Buscar

Resumo fisiologia renal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo de fisiologia renal
Componentes do filtrado: água, glicose, aminoácidos, sódio, cloreto, cálcio e magnésio.
Lixo metabólico: ácido úrico, uréia e creatinina.
Tipos de transporte:
Transcelular: o soluto passa da membrana luminaln para a basolateral através de proteínas canais ou transportadoras. Mecanismo de difusão facilitada ou simples.
Paracelular: É um transporte devido a permeabilidade celular e o gradiente de concentração feito através de junções comunicantes que podem ser muito aderente (pouco soluto é transportado) ou pouco aderente (muito soluto é transportado). O que proporciona o transporte por arraste junto com a água.
Secreção: Saída do soluto da corrente sanguínea para a luz dos túbulos.
Túbulos Contorcidos Proximais: junções aderentes frouxas, logo permite o transporte por via paracelular e possuem aquaporinas nas duas membranas celulares.
Reabsorção isosmótica, ou seja reabsorve a mesma concentração de água e soluto.
As bombas de sódio e potássio ficam na membrana basolateral da célula, as quais mandam o sódio para o interstício ou espaço peritubular e o potássio para o citosol ou lúmen.
No túbulo proximal não tem canais para sódio, por isso eles entram via transporte acoplado a outros solutos.
O sódio pode ser transportado via co-transporte de solutos junto com glicose, sulfato, fosfato, trocador Na/H
O túbulo proximal reabsorve praticamente toda a glicose através do transporte ativo, contra o gradiente. Porque toda a glicose havia sido absorvida pelo túbulo proximal, mas ela é reabsorvida e co-transporte (acoplada) juntamente com o sódio pela bomba de sódio-potassio-atpase. A proteína SGLUT 2 transporta 1Na para cada 1 glicose e a SGLUT1 transporta 2Na para cada 1 glicose. Ou seja, ela é mandada para fora do túbulo juntamente com o sódio. Ela também transportada por difusão facilitada pelas proteínas GLUT1 e GLUT2.
SGLUT2 e GLUT2 ficam na porção inicial do tubo e a SGLUT1 e a GLUT1 na parte final.
Reabsorção de 98% dos aminoácidos por via transcelular, ou seja, o soluto passa célula a célula. Na membrana apical a maioria é reabsorvido por co-transporte de sódio contra o gradiente, já na parte basolateral a maioria deixa a célula via difusão facilitada.
Cerca de 80% do fosfato inorgânico é reabsorvido via transporte transcelular pelo co-transportador de Na presente na membrana apical.
O íon cloreto é transportado passivamente pela via paracelular na parte inicial do túbulo proximal, geralmente. E ativamente pela via transcelular na parte final do túbulo.
O potássio é transportado por 2 mecanismos na via paracelular : arraste pela água e eletrodifusão. O primeiro mecanismo ocorrer ao longo de todo o tubo.
No túbulo proximal ocorre a reabsorção de cerca de 50% da uréia através do transporte passivo pela via paracelular pelo mecanismo de arraste por solvente (a ureia é solúvel em lipídio). Logo, 50% de toda a uréia é excretada pelos rins na urina.
Alça de Henle
O ramo ascendente espesso reabsorve 25% do cloreto de sódio.
Não reabsorve sódio na parte descendente.
A porção descente e ascendente fina reabsorve água devido a alta densidade de aquaporinas do tipo 1, logo ocorrendo aumento da osmolaridade do filtrado (existe mais soluto do que solvente). 
Na porção descendente fina da alça dë Henle existe uma elevada concentração de uréia na medula renal, portanto também ocorre a secreção da uréia (passar do interstício para dentro do lúmen da Alça de Henle). Esse mecanismo aumenta a osmolaridade da solução para 110%.
Na porção ascendente grossa irá ocorrer a diluição do filtrado advindo das porções anteriores, pois não ocorre a reabsorção de água.
Bombas de Na/Cl/K (NaKCC): Na parte ascendente grossa da AH,manda um Na, 2Cl e um K para dentro da célula e um K para fora. Essa bomba fica na membrana luminal ou apical da célula. Inibida por remédios como a furosemida que geral a diurese.
Na parte ascendente grossa também existe uma bomba Na/K/ATPase (canais do tipo amilorida),uma proteína canal de Cl e outra de K na membrana basolateral. Essas duas últimas mandam os solutos para o interstício. Também existe um trocador de HCO3/ Cl, o Cl é secretado e o bicarbonato sai dos túbulos e retorna ao interstício. Na membrana luminal desta mesma parte existe um trocador Na/H , o sódio entra na célula e o Hidrogênio são dela. Este trocador é responsável pela reabsorção de HCO3 devido a secreção de H+. Os dois íons se juntam e formam o gás carbônico, que irá se dissociar em H2O e CO2.
