Buscar

Prova Discursiva Gestão e Logística Nota 96 Corrigida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Nota 96 - Corrigida
Gestão de Logística
	Data de início:
	18/12/2015 10:22
	Prazo máximo entrega:
	18/12/2015 11:22
	Data de entrega:
	18/12/2015 11:00
 
Questão 1/5
Os males do consumo desenfreado
(...) Segundo um relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), a humanidade está consumindo mais do que a Terra é capaz de repor. De acordo com o documento, a Terra tem 11,4 bilhões de hectares terrestres e marinhos considerados produtivos e sustentáveis – isto é, com capacidade de renovação. Mas já estamos usando o equivalente a 13,7 bilhões de hectares para produzir os alimentos, água, energia e bens de consumo de que necessitamos. Estes dados mostram que a diferença (2,3 bilhões de hectares, ou cerca de 20%) sai dos estoques naturais não renováveis, configurando uma crise mundial sem precedentes, que tende a reduzir drasticamente a qualidade de vida até 2030.(...)
Artigo assinado por Rodrigo Berté e publicado no jornal Gazeta do Povo em 20/10/2013. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/os-males-do-consumo-desenfreado-4l782thsoedaqjeov7zh3ttu6>. Acesso em 30/04/2015.
 
Com base nas informações e nos dados apresentados, redija um texto dissertativo acerca das sobre as normas de gestão ambiental.
Nota: 20.0
	GABARITO: Berté (2013, p. 108) – Normas de gestão ambiental.
Estabelecer, implantar, manter e aprimorar um sistema de gestão ambiental;
Assegurar a conformidade com sua política ambiental definida;
Buscar conformidade com a norma na autoavaliação, na relação com as partes envolvida, ou buscar certificação.
Resposta:Devemos trabalhar para o desenvolvimento rural com sustentabilidade, educação como forma de conscientização e proteção do meio ambiente, fortalecimento das ONGs na busca do desenvolvimento sustentável, mudanças de hábitos de consumo , minimização na geração de resíduos, combate ao desperdício, incentivar a reutilização dos materiais, reaproveitamento dos materiais por meio de reciclagem e implantação de aterros sanitários que devem atender critérios impostos pelas normas ABNT.
Questão 2/5
Após a leitura da frase, responda à questão conforme solicitado:Um conceito que está sendo muito usado no desenvolvimento regional dentro de um país é o de Plataforma Logística.
Explique o que significa Plataforma Logística.
Nota: 20.0
	É a instalação que reúne as facilidades necessárias para a melhoria da infraestrutura das regiões que demandam maiores volumes de produtos, sendo estes transportados para diferentes regiões do país.
Gabarito: Capítulo 1, pág. 28, Livro: RAZZOLINI FILHO, E. Logística empresarial no Brasil: tópicos especiais. Curitiba: IBPEX, 2011.
Resposta:As plataformas logísticas são centros de distribuição, consolidação e/ou transbordo de cargas, nos quais se reúnem diferentes opções de transportes em locais que contam com toda infraestrutura necessária para o melhor funcionamento operacional dos sistemas logísticos empresariais. As plataformas não possuem formato único, pois depende do tipo da região a qual a mesma é instalada. As plataformas podem ter quatro tipos: Porto, Porto seco, Estação Aduaneira Interior e Global Transpark.
Questão 3/5
Observe a figura a abaixo e analise o que a mesma retrata:
Nota: 16.0
	Berté (2013, p. 109) – Definição de Aquecimento Global: o aquecimento global é um fenômeno gerado pelo chamado efeito estufa, que é, basicamente, a retenção dos raios infravermelhos na atmosfera terrestre. Essa retenção acontece porque, com a emissão de poluentes, alguns gases se instalam na atmosfera, permitindo, assim, que a radiação infravermelha entre, mas não que seja refletida e saia, o que causa um aquecimento maior que o necessário no planeta. Esse aquecimento, por sua vez, causa efeitos como degelo nos polos, aumento do nível do mar e aumento significativo da temperatura nos continentes.
Resposta:Aquecimento elevado da temperatura do nosso planeta, pois destruímos a terra com resíduos colocados ou jogados em locais impróprios, como: sujando as águas dos rios, mares e tirando da natureza mais do que ela pode nos fornecer.
Questão 4/5
Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é a parte do sistema de gestão global que inclui estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política ambiental. O objetivo principal de um SGA é controlar sistematicamente o desempenho ambiental, promovendo sua melhoria contínua.
Considerando essa perspectiva, redija um texto dissertativo, com até 15 linhas, abordando os seguintes aspectos:
a) implantação de um SGA;
b) benefícios potenciais de um SGA;
c) integração com um sistema de gestão global.
Nota: 20.0
	Questão ENADE 2010
Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/padrao_resposta/2010/padrao_respostas_discursivas_TEC_GESTAO_AMBIENTAL_2010.pdf>. Acesso em 30/04/2015.
GABARITO: Berté (2013, p. 112 e 113) – SGA.
a) Implantação de um SGA; A implantação de um sistema de gerenciamento ambiental só será possível se houver comprometimento da liderança da empresa, envolvendo os acionistas, os diretores e a todos os envolvidos na gerência. A implantação de um sistema de gestão ambiental (SGA) depende principalmente de três pilares fundamentais: base organizacional, técnica e jurídica. A base organizacional refere-se ao estabelecimento de rotinas administrativas e operacionais, estrutura funcional, responsabilidade e autoridade, planejamento e recursos. A base técnica trata do conhecimento dos aspectos ambientais associados às atividades, instalações, produtos e serviços e como controlá-los. A base jurídica trata do conhecimento e atendimento dos requisitos legais e outros requisitos aplicáveis à organização.
b) Benefícios potenciais de um SGA; De acordo com a NBR ISO 14004, os benefícios potenciais são: Assegurar aos clientes o comprometimento com uma gestão eficaz demonstrável; ter boas relações com a comunidade; satisfazer os critérios dos investidores e melhorar o acesso ao capital; obter seguro a um custo razoável; fortalecer a imagem e a participação no mercado; atender aos critérios de certificação do vendedor; aprimorar o controle de custos; reduzir incidentes que impliquem responsabilidade civil; demonstrar atuação cuidadosa; conservar matérias-primas e energia; facilitar a obtenção de licenças e autorizações; estimular o desenvolvimento e compartilhar soluções ambientais; melhorar as relações entre a indústria e o governo.
c) Integração com um sistema de gestão global. A existência de um sistema de gestão alinhado à ISO 14000 promove a integração dos critérios ambientais aos critérios de desempenho da organização em todos os níveis. É necessário incluir: o gerenciamento ambiental dentro das atividades das empresas; desenvolver o gerenciamento e comprometer-se promover práticas voltadas para educação ambiental; implementar programas de auditoria de SGA, avaliar o desempenho das empresas em relação a legislação ambiental; oferecer recursos financeiros de maneira ao alcance das metas necessárias ao gerenciamento ambiental e promover o equilíbrio entre do SGA com outros sistemas dentro da empresa, como saúde, qualidade, seguranças e finanças. Nesse contexto abordado para uma determinada empresa que já tem sua política de qualidade segundo os padrões ISSO 9000 e queira implementar a ISSO 14000, é necessário rever a política de qualidade incorporando os requisitos do SGA mantendo a política anterior e criar uma específica para a gestão ambiental.
Resposta:A implantação de Sistema de Gestão Ambiental caracteriza-se pela qualidade ambiental futura da área de influência, comparando as diferentes situações de adoção do projeto e suas alternativas. Os benefícios do SGA são melhoria na imagem da organização, possibilidade de entrar em novos mercados e otimização dos processos de auditoria, exame realizado apedido da própria empresa, organização a fim de verificar se as atividades desenvolvidas estão em conformidade com os critérios pre-estabelecidos em determinados planos ou programas, é uma verificação sistemática e criteriosa do andamento e do cumprimento de determinado projeto e dos objetivos predispostos nesse projeto.
Questão 5/5
Analise as informações abaixo e em seguida responda conforme perguntado:Além das atividades primárias, que são críticas para os sistemas logísticos, existem outras atividades que apoiam o funcionamento dos sistemas logísticos. Essas atividades são chamadas, segundo Ballou (1993), deatividades de apoio. Também denominadas de atividades operacionais ou de suporte.Cite pelo menos três das seis atividades operacionais que dão suporte às atividades primárias.
Nota: 20.0
	Aluno deverá responder pelo menos três:
Armazenagem;
Manuseio de materiais;
Embalagem de proteção;
Aquisição;
Programação de produtos;
Manutenção de informações.
Gabarito: Capítulo 3, págs. 87, Livro: RAZZOLINI FILHO, E. Logística empresarial no Brasil: tópicos especiais. Curitiba: IBPEX, 2011.
Resposta:Serviço de manutenção de informações e aquisição , armazenagem e manuseio de materiais, serviços de transporte, corretagem, roteirização, rastreamento de veículos, controle de pagamentos de fretes, movimentação, separação de cargas, conferência física e quantitativa.

Outros materiais