando maior competitividade nos mercados
	
Fundamentação do(a) Professor(a): NÃO RESPONDIDA.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302401249)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No conteúdo do curso de Gestão da Qualidade, verificamos que as empresas devem ser vistas como um conjunto de partes em constante interação que caracterizará um todo, com o objetivo de atender um fim específico e bem determinado. Diante dessa informação, podemos concluir que essa visão sistêmica e o dinamismo do ambiente externo fizeram com que as organizações começassem a transformar ou processar o que?
		
	
	processo ou práticas
	
	valor ou consumo
	
	consumo ou insumo
	
	insumos ou mercadorias
	 
	bens ou serviços
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302454554)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para Philip Crosby a qualidade significa conformidade com os requisitos, portanto, nessa visão, um bens ou serviço de qualidade é aquele que:
		
	
	é de custo menor
	 
	atende às especificações do projeto ou da norma técnica do produto.
	
	é inspecionado segundo o método de amostragem
	
	é de preço maior
	
	atende às exigências do consumidor
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302406349)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A gestão da qualidade tornou-se estratégica para manter a competitividade da empresa e passou a enfatizar os aspectos de inspeção, processos, pessoas, sistema e gestão. A ênfase em pessoas significa:
		
	
	percepção e busca de melhores resultados
	 
	percepção da importância da especialização das pessoas envolvidas nos processos
	
	integração de processos e pessoas visando um objetivo maior
	
	inclusão da visão integrada entre as ações e percepção da cadeia de causas e efeitos
	
	monitoramento feito nas ações de forma isolada
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302452426)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	João é um gerente de vendas muito aplicado em suas atividades de trabalho. Sempre está focado na preparação da sua equipe em novos desafios ao longo das atividades produtivas na loja. Tem o hábito em sua residência de estudar no computador alguns conceitos e definições da administração. Escolheu para sua próxima reunião mensal com a equipe de trabalho - o seguinte conceito para ser discutido e classificado. Conceito: - "...conjunto de atividades integradas que recebem insumos, transformando de acordo com uma lógica pré-estabelecida e com efetiva agregação de valores em informações, bens ou serviços que respondem plenamente às necessidades dos clientes". Com base no texto - avalie qual o título de conceito que representa essa definição ?
		
	 
	processo
	
	gestão
	
	função
	
	atividade
	
	estrutura
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302407097)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A certificação dos processos através das normas ISO estabelece alguns objetivos que são os seguintes: I - Economia - proporcionar valor agregado ao produto de forma que todos possam adquiri-lo; II - Segurança - Proteger a vida e a saúde dos clientes; III - Eliminação de barreiras técnicas e comerciais evitando a existência de regulamentos conflitantes entre países fabricantes; IV - Proteção do consumidor - prover a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade de bens e serviços. Estão corretos os seguintes itens:
		
	 
	III e IV
	
	II e III
	
	I e III
	
	I e IV
	
	I e II
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302497471)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Deparando com o aumento da incidência de defeitos nas peças produzidas, ao optar pela Ferramenta da Qualidade conhecida como Ciclo do PDCA, o Gerente de Qualidade está decidindo:
		
	
	Saber em que parte do processo há erro.
	
	Verificar em qual grupo de peças há mais defeitos.
	
	Preparar melhor os operadores das máquinas.
	
	Medir o grau de gravidade do tipo de defeito.
	 
	Implantar um método de melhoria contínua.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302456389)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Assinale a resposta correta em referência aos Princípios da Auditoria
		
	
	Auditorias, BSC Balanced Scorecard, Líder e integrantes da equipe, Objetivos, escopo e critérios
	
	Líder e integrantes da equipe, Objetivos, escopo e critérios, Contato inicial com áreas auditadas.
	
	o BSC Balanced Scorecard é uma nova formas apresentada ao gestor para abordar e chamar a atenção para quatro passos muito importantes e integrados
	 
	Conduta ética, Apresentação justa, Cuidado profissional, Independência, Baseada em evidências
	 
	Auditorias: de Primeira Parte (interna), de Segunda Parte (externa) e de Terceira Parte (externa)
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201302460755)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A sobrevivência e o sucesso de uma organização estão diretamente relacionados a sua capacidade de atender as necessidades de seus CLIENTES. Assim, essas necessidades devem ser identificadas, entendidas e utilizadas para que os produtos possam ser desenvolvidos, criando o valor necessário para conquistar e reter esses clientes. Por outro lado, para que haja continuidade em suas operações, a organização também deve identificar, entender e satisfazer as necessidades da SOCIEDADE e das comunidades com as quais interage, cumprindo as leis, preservando os ecossistemas e contribuindo com o desenvolvimento das mesmas, dentro da mais transparente ética. Em relação ao Critério Estratégias e Planos, podemos dizer que: I - É descrito como o desempenho global da organização é analisado criticamente. II - A pontuação prevista para a sua avaliação é 30 (trinta) pontos. III- É examinado o processo de formulação dasestratégias de forma a direcionar o desempenho e determinar a posição competitiva da candidata, incluindo como são estabelecidos e desdobrados: planos de ação, estratégias e metas. IV- Examina como a organização define seu sistema de medição do desempenho. V- Avaliado por meio de dois Itens: formulação de estratégias e planejamento da medição do desempenho.
		
	 
	F, F, V, V, F.
	
	F, V, F, F, V.
	
	V, V, F, F, V.
	 
	V, F, F, V, F.
	
	V, F, F, V, V.

Outros materiais

Outros materiais