Buscar

Resumo de anato

Prévia do material em texto

Anatomia
As vias seguidas pelo bolo alimentar e pela corrente aérea se cruzam, como resolver isso?
O palato mole e a úvula são elevados, bloqueando a continuidade entre a parte nasal da faringe e o restante deste tubo muscular. Desse modo, o alimento é impedido de passar à nasofaringe, e eventualmente de penetrar na cavidade nasal. Por outro lado, o epiglote fecha a entrada da laringe , evitando que o alimento entre no trato respiratório.
Sistema digestório:
Faringe: É um tubo que serve tanto para o sistema respiratório quanto para o digestivo. Ela é dividida em três regiões: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe. A nasofaringe localiza-se na região superior da faringe e comunica-se com a cavidade nasal. A osofaringe comunica-se com a cavidade oral propriamente dita através dos istmos das fauces. Já a laringofaringe comunica-se com anteriormente com a laringe e , posteriormente, com o esôfago. 
 
Esôfago: É um tubo muscular que conecta a faringe com o estômago. Ele é dividido em três regiões: cervical, torácica e abdominal, sendo a segunda a maior delas. No tórax, o esôfago situa-se ventralmente à coluna vertebral e dorsalmente a traqueia. A região abdominal atravessa o hiato presente no diafragma e faz contato com o estômago. A luz do esôfago aumenta durante a passagem do bolo alimentar, o qual é impulsionado por contrações da musculatura de sua parede, conhecidas como movimentos peristálticos. 
Estômago: É uma dilatação do canal alimentar, situado inferior ao diafragma, anterior ao pâncreas, superior ao duodeno , com sua maior poção voltado para o lado esquerdo do corpo. Ele é o orgão que possui maior variação anatômica e é intraperitoneal. O estômago apresenta uma região cardíaca, que é proximal e se comunica com a região abdominal do o esôfago, o fundo, situado superiormente a junção esôfago gástrica, o corpo, que corresponde a maior parte do porção, e uma região pilórica , que é distal e se comunica com a porção inicial do intestino delgado, o duodeno, e onde está localizado o esflincter pilórico. A curvatura maior está localizada na região lateral do estômago e a curvatura menor, na região medial. O interior desse órgão é revestido por pregas gástricas que atuam na expansão e dilatação desse órgão.
Intestino delgado: O estômago é continuado pelo intestino delgado, sendo esse a porção mais longa e sinuosa do trato digestivo. Ele pode ser dividido em três segmentos: duodeno, jejuno e ileo. No duodeno ocorre a maior parte da digestão. Ele inicia-se no óstio pilórico termina na flexura duodeno-jejunal. Ele compreende os primeiros 25 cm do intestino delgado e abraça a cabeça do pâncreas. O duodeno é retroperitoneal e recebe suco pancreático e bile pela papila maior do duodeno. O jejuno-ileo constitui a porção móvel do intestino delgado, é onde ocorre a absorção de nutrientes. Ele inicia-se na flexura duodeno-jejunal e termina no inicio do intestino grosso, onde se abre pelo ósteo ileo-cecal. O jejuno-ileo apresenta numerosas alças intestinais e está preso a parede posterior do abdomen pelo mesentério. A mucosa do intestino delgado apresenta inúmeras pregas circulares.
Intestino grosso: É lateral, posterior e inferior em relação ao intestino delgado. Constitui a porção terminal do canal alimentar, sendo mais calibroso e curto que o intestino delgado. O intestino delgado é revestido por epitélio de células absorventes e células caliciformes e serve como principal local de absorção de água , sódio e cloro. Ele subdivido em: ceco, cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente, cólon sigmoide e reto. O ceco compõe o início do intestino grosso, ele consiste em uma dilatação que comunica-se com ileo. O apêndice vermiforme se estende para baixo do ceco. O cólon ascendente segue-se ao ceco e tem direção cranial. A flexão que marca o limite entre o cólon ascendente e o transverso é chamada flexura cólica direita. O cólon transverso é bastante móvel, e inicia-se na flexura cólica direita, terminando na flexura cólica esquerda. O cólon descendente, inicia-se na flexura cólica esquerda e está fixado à parede posterior do abdomen. O colón sigmóide é a continuação do cólon descendente. O reto constitui a parte final do intestino grosso, seus 3 ou 4 cm finais recebem o nome de canal anal. Esse é rodeado por músculos esfincteres interno (involuntário) e externo (voluntário). 
Fígado: O fígado é uma glândula anexa ao sistema digestório que atua no metabolismo de lipídeos, carboidratos e proteínas , no mecanismo de desintoxicação e no armazenamento de ferro, cobre, vitaminas e glicogênio. Ele está localizado na da cavidade abdominal na região do hipocôndrio direito, é inferior ao diafragma, superior e anterior ao baço e ao estômago. O fígado é um órgão intraperitoneal que possui duas faces: uma face visceral e uma face diafragmática. Na face diafragmática, o lobo direito e o lobo esquerdo são separados pelo ligamento falciforme. Na região superior da face visceral, além do lodo esquerdo e direito, está localizado o lobo caudado, lateral a ele e posterior ao lodo direito, está localizada a veia cava inferior. Na região do hilo, inferior ao lobo caudado, estão localizados a veia porta, a artéria hepática e o ducto hepático comum. O lobo quadrado está localizado na região inferior da face visceral, lateral e anterior a ele se encontra a vesícula biliar.
Pâncreas: É uma glândula anexa ao sistema digestório, localizada posteriormente ao estômago. Ele é um órgão retroperitoneal que é dividido em três partes: cabeça, corpo e a cauda. A cabeça do pâncreas está incrustada na curvatura do duodeno. Sua cauda faz contato com o hilo do baço. O pâncreas é uma glândula endócrina e exócrina. A secreção endócrina é a insulina e a exócrina, o suco pancreático. O último é recolhido por dois canais : o ducto pancreático e o ducto acessório. Na sua terminação o ducto pancreático se une ao ducto colédoco para desembocar no duodeno pela papila maior do duodeno.
Baço: O baço é um órgão pertencente ao sistema linfático e está localizado na cavidade abdominal, na região do hipocôndrio esquerdo. Apesar de pertencer ao sistema linfático, não há circulação de linfa por esse órgão. Ele é um órgão intraperitoneal, constituído por dois tecidos, conhecidos como polpa branca, que faz parte do sistema imune, e polpa vermelha, responsável pela remoção de hemácias defeituosas e microorganismos. O baço possui uma margem superior, uma margem inferior, uma margem anterior, uma extremidade posterior, uma face diafragmática e uma face visceral. A margem superior do baço estará em contato com o rim, sendo conhecida como area renal. Já a margem inferior, se relacionará com a flexura esplênica do cólon, sendo chamada de area cólica. A margem anterior, estará em contato com o estômago, sendo conhecida como area gástrica. A face diafragmática do baço estará em contato com o diafragma. Na face visceral, está localizado o hilo, uma região da onde sai ligamentos e vasos, que fará contato com diversos órgãos, incluindo a cauda do pâncreas. 
 Peritônio 
 
Membrana serosa que cobre a superfície da maioria dos órgãos abdominais, que confere mobilidade aos órgãos . É constituída por duas partes: peritônio pariental, reveste a parede abdominal, e peritônio visceral , envolve as vísceras. O espaço entre os folhetos parietal e visceral do peritônio é denominado cavidade peritoneal, que contém pequena quantidade de líquido. 
 
Órgãos intraperitoneais: são completamente envoltos pelo peritônio. Ex: estômago, fígado, útero, ovários e baço 
Órgãos retroperitoneas: são parcialmente envolvidos pelo peritônio. Ex.: duodeno e pâncreas; 
 
Ormento maior: um delgado avental que pende sobre o cólon transverso e as alças do intestino delgado. Está inserido ao longo da curvatura maior do estômago e da primeira porção do duodeno. 
Ormento menor: estende-se da curvatura menor do estômago e da porção inicial do duodeno até o fígado.

Continue navegando