Buscar

Respostas do Estudo Dirigido - Bioquimica1.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Respostas do Estudo Dirigido – Terceiro estágio
1- O metabolismo humano envolve várias reações químicas com um único objetivo: garantir a sobrevivência energética da célula. Com base no metabolismo dos lipídios e das proteínas, responda as questões abaixo:
a) Diferencie os processos de digestão dos lipídios e das proteínas, abordando os locais da digestão, bem como as enzimas do TGI (trato gastrointestinal).
b) Como ocorre a liberação dos ácidos graxos dos adipócitos, durante um estresse?
c) Descreva o processo de ativação do ácido graxo dentro da célula do fígado, bem como o processo de internalização na mitocôndria.
d) Resuma os processos que estão presentes na b-oxidação.
e) Diferencie a b-oxidação dos ácidos graxos pares e ímpares, com relação ao número de átomos de carbono, e dos ácidos graxos saturados e insaturados.
f) Quais são as etapas da metabolização dos aminoácidos? Cite as diferenças destas etapas.
g) Onde ocorre o ciclo da ureia e qual é a sua importância?
h) Como ocorre a excreção da ureia no corpo humano?
A) Na digestão dos lipídeos , a lipase lingual é ativada , após ingerir TG, essa lipase não consegue digerir totalmente e é formado o quimo. No intestino, a bile é estimulada pela vesícula biliar, a lipase pancreática vai quebrar em glicerol e ácido graxo e cai no sangue. Na digestão das proteínas, ocorre da seguinte forma: a proteína é quebrada no estômago através da pepsina, formando os polipeptídeos, em seguida no pâncreas , 4 enzimas, a tripsina, quimiotripsina, carboxipeptidase e elastase irão quebrar esses polipeptídeos em oligopeptídeos. NO intestino delgado as amino-peptidases vao formar os aminoácidos e em seguida segue para o fígado , através da corrente sanguínea.
B) Quando necessário ácido graxo, é ativado a produção de epinefrina e glucagon, ativa o receptor do tecido adiposo que vai ativar a lipase e esta irá quebrar o TG, formando o ácido graxo e glicerol, o glicerol segue normal seu destino e o ácido graxo é transportado para o fígado e outros órgãos através de uma proteína, a albumina.
C) O acil-graxo COA perde o COA e se liga a carnitina, sendo transportada pela carnitina transferase I , passando pela membrana externa da mitocôndria e jogando na matriz mitocondrial. Na membrana interna sofre a ação da carnitina acil transferas II, que irá refazer o acil , o COA e depois refaz o acil-graxo COA.
D) A beta oxidação é o processo de metabolização do ácido graxo. Ocorre em duas etapas, na primeira é o processo de ativação do ácido graxo e na segunda é a internalização desse ácido na mitocôndria.
E) * Par saturado: acontece normalmente como na beta oxidação
 * Par insaturado : ocorre isomerização de Cis em Trans, na dupla ligação
 * Ímpar saturado: forma acetil – COA e propionil COA
 * Ímpar insaturado: sofre isomerização
F) Transaminação e desaminação. Na transaminação, possui 12 transaminases, sendo 2 clinicas ALT e AST, ocorrem no citoplasma e mitocôndria, respectivamente. Nessa fase a amina sofre transaminase , se unindo ao alfa cetaglutarato produzindo glutamato e o restante da cadeia pode produzir piruvato ou oxalacetato, vai depender do aminoácido envolvido. A ALT catalisa a reação alanina e a AST a de aspartato. Na desaminação , o glutamato se converte em alfa cetoglutarato, liberando amônia que será excretada para ser usada no ciclo da uréia e o alfa cetoglutarato será reaproveitado.
G) No citosol, é importante porque a uréia é um composto muito tóxico, por isso deve ser excretado para não causar danos ao organismo.
 
H) A amônia se liga ao CO2 formando o carbomoil fosfato que entra no ciclo e forma a uréia, no fígado ela é transformada em um composto menos tóxico, segue vai para a corrente sanguínea e depois excretada pela via urinária.

Outros materiais