Buscar

Sistema Genital Feminino

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMA GENITAL FEMININO
ANATOMIA SISTÊMICA
DAYANE ARAUJO
LUIS FELIPE TAVARES
CLEILMA RAYOL
SARA NEVES
EMANUELLE MONTEIRO
WILLIAN PAIVA
LUIS HENRIQUE
GUILHERME
MARYKLECIA
ÓRGÃOS DO SISTEMA GENITAL FEMININO
INTERNOS:
Ovários
Tubas uterinas
Útero
Vagina
EXTERNOS:
Grandes Lábios
Pequenos Lábios
Pelos pubianos
Clitóris
ACESSÓRIO:
Mama
O sistema genital feminino é um sistema de órgãos da mulher envolvidos na reprodução, esses órgãos são vitais, pois, é a única forma da perpetuação da espécie humana.
 Ele está localizado no interior da cavidade pélvica. 
 A pelve (ou pélvis) constitui um marco ósseo forte que realiza uma função protetora.
OVÁRIOS
O ovário é um órgão par, ovário direito e ovário esquerdo. São responsáveis pela produção do gameta feminino (óvulos) e hormônios sexuais (estrogênio e progesterona). 
 Suas duas principais funções, reprodutora e endócrina.
TUBAS UTERINAS
Suas principais funções: transportar o óvulo do ovário ao útero e é o local onde ocorre a fecundação do óvulo pelo espermatozoide.
É um tubo par e se projeta lateralmente apresenta aproximadamente 10cm de comprimento.
 
ÚTERO 
O útero é um órgão oco, ímpar e mediano, em forma de uma pera invertida, achatada no sentido anteroposterior, que emerge do centro do períneo, para o interior da cavidade pélvica. 
O útero está situado entre a bexiga urinária, que está anteriormente o reto, posterior. 
A extremidade superior do corpo do útero, a parte que se situa acima da implantação das tubas uterinas, tem o nome de fundo do útero.
.
Vagina
A vagina é um tubo músculo-membranáceo mediano, que superiormente insere-se no contorno da parte média da cérvix (colo do útero) e, inferiormente, atravessa o diafragma urogenital para se abrir no pudendo feminino (vulva), cujo orifício chama- se óstio da vagina. A vagina apresenta duas paredes, uma anterior e outra posterior
Ovários, Trompas e Útero
Estrutura Externa 
Grandes e Pequenos Lábios
Grandes lábios ou pudendo são estruturas alongadas sob a forma de duas pregas cutâneas, nos lábios maiores há a rima do pudendo, que é uma fenda delimitada por essas pregas. Apresentam-se cobertos por pelos e com bastante pigmentação após a puberdade as faces internas dos lábios maiores são lisas e sem pelos.
Pequenos lábios ou pudendo são duas pregas cutâneas pequenas, localizadas medialmente aos lábios maiores. 
Os lábios menores se fundem na região anterior o espaço entre essas pequenas pregas chama-se vestíbulo da vagina. 
No vestíbulo da vagina encontram-se as principais estruturas que são óstio externo da uretra, óstio da vagina, orifício dos ductos das glândulas vestibulares convém ressaltar que a pele que recobre lábios é lisa, úmida e vermelha.
Pelos pubianos 
Os pelos púbicos, são pelos grossos localizados na região frontal da pelve, acima e a volta dos órgãos sexuais masculinos e femininos. 
No sexo feminino a região onde ocorre é denominada de monte de Vênus, monte por ser mais elevado devido ao nosso púbico. Sua função primordial na espécie humana pode ter sido a proteção dos órgãos sexuais contra o frio. 
Uma função secundária, é o estímulo pelo atrito durante o ato sexual. A espécie humana é dotada de uma capacidade raramente detectada em mamíferos de sentir prazer em relações sexuais, a atribui-se a isso o sucesso reprodutivo dos humanos sobre outras espécies do mesmo porte, e os pelos púbicos podem ter exercido influência positiva nesses aspectos.
Clitóris
Clitóris é formado por tecido erétil capaz de se dilatar como resultado do ingurgitamento sanguíneo. 
E o homologo do pênis, mais exatamente dos corpos cavernosos. 
Possui duas extremidades fixadas ao ísquio e púbis, os ramos do clitóris, que depois se juntam formando o corpo do clitóris, e este termina por uma dilatação, a glande do clitóris. 
O clitóris, mais particularmente a glande do clitóris é uma estrutura extremamente sensível e ligada à excitabilidade sexual feminino.
Órgão Acessório: Mama
As mamas são consideradas anexas da pele, mas têm importantes relações funcionais com os órgãos da reprodução e seus hormônios. 
Esses órgãos localizam-se ventralmente aos músculos peitoral maior, serrátil anterior e oblíquo externo, entre as camadas superficial e profunda da tela subcutânea. 
A mama tem uma importância função que é a nutrição para o crescimento e desenvolvimento do bebê.
Obrigado à Todos!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes