Buscar

HBV DEFINITIVO 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

HEPATITE B
FACULDADE MULTIVIX VITÓRIA
CURSO DE ODONTOLOGIA
DISCIPLINA: ATIVIDADE INTEGRADORA
DOCENTE: KARLA FIRME LEÃO BORGES
COMPONENTES: MARINA DUTRA, MARIANA BARREIROS, KUN WOO MOON, MÁRCIO DE ARAÚJO, JHENIFER GOMES, MARIA CLARA MARTINS, LUÍSA RAMOS, JÚLIA MARTINS, LETÍCIA LOUREIRO, LETÍCIA OLIVEIRA.
O QUE É?
A hepatite B é uma doença transmitida por vírus circular, que causa irritação e inflamação do fígado. No Brasil, estima-se que 15% da população já foi contaminada e 1% é portadora crônica da doença.
CAUSAS
TRANSMISSÃO
Há 3 meios de transmissão da Hepatite B:
 Sexual, sanguínea e vertical.
Via Sexual: é considerada uma DST, transmitida de pessoa a pessoa por meio de relação sexual desprotegida. Pois o vírus atinge altas concentrações em secreções sexuais.
Via sanguínea: compartilhamento de seringas com sangue contaminado, comum entre usuários de drogas injetáveis, em acidentes com material perfurante contaminado (área da saúde), por pequenos ferimentos (pele e mucosas), hemodiálise, por transfusão de sangue (doador de sangue para o receptor). 
Via vertical: acontece de mãe portadora do vírus B para a criança, que se dá durante o parto.
FATORES DE RISCO
Ter relações sexuais com vários parceiros, maior chance de algum ser portador do vírus e não saber;
Ter sido diagnosticado com outra DST, como gonorreia e clamídia;
Trabalhar em áreas de saúde, com exposição a sangue;
Viajar para regiões com altos índices de infecção por HBV, como África, sudoeste e região central da Ásia e Leste Europeu.
SINTOMAS
Geralmente, os sintomas de hepatite B surgem entre dois a quatro meses após o contato com o vírus, e sua intensidade varia de pessoa para pessoa.
Dor abdominal
Urina escura
Febre
Dor nas articulações
Perda de apetite
Náusea e vômitos
Fraqueza e fadiga
Amarelamento da pele (amarelão).
DIAGNÓSTICO
A confirmação do diagnóstico de hepatite é feita por exames de sangue com altos níveis de transaminases, ALT e AST.
Pouca frequência para o quadro agudo, então a suspeita de hepatite ocorre quando existe fator de risco ou quando a pessoa apresenta as enzimas hepáticas elevadas, sendo feita investigação da causa dessa alteração. 
TRATAMENTO
Hepatite B aguda
Não há tratamento específico para HBV, para reduzir quaisquer sintomas tomar medicamentos, o sistema imunológico irá combater o vírus.
Hepatite B crônica
Medicamentos antivirais, em casos críticos, como a cirrose avançada, necessário um transplante de fígado.
PREVENÇÃO
Todas as crianças devem receber a primeira dose da no nascimento e completar a série de três vacinas até os seis meses. Jovens menores de 19 anos que não foram vacinados, atualizar vacinas.
Alto risco de contaminação, incluindo profissionais da saúde e aqueles com convivência com portadores da HBV precisam se vacinar.
Recém-nascidos cujas mães estão infectadas com HBV devem receber uma imunização especial, que inclui imunoglobulina contra HBV e vacinação contra hepatite B nas primeiras 12 horas de vida.
10

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais