Buscar

IMPOSTOS DA COMPETÊNCIA PRIVATIVA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
IMPOSTOS DA COMPETÊNCIA PRIVATIVA:
Ao atribuir as competências tributárias relativas a impostos à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, a CF\88 definiu quais os fatos jurídicos que caberiam a cada entidade tributante.
A esta atribuição dá-se o nome de “discriminação constitucional de rendas”. 
*
*
Impostos da União:
Imposto sobre importação de produtos estrangeiros (II)
Fundamento: art. 153, I, CF\88; arts. 19 a 22 CTN.
Fato gerador: entrada dos produtos no território nacional.
*
*
Base de cálculo:
Quando a alíquota for específica, unidade de medida adotada pela lei tributária.
Quando a alíquota for ad valorem, o preço normal que o produto, ou seu similar alcançaria, ato tempo da importação, em uma venda em condições de livre concorrência, para entrega no porto ou lugar de entrada do produto no país.
*
*
Quando se tratar de produto apreendido ou abandonado, levado a leilão, o preço da arrematação.
Salvo disposição em lei em contrário, quando o valor tributário estiver expresso em moeda estrangeira, no lançamento far-se-á sua conversão em moeda nacional ao câmbio do dia da ocorrência do fato gerador da obrigação. (art. 143 CTN)
*
*
Contribuinte: o importador ou quem a lei a ele equiparar; o arrematante de produtos apreendidos ou abandonados.
Imunidades: não incidirá sobre a importação de ouro do exterior, quando definido em lei como ativo financeiro ou instrumento cambial (art. 153, §5° CF\88); não incidirá sobre importação de livros, jornais e periódicos e o papel destinado à sua impressão (art. 150, VI, d, CF\88).
*
*
2. Imposto sobre exportação, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados (IE)
Fundamento: art. 153, II CF/88; arts. 23 a 28 CTN.
Fato gerador: saída desses produtos do território nacional.
Base de cálculo: 
- Quando a alíquota for específica, a unidade de medida adotada pela lei tributária.
*
*
Quando a alíquota for ad valorem, o preço normal que o produto, ou seu similar, alcançaria, ao tempo da exportação, em uma venda em condições de livre concorrência.
Contribuinte: exportador ou quem a lei a ele equiparar.
Imunidades: ouro (ativo financeiro, instrumento cambial); livros, jornais e periódicos.
*
*
3. Imposto sobre rendas e proventos de qualquer natureza (IR)
Fundamento: art. 153, III CF/88; arts. 43 a 45 CTN.
Fato gerador: aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica de rendas e proventos de qualquer natureza.
Base de cálculo: o montante real, arbitrado ou presumido, da renda ou dos proventos de qualquer natureza tributáveis
*
*
Contribuinte: titular da disponibilidade econômica ou jurídica das rendas e proventos de qualquer natureza. A lei pode considerar contribuinte o possuidor, a qualquer tipo, dos bens produtores de renda ou dos proventos tributáveis. A lei pode atribuir à fonte pagadora da renda ou dos proventos tributáveis a condição de responsável pelo imposto cuja retenção e recolhimento lhe caibam.
*
*
4. Imposto sobre produtos industrializados (IPI)
Fundamento: art. 153, IV CF/88; arts.46 a 51 CTN.
Fato gerador: o desembaraço aduaneiro, quando for produto de procedência estrangeira; a saída do produto de qualquer estabelecimento considerado contribuinte do imposto; a arrematação do produto quando apreendido ou abandonado e levado a leilão.
*
*
Base de cálculo: no caso de importação , o preço normal acrescido do II, taxas pela entrada do produto no País e demais encargos cambiais; no caso da saída de estabelecimento nacional, o valor da operação de que decorrer a saída da mercadoria ou, na sua falta, o preço corrente da mercadoria, ou sua similar, no mercado atacadista da praça do remetente; no caso de produto abandonado ou apreendido e levado a leilão, o preço da arrematação.
*
*
Contribuinte: o importador ou quem a lei a ele equiparar; o industrial ou quem a lei a ele equiparar; o comerciante de produtos sujeitos ao imposto, que os forneça aos contribuintes definidos no item anterior; o arrematante de produtos apreendidos ou abandonados, levados a leilão; para os efeitos deste imposto, considera-se contribuinte autônomo qualquer estabelecimento de importador, industrial, comerciante ou arrematante.