No ramo ascendente espesso ocorre a reabsorção de NaCl estimulada pelo hormônio ADH (antidiurético) pela via do 2° mensageiro AMPc. Este é o processo inicial de hipertonicidade osmótica. Concomitantemente, ocorre a reabsorção de H2O no túbulo coletor.
A porção espessa da AH é responsável pela reabsorção de 10% do potássio do filtrado pela via para e transcelular. 
A força movente para reabsorção de íons neste segmento do néfron é a diferença de potencial elétrica, o que facilita o transporte de cátions, principalmente, pela via paracelular.
O bloqueio da bomba NaKCC na parte ascendente espessa da alça por diuréticos como furosemida interrompe a reabsorção dos 10% de Na e gera a natriurese. Mas também interfere no sistema contra-correntr existente em toda a alça devido a disposição em paralelo da AH. O mecanismo contracorrente seria um balanceamento entre a reabsorção de água na parte descendente e impermeabilidade ao NaCl e o oposto na parte ascendente grossa. Tal mecanismo é um dos grandes responsáveis pela manutenção da hipertonicidade ou hiperosmolaridade,logo ao alterar a contra regulação há o aumento da diurese.
Túbulo Contorcido Distal
Rico em bomas de Na/K/APTase na membrana basolateral,pois é responsável por 7% da reabsorção de NaCl que ocorre pela via transcelular em co-transporte com o Cl por proteínas da família dos tiazidicos. Esta reabsorção geraria uma hiperosmolaridade no segmento. Mas ao mesmo tempo o epitélio é impermeável a reabsorção de água. Logo,ele absorve H2O e reabsorve Na,com isso ao fim do túbulo a osmolaridade está bem mais baixa do que no início.
Tem um epitélio muito resistente à permeabilidade de íons,logo a via paracelular é praticamente inexistente.
Para interromper a reabsorção de sódio no túbulo distal é preciso um mecanismo diferente do existente na AH. Pois esse segmento tem a reabsorção controlada por canais tiazidicos e não os de amilorida.
Ducto Coletor
Composto por 2 tipos de células: principais e intercaladas
Células principais: responsável pela reabsorção de sódio e secreção de potássio,em taxas controladas pela Aldosterona.
Células intercaladas: relacionadas a homeostase ácido-básica.
O tubo coletor tem baixa permeabilidade a íons só se torna permeável a água se houver a ação do hormônio antidiurético.
Ambos os tipos celulares possuem bombas sódio-potássio-ATPase na membrana basolateral.
Canais de sódio sensível à amilorida na membrana luminal, o que propicia um fluxo do íon do lúmen do tudo para a célula.
Canais de potássio com fluxo do íon em direção ao lúmen celular, logo eles saem da célula, onde a concentração é elevada e a favor do gradiente de concentração.
Células intercalares Tipo alfa: secretam H+, por transporte ativo pela bomba de H+ATPase (eletrogênica) na membrana luminal. Estas células também são ricas em anidrase carbônica, uma enzima responsável por catalisar a reação de hidratação do CO2 + H2O= H2CO3 <-->H+ + HCO3-. Todo o bicarbonato produzido pela dissociação do ácido carbônico é co-transportado junto com o íon cloreto na membrana basolateral. O bicarbonato vai para o interstício celular e o cloreto entra na célula. Mas ele sai por uma proteína canal de cloreto e retorna ao interstício, também pela membrana basolateral. Essas células também fazem a reabsorção de potássio
Células intercalares do tipo beta: secretam bicarbonato na membrana luminal pelo co-transporte com cloreto. E possuem uma bomba H+/ATPase na membrana basolateral.
Mecanismo hormonal do ducto coletor
O hormônio Aldosterona,um mineralocorticóides, é responsável por aumentar ou diminuir a densidade de canais e/ou bombas de Na+ e K+ ao longo do tubo coletor. Esse hormônio também pode influenciar na ação do ADH.
O ADH aumenta, no tubo, a permeabilidade a água. Ou seja, aumenta a reabsorção de água e concentrar a urina. Esse hormônio é ativado pelo AMPc e sua ação irá aumentar a quantidade de Células principais e realocar aquaporinas do tipo 2 para o tubo coletor juntamente com vesículas. As aquaporinas realocadas irão para a membrana luminal, próxima ao tubo, para captar a água do tubo para dentro da célula. Mas ao longo de todo o sistema de formação da urina existem aquaporinas tipo 3 na membrana basolateral. Com isso cria-se um fluxo de água que foi reabsorvida do tubo e encaminhada à membrana basolateral para ir ao interstício e voltar para o plasma.

Outros materiais