Buscar

Comentário-resumo - Indústria Cultural

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

*Thielly Cristine Cassiano Silva
Comentário Crítico
Como citado por Adorno, a Indústria Cultural é a integração deliberada de seus consumidores através da união forçada do que ele chama de arte superior e arte inferior. 
A partir dessa ideia, podemos pensar que a arte foi subjugada e passou a ser replicada, de forma que perdeu o seu valor cultural, sendo considerada apenas objeto de mercado em prol da necessidade capitalista de geração de lucros.
Adorno diz ainda que a Indústria Cultural especula sobre o estado de consciência e inconsciência de milhões de pessoas. Isso se dá através dos meios de comunicação, que se tornaram indispensáveis na formação de opinião e influência dos consumidores.
Influência esta, que por vezes é alienadora. Onde força sociedades massificadas a consumirem exatamente o que lhes é exposto, fazendo com que exista o consumo exacerbado de itens que não lhes são necessários e assim alimentando e aumentando o lucro da Indústria Cultural. 
Atualmente o consumo exagerado influência todas as faixas etárias e camadas sócias. Um exemplo claro disso são bandas de Rock que são produzidas visando justamente agradar o público jovem. Existe uma tendência de padronização do que é ideal e correto para o consumo destes, que vai desde a obtenção do material fonográfico da banda até a ideia de querer se vestir ou parecer com os artistas que lhe agradam.
É evidente que a pseudo felicidade ou satisfação promovida pela Indústria Cultural acaba por desmotivar ou impedir qualquer mobilização crítica não só pelos jovens, mas por qualquer indivíduo exposto aos meios de comunicação. 
O indivíduo é o objeto dessa indústria. Adorno deixa claro quando afirma que o consumidor não é rei, mas que a Industria Cultural gostaria de fazer crer que ele é.
Se existisse uma possibilidade de desmistificação sobre o que a mídia nos impõe a consumir e o que realmente desejamos consumir, haveria uma quebra desse sistema de lucros da Indústria cultural.
*Estudante do primeiro semestre do curso de Comunicação Social na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Outros materiais