*
*
Imunidades: não incidirá sobre a exportação de produtos industrializados para o exterior (art. 153, §3°, III CF/88); sobre a saída da indústria de livros, jornais, periódicos e o papel destinado à sua impressão, sobre energia elétrica, serviços de telecomunicações, derivados de petróleo, combustíveis e minerais, sobre o ouro quando definido em lei como ativo financeiro ou instrumento cambial.
*
*
5. Imposto sobre operções de crédito, câmbio e seguro, e sobre operações relativas a títulos e valores mobiliários (IOF)
Fundamento: art. 153, V e §5° CF/88, e arts. 63 a 67 CTN.
Fato gerador: I) quanto às operações de crédito – entrega do montante; II) quanto às operações de câmbio – entrega do montante; III) quanto às operações de seguro – emissão da apólice ou do 
*
*
documento equivalente; IV) quanto às operações relativas a títulos – emissão, transmissão, ao pagamento ou resgate destes na forma da lei aplicável.
Base de cálculo: I) quanto às operações de crédito – o montante da obrigação, compreendendo o principal e os juros; II) quanto às operações de câmbio – o respectivo montante em moeda nacional, recebido, entregue ou posto à disposição; III) quanto às operações de seguro – o 
*
*
montante do prêmio; IV) quanto às operações relativas a títulos e valores mobiliários – na emissão, o valor nominal mais o ágio, se houver; na transmissão, o preço ou valor nominal ou o valor da cotação em Bolsa, conforme a lei; no pagamento ou resgate, o preço.
Contribuinte: é qualquer das partes na operaçao tributada, como dispuser a lei. Assim, caberá ao legislador ordinário estabelecer em cada caso quem será o contribuinte.
*
*
6. Imposto sobre propriedade territorial rural (ITR)
Fundamento: art. 153, VI e §4° CF/88, e arts. 29 a 31 CTN.
Fato gerador: é a propriedade, o domíno útil ou a posse de imóvel por natureza, como definido na lei civil, localizado for a da zona urbana do Município.
Base de cálculo: é o valor fundiário, ou seja, o valor do solo com a superfície, os seus acessórios e adjacências naturais,
*
*
compreendendo as árvores e os frutos pendentes, o espaço aéreo e o subsolo.
Contribuinte: é o proprietário do imóvel, o titular de seu domínio útil, ou o seu possuidor a qualquer título.
Imunidade: pequenas glebas rurais, definidas em lei, quando as explore o proprietário que não possua outro imóvel (art. 153, §4° CF/88).
EC 42
*
*
7. Imposto sobre grandes fortunas nos termos da lei complentar (IGF)
Fundamento: art. 153, VII CF/88
Obs: embora a CF tenha atribuído a competência para instituir este imposto à União, esta nunca a exerceu.
*
*
Impostos dos Estados e do DF:
Imposto sobre transmissão causa mortis e doação de quaisquer bens ou direitos a eles relativos (ITC)
Fundamento: art. 155 e §1° CF/88, e arts. 35 parágrafo único, 38 e 42 CTN, relativos ao antigo ITBI.
Fato gerador: é a transmissão de bens ou direitos a eles relativos por motivos causa mortis (herança ou legado) ou por doação.
*
*
Base de cálculo: é o valor venal dos bens ou direitos transmitidos (art. 38 CTN).
Contribuinte: é qualquer das partes na operação tributada, como dispuser a lei (art. 42 CTN). Deste modo, caberá ao legislador ordinário em cada Estado ou DF determinar quais das partes envolvidas será o contribuinte.
Imunidades: são isentas de impostos federais, estaduais e municipais as operações de transferência de imóveis desapropriados para fins de reforma agrária (art. 184, §5° CF/88)
*
*
2. Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior (ICMS)
Fundamento:
art. 155, II e §§ 2° a 5° CF/88 e LC n° 87/1996.
Fato gerador: circulação de mercadorias; serviços de comunicação; serviços de 
*
*
transporte (interestadual/intermunicipal).
Base de cálculo: valor das mercadorias (art. 155, §2°, XI CF/88); valor dos serviços.
Contribuinte: estabelecimento - comercial, industrial, produtor, definidos por lei complementar (art. 155, §2°, XII, a CF/88).
Imunidades: industrializados exportados, semielaborados; petróleo, lubrificantes, combustíveis, energia elétrica; ouro – ativo financeiro ou intrusmento cambial; livros, jornais e periódicos.
*
*
3. Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA)
Fundamento: art. 155, III CF/88.
Fato gerador: é a propriedade sobre o veículo automotor, assim entendido qualquer veículo com propulsão por meio de motor, com fabricação autorizada e destinada ao transporte de mercadorias, pessoas ou bens como automóveis, motocicletas, embarcações e aeronaves.
*
*
Base de cálculo: é o valor do veículo automotor, utilizando-se os Estados, muitas vezes, para determiná-lo, de publicações especializadas, como Quatro rodas e outras.
Contribuinte: é o proprietário na época da ocorrência do fato gerador, sendo o adquirente pessoalmente responsável pelo imposto que não tenha sido pago até a data da aquisição (art. 131 CTN).
*
*
Impostos dos Municípios:
Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU)
Fundamento: art. 156, I e §1° CF/88 e arts. 32 a 34 CTN.
Fato gerador: a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definido em lei civil, localizado na zona urbana do município.
*
*
Base de cálculo: é o valor venal do imóvel (valor total de venda).
Contribuinte: é o proprietário do imóvel, o titular do seu domínio útil ou o seu possuidor a qualquer título (art. 34 CTN).
Progressividade: o IPTU poderá ser progressivo, de tal modo que a propriedade que não estiver edificada ou, por qualquer motivo, não estiver cumprindo a sua função social, poderá ter que pagar um imposto maior. (art. 156, §1°, e 182, §4°, II CF/88).
*
*
2. Imposto sobre transmissão inter vivos, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física e de direito a ele relativos, exceto os de garantia, bem como a cessão de aquisição de seus direitos (ITBI)
Fundamento: art. 156, II, §2° CF/88 e arts. 35 a 38 e 42 CTN.
Fato gerador: I) a transmissão onerosa, a qualquer título, da propriedade ou do domínio útil de bens imóveis, por natureza
*
*
ou por acessão física, como definidos na lei civil. II) a transmissão onerosa, a qualquer título, de direitos reais sobre imóveis, exceto os direitos reais de garantia. III) acessão onerosa de direitos relativos às transmissões referidas nos itens I e II.
Base de cálculo: é o valor venal dos bens ou direitos transmitidos. O valor venal não pode ser o preço estabelecido na compra. O preço é fixado entre as partes, enquanto o valor venal é determindo pelas
*
*
condições de mercado e pode ser eventualmente superior ao preço de venda.
Contribuinte: é qualquer das partes na operação tributada, como dispuser a lei. Desta forma caberá a lei ordinária de cada município determinar em cada caso quem é o contribuinte.
Imunidades: não incide sobre a transmissão de direitos reais de garantia, ou seja, penhor, hipoteca e anticrese;
*
*
sobre a transmissão de bens ou direitos incorporados ao patrimônio de pessoa jurídica em realização de capital; sobre a transmissão de bens ou direitos decorrente de fusão, incorporação, cisão ou extinção de pessoa jurídica, salvo se, nesses casos, a atividade preponderante do adquirente for a compra e venda desses bens ou direitos, locação de bens imóveis ou arrendamento mercantil; na transferência de imóveis desapropriados
*
*
Para fins de reforma agrária (embora o dispositivo constitucional se refira à isenção, não há dúvida de que se trata de imunidade, à medida que é uma vedação constitucional).
3. Imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISS)
Fundamento: art. 156, III, §3° CF/88 e LC 116/2003
Fato gerador: é a prestação de serviços, previstos na lista da LC 116/2003.
*
*
Da não incideência: art. 2° LC 116/2003.
Do local da ocorrência: art. 3° LC 116/2003.
Da sujeição passiva: arts. 4° e 5° LC 116/2003.
Da base de cálculo: art. 7° Lei n°406/1968. Art. 155, §2°, IX, b CF/88. Art. 9° Lei n° 406/1968.
Das alíquotas máximas e mínimas: art. 8° LC 116/2003. Art. 88 do ato das disposições constitucionais transitórias.
*
*
Das imunidades: art. 150, VI, a, b, c CF/88.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais