Buscar

EPS - parede de isopor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1)-INTRODUÇÃO
1.1)-CONTEXTUALIZAÇÃO 
	O trabalho aborda uma nova tecnologia que vem cada vez mais tomando seu espaço na sociedade, a edificação com EPS (isopor), com passar do tempo as novas tecnologia vem crescendo cada vez mais sendo na parte de projeto como na parte da execução, essa nova tecnologia vem trazer avanço para os dois lados, tanto execução quanto para a parte de projeto. Trazendo assim para obra uma maior velocidade de execução e menores gastos. Sendo assim novas empresas vem surgindo para assim suprir a crescente demanda pelo material.
	Cada dia mais o mundo vêm buscando maneira de acelerar e baratear a obra como um todo. Uma alternativa que vem ganhando espaço é essa técnica de EPS, apesar de ser uma técnica relativamente nova, vem chamando a atenção de muitos engenheiros por apresentar uma qualidade superior à alvenaria comum e com um tempo muito menor, assim contextualizando nos dias de hoje, onde o tempo é dinheiro e uma obra que tem um processo executivo demorado, consequentemente gera mais gasto para o contratante, sendo assim o uso de EPS vem ser uma boa solução para quem busca uma obra rápida resultando em uma obra mais econômica.
1.2)-JUSTIFICATIVA 
	O grande porque de fazer um trabalho com um assunto abordando uma nova tecnologia e com tão pouco material de informação, é mostrar e deixar o mais claro possível o quanto o uso de novas tecnologias é restrito em grande parte do Brasil, embora possam existir algumas obras já utilizando esse tipo de material, mas ainda assim é de forma bem pequena, sendo quase irrelevante comparado com tipo de execução antiga. Sendo assim, essa falta de investimento no uso de novas tecnologias afeta de maneira pontual o desenvolvimento do Brasil, pois cada vez que é deixada alguma tecnologia como essa de lado o desenvolvimento do país inteiro sofre com isso, deixando de crescer de forma acelerada como grandes potencias econômicas, fazendo assim, uso de tecnologias já ultrapassadas crescendo de forma lenta e desigual. 
1.3)-OBJETIVOS 
		Com o objetivo de apresentar uma nova tecnologia sem deixar a qualidade e eficiência de lado, o uso de EPS vem sendo uma das melhores alternativa quando busca agilidade e com baixa quantidade de resíduos.
	Esses dois pontos é os melhores objetivos específico, como já falado anteriormente, a velocidade é bem atrativo em uma obra com o objetivo de acelerar a execução, outro objetivo muito atrativo em questão ecologia, é a baixa quantidade de resíduo gerado com o EPS, por ser uma tecnologia aonde vem tudo vem pré-moldado, além de organizar melhor a obra na parte execução ele também um tem pouco impacto de material sobressalente no canteiro de obra, ou seja, o uso do EPS vem acelerar a execução e diminuir a quantidade de material desnecessário evitando desperdício de materiais.
3)-REFERENCIAL TEÓRICO 
ALVENARIA VERTICAL 
	Segundo a ABNT 15575-4 alvenaria é: “partes da edificação que limitam verticalmente a edificação e seus ambientes, tais como fachadas e paredes ou divisórias internas”.
	Segundo o portal Mãos á Obra alvenaria é: “paredes que tem função de dividir ambientes externos e internos de uma edificação”.
	Para o professor André Taveira da Silva, alvenaria é: “sistema construtivo formado de um conjunto coeso e rígido de tijolos ou blocos, unidos entre si, com ou sem argamassa de ligação, em fiadas horizontais que se sobrepõem uma sobre as outras”.
 ALVENARIA COM USO DE EPS
	Para o engenheiro civil, Jorge Araújo, diz assim sobre EPS: “Posso afirmar que o sistema monolítico com EPS telado, ou seja, argamassa armada com núcleo de EPS representa muito mais que um sistema leve. É seguro, é sustentável, promove uma estabilidade e conforto térmico, Conforto acústico. E ainda é 30% mais econômico e 40% mais rápido”
	Segundo a Associação Brasileira da Indústria Química: “Os sistemas construtivos com EPS são alternativas pra construção civil de maior agilidade e redução no custo da obra e ainda geram benefícios de conforto térmico e acústico”.
3)-METODOLOGIA
	Em primeiro momento vou apresentar como é a aplicação da parede de EPS e em segundo momento irei comparar a técnica de EPS com a técnica convencional.
	A prática do EPS que iremos abordar é de parede de EPS, primeiramente deve ser feito toda a parte de fundação como uma construção comum, feito à parte de fundação deve se deixar os ferros de espera como uma construção comum, após fazer a fundação e deixar os ferros de espera, deve se fazer o contra piso, buscando o mais plano possível, esse processo é igual à técnica convencional, porém depois deste ponto já começa a diferenciar. Após ter feito a fundação deixando os ferros de espera e nivelando o piso o máximo possível, começa assim a instalação do EPS.
	A instalação dos blocos de isopor é de forma bem simples, ele é colocado entre os ferros de espera de forma que eles suportem a ação de forças externas que agem sobre os EPS. Como mostra a imagem a seguir:
Figura-1(fornecido por EPS construções)BLOCO DE EPS
FERROS DE ESPERA
	Como mostra a imagem, os blocos de EPS são colocados entre os ferros de espera, e deve ser amarrado com arame ou usando uma pistola de alta pressão que ‘grampeia’ os ferros de espera nos blocos de isopor, portanto entre os ferros de espera e os blocos de EPS, deve ser colocada uma tela onde vai distribuir de forma igual os esforços, essa tela quadriculada deve ser colocada por toda a extensão do EPS tanto na parte externa quanto na parte interna, deixando apenas as aberturas sem a tela quadriculada, fazendo uma espécie de ‘sanduíche’ de EPS. Como mostra a imagem a seguir:
 Figura-2(fornecido por EPS construções)FERRO DE ESPERA 
MALHA QUADRICULADA 
ABERTURAS
		Após a instalação da tela quadriculada em torno de todo EPS e a prender nos ferros de espera, deve ser feito os canais por onde vai passar os dutos de água e energia, essa instalação é feita in loco ou vir de fabrica, que já é determinado onde vai passar as instalações, esses canais são feitos através de uma maquina que libera um ar quente que vai derretendo o EPS deixando um canal por onde passará os dutos de energia e água. Como podemos observar na imagem: Figura-3(fornecido por MUROPLAC)MÁQUINA DE AR QUENTE
CANAL POR ONDE PASSARÁ OS DUTOS
	A por fim vem o reboco, que adere na tela quadriculada, sendo aplicado na forma de um chapisco, algumas pessoas fazem analogia ao concreto armado, chamando de ‘EPS armado’ por conta do EPS estar no meio das telas quadriculada. A imagem a seguir mostra como fica quando rebocado:
 Figura-4(fornecido por André- OLX)PARTE JÁ COM O REBOCO;
TELA QUADRICULADA, AINDA SEM REBOCAR.
	Depois de tudo estar rebocado, a construção continua como uma construção comum, aplicando a argamassa, fazendo a pintura assim por diante. 
	4)-RESULTADO 
	Para ficar de forma mais clara e rápida de analisar, utilizarei uma tabela comparando uma construção comum com uma construção usando o EPS:
	
	CONSTRUÇÃO COMUM
	CONSTRUÇÃO COM EPS
	AGILIDADE
	DEMORADO
	RÁPIDO 
	CUSTO DE MATERIAL 
	MÉDIO
	MÉDIO/ALTO
	CUSTO DE EXECUÇÃO DA OBRA
	
ALTO
	
BAIXO
	MÃO DE OBRA
ESPECIALIZADA 
	ABUNDANTE
	POUCO
	DESPERDÍCIO DE MATERIAL 
	ALTO
	BAIXO
	QUALIDADE 
	MÉDIO/ALTO
	ALTO
	PAVIMENTOS MÁXIMOS
	----
	4
	VÃO ENTRE PILARES 
	BAIXO/MÉDIO 
	GRANDE 
	PESO TOTAL DE EDIFICAÇÃO 
	PESADO
	LEVE 
	CONFORTO TÉRMICO
	BAIXO
	ALTO
	CONFORTO ACÚSTICO
	BAIXO
	ALTO
5)-CONCLUSÃO 
	Após saber como é edificada uma parede com o EPS e comparando com a técnica comum, podemos observar que em obras que busca agilidade de construção, bom desempenho e pouco desperdício de material, o uso de EPS é mais indicado, pois apresenta no mesmo material grande desempenho, agilidade na execução e pouquíssimo desperdício. O ponto negativo é delimitação de 4 pavimentos com o uso de EPS e a falta de mão de obra especializada no mercado, apesar de fácil execução ainda tem determinadas técnicas que precisa de mão de obra profissional
	Outro ponto positivo do EPS é um grande confortotérmico e acústico que proporciona sem uso de outro material, seu baixo peso é outro ponto positivo, fazendo que não necessite de fundações tão profundas, outra característica são os grandes vãos que essa técnica proporciona para a obra. Sendo assim essa técnica apesar de nova no mercado, vem cada vez mais tomando lugar da construção convencional.
6)-REFERÊNCIA 
Júlio, André. Fotos e conceito de EPS [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <andre.julio@gmail.com> em 16 dez. 2015.
Blog casa da cozinha. Disponível em: <http://casadacozinha.blogspot.com.br/2012/03/paredes-de-eps-isopor-conheca.html> acesso em 16 dez. 2015.
EPS Soluções Construtivas. Disponível em: < http://epshouse.com.br/casas.html> acesso em 16 dez. 2015.
Paredes Betel . Disponível em: < http://paredesbetel.com.br/ > acesso em 16 dez. 2015.
MUROPLAC. Apostila de EPS [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <muroplac@plac.com.br> em 15 dez. 2015.

Outros materiais